Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV LG 29CC2RL - Furo na chupeta vazando alta, C405 torrado


Posts recomendados

Boa tarde, estou com essa TV faz mais ou menos um ano. Esses dias ela começou a chiar que nem uma chaleira, porém NÃO deu nenhum sintoma na imagem. Continuou funcionando 100% normal. Parei de usar ela pra prevenir problemas maiores.

Agora tive tempo de abrir ela. Logo percebi que o C405, capacitor no circuito horizontal de 680pf/2kV, estava completamente torrado. Tinha literalmente virado carvão e se partido ao meio. Também percebi muitas soldas frias. O capacitor C406, de largura (?), que fica ao lado do C405, estava sem nenhum tipo de solda, apenas "encaixado".

Refiz as soldas de vários componentes e substitui o C405. Ao ligar a TV, ela novamente ligou tudo normal, sem problema nenhum, mas continuou a chiar muito alto. Agora com ela aberta, percebi que o barulho vinha de um furo muito pequeno bem no centro da chupeta do flyback, onde passa o fio. Por ali está saindo uma espécie de chafariz de alta tensão, muito visível a olho nu porém muito difícil de registrar em fotos.

Minha dúvida: Troco a chupeta do flyback e já era? Ou esse furo e o C405 torrado podem ter sido causados por componentes defeituosos no horizontal? Talvez o problema eram só as soldas frias e trocando o C405 e a chupeta ela fica zerada? Alguma dica para fazer a troca da chupeta?

Lembrando, a tv funciona normal e a tensão está vazando por esse furo na chupeta, não pelas laterais.

LG-29CC2RL.pdf



EDIT: Na verdade dei uma olhada melhor e as chupetas que eu tenho aqui não vão servir, o cabo dessa por ser de 29" é bem mais grosso. Por ser um furo tão pequeno, será que seria possível "fechar" ele com silicone ou durepoxi?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Descarregue antes, claro, limpe tudo  com álcool líquido ou do gênero, seque bem e use seu silicone e aguarde o tempo de secagem dele que pode ser de uma semana! Durepox = não use. Sim é melhor você trocar o capacitor pois ele pode fazer parte de um snubber e sua falta pode queimar + coisa... o caro tsh .

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@777 Não tem nada em específico que queima esse capacitor, só o uso mesmo, como você ja trocou ele, não se preocupe mais. Quanto a chupeta, se o vazamento continuar, troque ela, se você não tiver de nenhuma sucata ai, vá a uma oficina mais antiga que eles te arrumam uma em perfeito estado....

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/10/2021 às 15:22, BCP disse:

@777 se você não tiver de nenhuma sucata ai, vá a uma oficina mais antiga que eles te arrumam uma em perfeito estado....

O problema é o diametro do furo onde o cabo entra na chupeta, o cabo mat dessa tv é maior que o da maioria, está difícil achar uma que caiba facilmente sem risco de acabar danificada...

A princípio tentei com silicone, faz alguns dias já mas vou esperar mais uns antes de testar pra ter certeza que secou 100%. Se o vazamento continuar vou ter que dar um jeito de trocar a chupeta. Quando eu testar o televisor deixo aqui o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde coleguinhas, venho atualizar o tópico desta tv.

A princípio, o silicone funcionou. Ela ligou completamente normal, sem nenhum barulho fora do normal, ficou ligada por cerca de 2 minutos funcionando perfeitamente, até que desligou e não liga mais por nada.

Ela está se comportando assim, ao ligar na tomada:
1 - Relé liga
2 - Aciona desmagnetizadora, mas nenhum sinal de vida do tubo

3 - Relé desliga
4 - Após alguns segundos, o relé volta a ligar e permanece ligado até que se retire o plug da tomada, então ele se desliga.

O tempo todo ouve-se um barulho baixinho do interior do aparelho, faz "tic tic tic tic tic tic".

O led permanece apagado o tempo todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!