Ir ao conteúdo

SSD SATA não é reconhecido nas opções de boot

Ir à solução Resolvido por Gustavo Trevis,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal!
Estou tendo o seguinte problema com meu notebook:
O notebook estava funcionando normalmente, após reiniciar ele apareceu essa mensagem (imagem 1), pedindo para eu selecionar a ordem de boot. Fui na BIOS e vi que o SSD estava sendo reconhecido somente na aba principal de configurações (imagem 2), mas não era reconhecido nas opções de ordem de boot (imagem 3). Resetei a BIOS mas mesmo assim ainda continuava sem reconhecer na aba de boot. Tinha aqui um pendrive bootável com o windows 10 instalado e conectei no notebook. Ao abrir o cmd a partir das ferramentas de recuperação, consegui detectar o SSD de 128gb e seus arquivos, dei um chkdks para verificar se estava tudo ok e não encontrou nenhum problema, e o SSD até aparece na parte de instalação do windows 10 também (imagem 4). Tentei também tirar o SSD do notebook e conectar novamente, limpando seu conector mas não resolveu também.
Desde já, agradeço a ajuda de todos!!

Imagem 1.jpeg

Imagem 2 Tela principal.jpg

Imagem 3 Ordem de boot.jpg

Imagem 4 instalação windows.jpg

• Membro VIP
Postado
57 minutos atrás, Gustavo Trevis disse:

Imagem 4 instalação windows.jpg

Por essa imagem, não consta uma partição EFI; portanto, esse disco não é inicializável em UEFI. Talvez o Windows tenha sido instalado no modo Legacy/CSM? Nesse caso, você precisa alterar o tipo de inicialização da placa-mãe de acordo.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Está estranho, pois ao que parece o SSD está em GPT (a partição MSR é criada apenas nesse formato). Contudo, sem uma partição EFI não vai funcionar. A dúvida é como funcionava antes.

Tem como inicializar pelo pendrive (voltando para UEFI) novamente e, no prompt, entrar no diskpart, depois "list disk", "select disk X", "list partition"?

• Membro VIP
Postado

Sim, GPT com a partição MSR (obrigatória) e outra com o resto do tamanho. Sem partição EFI. Talvez existisse outro disco na máquina, que possuía uma partição EFI, que foi removido? Fora isso não tenho ideia do que aconteceu. Vamos ver se os colegas têm alguma sugestão!

Postado

@Marcos FRM vou tentar com o HD então.

19 minutos atrás, Gustavo Trevis disse:

@Marcos FRM vou tentar com o HD então.

@Marcos FRM Eu tirei o HD antes pois estava dando um Apito, gravei o áudio, acho que deu pau neste HD. Conectei o HD no note e fiz novamente o procedimento do diskpart, mostrou um outro volume. subi o áudio neste link https://voca.ro/1kRaMM8sn8f1

IMG_20211009_231111.jpg

• Membro VIP
Postado

select disk 0

list partition

?

Se a partição EFI estava no HDD e ele deu defeito, ferrou. Deve ser possível criá-la novamente (no SSD), depois colocar os arquivos necessários no braço, copiando-os sei lá da onde (em algum .wim estão). Nunca fiz. Nem perderia tempo fazendo. Mais rápido reinstalar o Windows.

Postado

@Marcos FRM esqueci de por a imagem, ele informa que no disco 0 não há partições para mostrar. Sobre o HD, esse apito que está dando, teria como identificar o problema dele? Se é agulha, placa lógica ou algo só tipo somente pelo apito? E é possível recuperar os arquivos do HD caso seja somente a placa lógico com defeito?

Postado
4 horas atrás, Gustavo Trevis disse:

@Marcos FRM para recuperar alguns arquivos do SSD, posso fazer isso através de algum sistema instalado no pendrive? Se sim, recomenda algum? 

Pode usar uma live cd do Linux, tem o Linux Mint que pode usar e pegar os arquivos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!