Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC para receber upgrades, Athlon 3000G + B450M + 8GB RAM vale a pena?


Posts recomendados

Atualmente uso um notebook para tudo, mas  acho que vou deixar ele só pra anotações na faculdade, pois mesmo sendo leigo acho que não vale a pena melhorar not, acho que um PC de mesa tem melhor custo beneficio e opções. porém quero economizar, vou utilizar o notebook como tela, quero um PC que seja potente superior ao uso comum, futuramente pretendo utilizar programas pesados criação de mapas, edição de vídeos, nada muito serio mais como hobbies, e se calhar rodas alguns jogos.

Pensei em usar um processador AMD Athlon 3000G

placa-mãe ASUS b450m 

8G de ram DDR em dual chanel 

SSD de 240G

Qual fonte devo utilizar ?

O gabinete pode ser um simples?

O que mais preciso para o PC funcionar?

O que vcs acham, essa combinação é compatível ? vale a pena ou tem sugestão de alguma com custo proximo e melhor desempenho ?

Mais uma vez sou leigo qualquer besteira que eu tenha escrito, por favor corrijam. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruxo13 Qual é seu orçamento para montar o computador? As peças que citou não estão ruins, boa escolha de placa-mãe aliás que no futuro pode fazer até um upgrade para a série 5000 dos Ryzen.

8 minutos atrás, Bruxo13 disse:

Qual fonte devo utilizar ?

Atualmente para computadores custo beneficio indico a Mancer Thunder 500w ou Pichau Nidus 500, escolha a que estiver mais barata entre elas.

9 minutos atrás, Bruxo13 disse:

O gabinete pode ser um simples?

O que seria um gabinete simples para você? Eu recomendo gabinetes bem ventilados, com frente "mesh", tem vários desses da linha Mancer na Pichau, ai você escolhe o que mais te agradar visualmente e no bolso também (geralmente é por volta dos 300 reais)

11 minutos atrás, Bruxo13 disse:

O que mais preciso para o PC funcionar?

Como seu processador ja tem vídeo integrado, não precisa de mais nada :). Se tiver uma grana sobrando ainda recomendo pegar um processador um pouco mais atual. E não se esqueça que para ter o máximo de desempenho do seu processador, tanto agora quanto no futuro, além das memórias em dual channel também é legal pegar com frequências altas, acima dos 3000Mhz

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruxo13 Bom levando em conta que você quer um computador de entrada para futuros upgrades eu recomendo aqueles da Mancer que disse, como Gadit X, Ultraflow, Nether etc... Eles são baratos, tem boa ventilação e não vão te dar dor de cabeça, são resistentes e duráveis. E o resto é aquilo mesmo, acho que fia por volta dos 2 mil reais tudo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Bruxo13 disse:

Não sei o quanto o gabinete influencia

 

Para não ser um problema um gabinete precisa:

 

1- Ter o local para a fonte embaixo, o que ajuda na circulação do ar interno e na refrigeração.

2 - Ter entrada de ar frontal o mais desobstruída possível, o que faz os chamados "mesh" - tela vazada, mais interessantes.

3 - Como você quer comprar "upgrade futuro" (conceito meio duvidoso), o gabinete precisa suportar placa-mãe mini-ATX e ATX pelo menos, para ter flexibilidade de opções. E também que tenha profundidade suficiente para, por exemplo, instalar uma GTX 3090.

 

Logo não é qualquer gabinete que atende, infelizmente este ano gabinete (como a maioria das coisas) aumentou de preço uns 50%, então reserve uns R$ 300,00 para a compra.

 

Se o orçamento estiver muito apertado considere comprar um usado, veja as ofertas para sua cidade no OLX, etc, mas faça apenas compra presencial.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/10/2021 às 16:39, 1lokos disse:

 

 

1- Ter o local para a fonte embaixo, o que ajuda na circulação do ar interno e na refrigeração.

2 - Ter entrada de ar frontal o mais desobstruída possível, o que faz os chamados "mesh" - tela vazada, mais interessantes.

3 - Como você quer comprar "upgrade futuro" (conceito meio duvidoso), o gabinete precisa suportar placa-mãe mini-ATX e ATX pelo menos, para ter flexibilidade de opções. E também que tenha profundidade suficiente para, por exemplo, instalar uma GTX 3090.

