Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Normalmente meu PC demora menos de 20s para iniciar tudo e abrir o Edge por exemplo, mas recentemente vem demorando mais do que isso e travando as vezes na tela de login como se eu entrasse no sistema e já estivesse usando 100% do SSD. Usando o Crystal Disk Info eu recebo as informações abaixo. Devo me preocupar com a saúde baixa? Vi que muitos recomendam desativar a otimização de driver do Windows 10, no meu estava ativada, foi isso que causou o desgasto do SSD? Vejo muitos teste com números de uso maiores e uma saúde melhor que o meu, estou preocupado. Produto adquirido em 03 de junho de 2021.

image.png.a665ed96650dfc2528abdd6a0c9b33eb.pngimage.png.24295b5ce4142247ee4bc3c46771112b.pngimage.png.2a4e5beb982b34f639cd6f36242bbd9b.png

Postado

Muito estranho. Em porcentagem de vida útil utilizada está em 64%, que em 4 meses é bem esquisito. Se estiver na garantia eu pediria.

no meu estava ativada, foi isso que causou o desgasto do SSD? Não.

Nenhuma opção padrão do windows desgasta qualquer hardware.

Provavelmente é um problema de fábrica.

Para reduzir o uso de disco:

Botão do Windows  + R

digite ''services.msc''  sem as aspas

Vá até o final, procure por windows update. Clique nele, pare o serviço e depois em opção de inicialização (provavelmente vai estar em ativado (atraso na inicialização) coloca em desativado, reinicie o PC e refaça o teste e verifique o desempenho geral da máquina.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@HostKbHax Boa tarde! SSDs possuem o TBW, que significa "Total Bytes Written". O SSD perde a garantia quando ele escreve o número especificado pelo fabricante - no caso do meu SSD, 200TB. Entretanto, quando você atinge esse valor, o SSD não vai pifar, ele apenas perderá a garantia. SSDs tendem a durar bastante tempo depois disso.

8 minutos atrás, HostKbHax disse:

Vi que muitos recomendam desativar a otimização de driver do Windows 10, no meu estava ativada, foi isso que causou o desgasto do SSD?

Não. Conversa para boi dormir.

• Curtir 1
Postado
11 minutos atrás, HostKbHax disse:

Vi que muitos recomendam desativar a otimização de driver do Windows 10

Se você estivesse usando o Windows XP (não me lembro em relação ao 7), você teria que desativar a desfragmentação manualmente, mas o Windows 10 sabe que desfragmentar SSDs não faz sentido, então não é necessário fazer nada. A otimização não desfragmenta o disco.

Postado

@HostKbHax Tem algum bug nesses dados do SMART, informa que teu SSD tem menos de 4TB de dados gravados ao mesmo tempo que informa 36% de desgaste? meu SSD Kingston esta com quase 7TB gravados e ainda tem 98% de vida util.

Pode ser algum bug no firmware, o numero de horas também esta alto pra algo com menos de 3 meses de uso, tem que tomar cuidado pois o fabricante pode alegar que o SSD foi usado pra servidor ou mineração e anular a garantia.

Uma coisa que ajuda muito a preservar o SSD é mover o arquivo de paginação do windows pra um HD, além de desativar a inicialização rápida no windows 10. faço isso em todos meus SSDs e a media de gravação no SSD fica em 4GB por hora de uso, enquanto em um SSD com arquivo de paginação pode passar de 15GB hora!

• Curtir 1
Postado

@Miguel Fachola Acha que o ideal seria pedir a garantia mesmo? Este recurso de desativar o Windows update ja faço uso frequentemente por causa destes travamentos na inicialização.

@F4b10 Caso seja algum problema de firmware, apenas acionando a garantia para resolver?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...