Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HP Ink Tank 416 entrando ar nas mangueiras


Ir à solução Resolvido por Ferox Graxaim,

Posts recomendados

  • Moderador

Boa tarde a todos!
Apareceu aqui no meu trabalho uma impressora de um cliente: HP Ink Tank 416. O defeito era que os cartuchos estavam entupidos, foi realizado o desentupimento. Porém, ao fechar o engate que conecta as saídas de tinta nos cartuchos, entra muito ar e a tinta volta, principalmente a tinta preta!
Sei que neste modelo é normal que um pouco de ar entre ao fechar o engate das mangueiras de tinta no cartucho, porém o que está ocorrendo é que o ar continua entrando após fechar o engate, até chegar a um ponto que pára. (Suspeito também que continua entrando ar devagar, mas não deixei por tempo suficiente para ver se as mangueiras ficam completamente vazias).
Já enchi as mangueiras de tinta, tentei pressurizar os cartuchos sugando a tinta com as mangueiras conectadas, mas mesmo assim continua entrando ar nas mangueiras.
Se eu inclino a impressora levantando o lado onde ficam os tanques de tinta, o ar parece sair das mangueiras. Mas volta assim que eu coloco a impressora em sua posição normal.
Suspeito que seja algum problema na vedação dos encaixes das mangueiras nos cartuchos, mas não tenho certeza se possa existir alguma outra alternativa. Alguém já lidou com esse tipo de problema? A cliente relatou que recarregou os tanques com tinta da Epson, mas não sei se tem alguma relação...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ferox Graxaim eu não uso essa impressora, mais tenho contanto com uma a 7 anos, então posso te dizer que os possiveis motivos podem sem, você n encaixou direito as mangueiras (normal, n pode colocar força demais ou pouca), problema na mangueira, ou no canal por onde a tinta teria que passar, tenta analisar, caso não ajude, desculpa não trabalho com impressoras

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Atualização: Depois de um tempo, percebi que o ar continuou entrando pelas mangueiras. A mangueira da tinta preta ficou totalmente sem tinta, as demais ainda continham tinta mas a quantidade de ar aumentou. O tanque de tinta preta, que antes estava cheio, agora está pela metade. Seria algum furo na mangueira? Não vi nenhum vazamento, mas irei averiguar.
Após puxar a tinta pelas mangueiras novamente, mantive a impressora inclinada com o lado dos tanques levantado, e imprimi uma imagem com as três cores sólidas Ciano, Magenta e Amarelo. Após isso, quando voltei a impressora para a posição normal, entrou menos ar nas mangueiras, mas tive a impressão de que ainda está entrando ar lentamente.

Em 07/10/2021 às 12:30, dumq disse:

@Ferox Graxaim eu não uso essa impressora, mais tenho contanto com uma a 7 anos, então posso te dizer que os possiveis motivos podem sem, você n encaixou direito as mangueiras (normal, n pode colocar força demais ou pouca), problema na mangueira, ou no canal por onde a tinta teria que passar, tenta analisar, caso não ajude, desculpa não trabalho com impressoras

O suporte no qual as mangueiras estão presas possuem uma trava igual aquelas de algumas lixeiras e leitores de CD (trava quando pressiona, e destrava quando pressiona novamente). Se eu mantenho pressionado, o ar entra nas mangueiras, o que é normal. Mas deveria parar de entrar ar após soltar com o suporte travado. Ao travar o suporte, válvulas são encaixadas nas cabeças de impressão, que automaticamente se abrem liberando a tinta. As válvulas tem o corpo de borracha para vedação, desconfiei disso ao fazer os testes, mas me parece que as borrachas estão boas... É normal que as válvulas e os encaixes fiquem sujos de tinta, mas como eu disse, a cliente usou tinta da Epson ao invés de original HP, minha dúvida é se isso pode influenciar na vedação...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Moderador
  • Solução

Tópico antigo, acabei não falando qual foi a solução.
Aquela impressora em específico acabou sendo entregue ao cliente, mas depois em outras impressoras do mesmo modelo já pude identificar a melhor "solução": desencaixar a trava das mangueiras, posicionar o cartucho nas saídas de tinta, e usar um snap fill para puxar a tinta através dos cartuchos. Dessa forma diminui MUITO a quantidade de ar nas mangueiras, mas esse modelo de impressora tem esse problema sério de entrar ar e não ter muito o que fazer para evitar.
Após fazer a pressurização desse jeito que indiquei, SEMPRE incline para cima o lado direito da impressora ao abrir e fechar a trava das mangueiras nos cartuchos, dessa forma minimiza a entrada de ar no sistema.

A verdade é que essa é a pior tanque de tinta do mercado, fujam dessa marca se estiverem procurando uma tanque de tinta. Comprem Epson, ou se acharem muito cara que não quiserem gastar, pelo menos comprem Canon.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!