 

 

valeu eu ia procurar um que permitisse uma boa refrigeração, mas não sabia da influencia da localização da fonte. 

Poderia me explicar o porque do upgrade futuro ser um conceito "duvidoso"? kkkkkkk

Minha intenção é montar um PC de entrada que me permita aprender e brincar com ele kkkk, não tenho o intuito de me tornar um técnico, mas ao menos saber um pouco mais sobre informática, como um PC funciona ou não, porque todo dia surgem coisas novas, os computadores não são uma opção. Além do interesse em conhecer mais sobre a área, acho muito interessante e divertido. porém atualmente, como você bem disse tudo subiu, eu uso bastante meu notebook ate tento baixar uns programas mais pesados, mas o Chrome ja é uma batalha infernal para ele kkkkk. Nem curto muito jogar, mas quem sabe um PC melhor não muda isso, mas independente disso acho que um PC qualquer simples desses de loja não vale a  pena, e um mediano ou top de linha também não, seja pelo fato de eu não saber como montar um, e o medo de mexer nele e estragar kkkkkk. 

Claro hoje fóruns, vídeos a internet num geral permite você montar um PC que seja do seu gosto e fod>, mas me incomoda o fato de não ter conhecimento para avaliar o que me foi dito, opiniões sempre são muito bem vindas, prefiro aprender com o erro de alguém do que com o meu, mas sem entender o mínimo fica difícil kkkkkkkk

   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/10/2021 às 09:38, Bruxo13 disse:

Atualmente uso um notebook para tudo, mas  acho que vou deixar ele só pra anotações na faculdade, pois mesmo sendo leigo acho que não vale a pena melhorar not, acho que um PC de mesa tem melhor custo beneficio e opções. porém quero economizar, vou utilizar o notebook como tela, quero um PC que seja potente superior ao uso comum, futuramente pretendo utilizar programas pesados criação de mapas, edição de vídeos, nada muito serio mais como hobbies, e se calhar rodas alguns jogos.

Pensei em usar um processador AMD Athlon 3000G

placa-mãe ASUS b450m 

8G de ram DDR em dual chanel 

SSD de 240G

Qual fonte devo utilizar ?

O gabinete pode ser um simples?

O que mais preciso para o PC funcionar?

O que vcs acham, essa combinação é compatível ? vale a pena ou tem sugestão de alguma com custo proximo e melhor desempenho ?

Mais uma vez sou leigo qualquer besteira que eu tenha escrito, por favor corrijam. 

Ao invés de utilizar ASUS prime B450m Vale a pena utilizar uma Placa-Mãe ASRock B450M Steel Legend, AMD AM4, mATX, DDR4 - 90-MXB9Y0-A0BAYZ ? Overclock?? 

@Marcelo_gs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruxo13 Como assim overclock? Eu não gosto muito da linha ASRock, BIOS meio estranha e já vi vários relatos aqui no fórum e em outros lugares também sobre componentes defeituosos dela e vários problemas do tipo, eu gosto mais dos chipsets da Gigabyte, a b450 Aorus Elite por exemplo, só não sei como andam os preços dela, mas entre a ASUS prime e a ASRock eu ficaria com a Prime.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo_gs gostaria de saber se vale a pena fazer overclock?  valeu estou na duvida, estou começando agora a pensar em montar um PC então ajuda bastante a opinião de vocês, muito obrigado. confesso que fico perdido em meio a tantas placas, e componentes num geral. 

acho que vou manter o plano inicial, ao menos assim posso ter uma ideia do que eu realmente quero kkkkkkk, 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Bruxo13 disse:

gostaria de saber se vale a pena fazer overclock?

Não gosto nem recomendo, se for comprar um processador já pensando em fazer overclock então compensa comprar um processador melhor logo de cara.

14 minutos atrás, Bruxo13 disse:

valeu estou na duvida, estou começando agora a pensar em montar um PC então ajuda bastante a opinião de vocês, muito obrigado. confesso que fico perdido em meio a tantas placas, e componentes num geral. 

