Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração de desktop para BIM, dois PCs, até R$ 4000


Ir à solução Resolvido por Andros Santos,

Posts recomendados

Boa noite, pessoal.

 

Iremos adquirir dois computadores idênticos para o escritório de engenharia. Não precisamos de monitor nem dos demais periféricos. O objetivo é ser capaz de rodar programas de BIM (como o Revit), além do pacote básico (Office, Internet, etc.). O orçamento para cada computador é de cerca de 4 mil reais. Montamos a configuração abaixo na TerabyteShop:

 

Ryzen 5 PRO 2400GE 3.2GHz

Biostar A320MH

2x DDR4 Geil Evo 8GB 3000MHz

SSD Biostar S100 SATA III 240GB

Fonte Cooler Master Elive V3 400W

Gabinete Gememax Shine G517

GeForce GT 1030 2GB Afox

 

Valor total: R$ 3700 à vista, R$ 4300 a prazo.

 

Minha pergunta: essa configuração está boa para o uso proposto? Há algum desbalanceamento entre o custo/desempenho das peças, de forma que seria melhor investir o dinheiro de maneira diferente? Fiquei receoso de estar selecionando uma placa-mãe aquém do restante da configuração, por exemplo.

 

Agradeço desde já a todos vocês pela contribuição!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jack Stone

22 minutos atrás, Jack Stone disse:

Muito obrigado pela recomendação, Flávio. Qual seria a primeira placa de vídeo (isto é, a mais barata) que valeria a pena comprar para essa configuração?

Infelizmente, hoje em dia qualquer placa de vídeo decente iria extrapolar muito seu orçamente. Mas pro seu caso o o vídeo integrado seria suficiente. Vá na sugestão do @Andros Santos .

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sehores, muitíssimo obrigado. Farei como vocês sugeriram e irei adquirir a configuração proposta pelo Andros. Tenho apenas três perguntas a respeito dessa configuração:

 

1. Essa configuração daria espaço para no futuro fazer um upgrade, incluindo uma placa de vídeo? Isso faria sentido?

 

2. Não me lembro do preço das fontes, mas será que se for financeiramente vantajoso eu poderia trocar para uma fonte com menor potência (400W, por exemplo)?

 

3. Existe alguma justificativa específica por trás da escolha desse modelo de gabinete? Eu acho que eu havia apenas selecionado o mais barato. Esse aí tem alguma vantagem em particular?

 

 

Agradeço novamente pela generosa contribuição de vocês e desejo-lhes um bom dia!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado, Flávio. Comprei os computadores, conforme a configuração sugerida pelo Andros (fiz pequenas alterações quando havia alternativas mais baratas que me pareceram equivalentes). Só uma observação: a TerabyteShop limitou uma unidade do CPU por cliente, então tive que comprar os PCs em contas separadas (e pagar dois fretes!).

 

Agradeço novamente ao Flávio e ao Andros. O tópico pode ser fechado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Jack Stone disse:

2. Não me lembro do preço das fontes, mas será que se for financeiramente vantajoso eu poderia trocar para uma fonte com menor potência (400W, por exemplo)?

Não. As fontes operam com eficiência máxima na faixa de 50% de carga, mas estamos falando de diferença de 1, 2, 3% pra menos conforme fica acima ou abaixo disso. A de 400 seria mais econômica porque o consumo real desse setup vai ser na casa dos 100~200 W, mas estamos falando de uma diferença de alguns centavos no mês. Com uma fonte mais potente, você fica seguro pra colocar placas de vídeo mais parrudas no futuro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!