Pois é, realmente tem muitos modelos no mercado, o bom é sempre ver alguns vídeos sobre o produto que você pretende comprar e os mesmos modelos de outras marcas e ver qual te agrada mais, também é bom pesquisar o modelo em fóruns e ver se tem bastante reclamações de mau funcionamento ou coisa do tipo. Mas pode sempre perguntar aqui também que o pessoal ajuda ;) 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo_gs a questão do overclock é mais por curiosidade do que qualquer outra coisa kkkkk. Realmente pensei em escolher um processador melhor, porém (dentro do que eu vi kkkkk) o processador athlon 3000g tem um bom custo beneficio, e possui vídeo integrado, pretendo colocar uma placa se eu sentir necessidade, e futuramente colocar um processador melhor, o que você acha ? conhece alguma configuração próxima a essa com um preço semelhante, ou melhor kkkk? pretendo colocar uma placa boa pra não ter que trocar se quiser um processador melhor. Mas nem sei o que eu preciso minha vida inteira usei notebook, acho que um Athlon da pra fazer um teste e brincar sem muito medo de terminar chorando kkkkkk. 

Vou dar mais uma pesquisada mas caso tenha alguma sugestão de processador com ou sem video integrado melhor que o athlon, e não muito distante em preço, pode ser mais caro, mas nem tanto kkkkkk. 

valeu. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/10/2021 às 09:38, Bruxo13 disse:

placa-mãe ASUS b450m 

CHIPSET b450 é problemático, experiência própria. Se puder o evite, e pule para b550.

Em 08/10/2021 às 09:38, Bruxo13 disse:

placa-mãe ASUS b450m 

Dê uma olhada em um comentário do meu post, e a minha resposta. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/10/2021 às 09:38, Bruxo13 disse:

placa-mãe ASUS b450m

A b450 é muito boa e permite upgrades para gerações posteriores, mas se o seu foco é pagar barato, pegue uma A320, ela é mais barata, e vai aguentar de boa, só não consegue colocar um processador de quarta ou quinta geração nela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/10/2021 às 23:30, Bruxo13 disse:

Ao invés de utilizar ASUS prime B450m Vale a pena utilizar uma Placa-Mãe ASRock B450M Steel Legend, AMD AM4, mATX, DDR4 - 90-MXB9Y0-A0BAYZ ? Overclock?? 

Então cara, se vai gastar uns 800 conto com uma STEEL LEGEND, da de boa pra pegar uma b550. Estou muito frustrado e chateado com o chipset b450, então o quanto mais eu puder contraindicar eu o faço kkkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Math de Paula disse:

CHIPSET b450 é problemático, experiência própria. Se puder o evite, e pule para b550

B450 não tem nada de problemático. Pode ter sido apenas um problema em específico da sua placa-mãe, ou então algum problema com fonte bomba, ou estabilizador. 

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Lenhal disse:

B450 não tem nada de problemático. Pode ter sido apenas um problema em específico da sua placa-mãe, ou então algum problema com fonte bomba, ou estabilizador. 

https://www.youtube.com/watch?v=7Ox5UWtO-Jw&t=10s

8 minutos atrás, Lenhal disse:

ou então algum problema com fonte bomba, ou estabilizador. 

Infelizmente não tem nada a ver. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lenhal Sim também acho uma placa boa, bom custo beneficio, gama variada de compatibilidade. Mas acho que com um pouco a mais posso pegar uma melhor que ela, mas ela foi a primeira opção que eu encontrei, desde que comecei a pesquisar não vi nada melhor que ela, muito bem equilibrada. 

porém, essa possível sensibilidade que ela possui a umidade e alterações de energia me preocupam, pois tenho sérios problemas com energia, ja pensei em processar a Copel, a energia cai vinte e poucas vezes em seguida, já cheguei a ir no poste ver se não era alguém desligando e ligando, fora os picos energéticos e oscilações, por isso tenho que levar em conta esse risco, moro em área rural, então qualquer problema é um pouquinho mais complicado de resolver. Mas obrigado pela opinião, é de se esperar que a B450 tenha vários problemas, pois pelos motivos já apontados aqui ela tem uma grande procura no mercado, e isso claramente afeta a percepção de problemas relacionados a ela. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Math de Paula disse:

CHIPSET b450 é problemático

Não concordo com essa afirmação, seria mais correto dizer que o modelo de placa-mãe ASUS Prime B450 gaming/BR pode ser problemática com alta umidade e longos períodos de inatividade, pois as placas mães em todas as linhas de chipset possuem construções diferentes, dificilmente você vai ver esse problema ocorrendo em placas B450 topo de linha e não é garantia que todos os modelos da Prime Gaming terão o mesmo problema pois existem variadas revisões de série.

 

Outra coisa que evita o acúmulo de umidade no gabinete é sua refrigeração, gabinetes bem refrigerados com ótima circulação de ar tendem a sofrer menos com umidade logo, gabinetes bem arejados mesmo desligados acumulam menos umidade.

 

Se você for somar o número de vendas dessa unidade com o número de reclamações, verá que é uma parcela bem pequena e na maioria dos caso de pessoas que possuem algum problema com a circulação de ar do ambiente.

 

Eu mesmo possuo a mesma placa-mãe (Z68) a mais de 10 anos que já sobreviveu a variadas condições climáticas sem apresentar um defeito qualquer.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Bruxo13 disse:

o processador athlon 3000g tem um bom custo beneficio, e possui vídeo integrado, pretendo colocar uma placa se eu sentir necessidade, e futuramente colocar um processador melhor, o que você acha ?

Ótima ideia na verdade, eu não mexeria nisso, sua escolha de processador com vídeo integrado e placa-mãe foi muito boa.

1 hora atrás, Bruxo13 disse:

conhece alguma configuração próxima a essa com um preço semelhante, ou melhor kkkk?

Eu indicaria algum Ryzen 3 com vídeo integrado, porém é muito difícil encontra-los no mercado hoje, e se você encontra estão com um preço absurdo que não vale a pena, então no geral o athlom é uma boa escolha e mais pra frente você pode ir fazendo upgrade aos poucos, sem alterar o resto das peças, apenas processador e placa de vídeo.

1 hora atrás, Math de Paula disse:

CHIPSET b450 é problemático, experiência própria. Se puder o evite, e pule para b550.

Na verdade não é o chipset b450 que é problemático mas as linhas que produziram sim, steel legend por exemplo é uma linha da ASUS que o modelo b450 é péssimo e cheio de defeitos, porém existem boas placas mãe com o b450 como é o caso da Aorus Elite e ASUS TUF, que saem um pouco mais caras mas já não são problemáticas.

41 minutos atrás, Bruxo13 disse:

porém, essa possível sensibilidade que ela possui a umidade e alterações de energia me preocupam, pois tenho sérios problemas com energia, ja pensei em processar a Copel, a energia cai vinte e poucas vezes em seguida

Problema de energia na verdade dificilmente afeta a placa-mãe direto, o que acontece bastante é danificar a fonte e essa sim pode queimar os outros componentes do PC, por isso é importante pegar uma fonte de qualidade, como você disse que tem várias quedas de energia e etc recomendo uma fonte de mais qualidade do que as que recomendei la em cima, procure pelas pylon ou corsair 

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/10/2021 às 09:38, Bruxo13 disse:

Atualmente uso um notebook para tudo, mas  acho que vou deixar ele só pra anotações na faculdade, pois mesmo sendo leigo acho que não vale a pena melhorar not, acho que um PC de mesa tem melhor custo beneficio e opções. porém quero economizar, vou utilizar o notebook como tela, quero um PC que seja potente superior ao uso comum, futuramente pretendo utilizar programas pesados criação de mapas, edição de vídeos, nada muito serio mais como hobbies, e se calhar rodas alguns jogos.

Pensei em usar um processador AMD Athlon 3000G

placa-mãe ASUS b450m 

8G de ram DDR em dual chanel 

SSD de 240G

Qual fonte devo utilizar ?

O gabinete pode ser um simples?

O que mais preciso para o PC funcionar?

O que vcs acham, essa combinação é compatível ? vale a pena ou tem sugestão de alguma com custo proximo e melhor desempenho ?

Mais uma vez sou leigo qualquer besteira que eu tenha escrito, por favor corrijam. 

optei por essa configuração o que acham ?

Processador AMD Athlon 3000G 3.5GHz, 2-Cores, 4-Threads, 4Mb Cache, AM4, Com vídeo integrado,

placa-mãe ASUS TUF GAMING B450M-PLUS II, Chipset B450, AMD AM4, mATX, DDR4,

Memória DDR4 Geil Evo Potenza, Edição AMD, 8GB, 3600MHz, Red,

SSD Crucial Bx500, 480GB, Sata III, Leitura 540MBs Gravação 500MBs

Fonte XPG, Pylon, 550W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo

Gabinete Gamer Aerocool Bionic, V1, Mid Tower, RGB, Vidro Temperado, Black, ATX, Sem Fonte, Com 1 fan,

Mudei algumas coisas, encontrei preços que justificavam essa mudança, iria colocar uma DDR4 2x4, mas resolvi esperar colocar 1x8 e no futuro colocar mais um. 

to pronto pra pagar acham que vale a pena ? deu 2.440 reais, meu primeiro PC sera que não vou me arrepender kkkkk 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Bruxo13 disse:

optei por essa configuração o que acham ?

Processador AMD Athlon 3000G 3.5GHz, 2-Cores, 4-Threads, 4Mb Cache, AM4, Com vídeo integrado,

placa-mãe ASUS TUF GAMING B450M-PLUS II, Chipset B450, AMD AM4, mATX, DDR4,

Memória DDR4 Geil Evo Potenza, Edição AMD, 8GB, 3600MHz, Red,

SSD Crucial Bx500, 480GB, Sata III, Leitura 540MBs Gravação 500MBs

Fonte XPG, Pylon, 550W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo

Gabinete Gamer Aerocool Bionic, V1, Mid Tower, RGB, Vidro Temperado, Black, ATX, Sem Fonte, Com 1 fan,

Mudei algumas coisas, encontrei preços que justificavam essa mudança, iria colocar uma DDR4 2x4, mas resolvi esperar colocar 1x8 e no futuro colocar mais um. 

to pronto pra pagar acham que vale a pena ? deu 2.440 reais, meu primeiro PC sera que não vou me arrepender kkkkk

A configuração tá muito boa, mas acho que não é necessário usar uma ASUS Tuf nesse setup, mas se quiser colocar n tem problema, é uma ótima placa

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo_gs sim pelo que pesquisei consegui um bom preço em todas as peças, o processador foi o único que não consegui algo acima do que eu preciso, porque um processador melhor quebra meu orçamento, se pego um melhor com gráfico integrado o preço é alto e o desempenho nem tanto, assim consigo me virar com o Athlon e pegar uma placa de vídeo e um bom processador em alguma oferta. 

A minha logica foi optar por produtos melhores, que vão além do que eu preciso, pois é mais fácil eu diminuir a qualidade do que eu aumentar. Algumas peças estão bem desequilibradas, mas a escolha delas não me obrigou a abrir mão do que eu pretendia comprar, quando a diferença era pequena optei por pegar o que era melhor,  

Escolhi AMD pela variedade, sou leigo nunca tive um PC de mesa ou um notebook voltado para desempenho. Esse setup é algo experimental, peguei peças com um bom preço todas com preço igual ou menor que as melhores ofertas, se essa placa estiver muito além do processador que eu escolher eu troco por outro componente que eu esteja precisando, ja que eu só tenho o mínimo necessário.

 

Agradeço a todos que deram suas opiniões e conselhos, foram de grande ajuda, levei em conta todos os  apontamentos feitos aqui, mesmo que em alguns casos tenha feito algo diferente não foi por ignorar o que foi dito aqui. Como ja disse algumas vezes ainda não sei o que eu preciso exatamente então... kkkkkk, mas acho que esse setup vai ser mais que suficiente para começar a entender um pouquinho, pra mim é mais fácil aprender na pratica, embora as vezes seja mais doloroso kkkkkk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruxo13 É isso ai mesmo cara, montou um bom setup que ja da pra brincar bem kkkk, e essa intenção de economizar no processador e pegar o resto melhor por um bom preço é uma boa sim. No futuro pode pegar até os Ryzen 5000 que são uns monstro de processador.

Mas é isso ta certinho, boa compra e aproveita seu computador novo kkkk, aliás boa pedida em escolher AMD

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!