Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Srs, venho aqui pedir ajuda para solucionar um problema que ocorre desde 2018 e que nenhum eletricista identificou até hoje.

moro em prédio 13an, em 2018 o morador do 9an foi refazer toda a fiação do apto dele do QGD até o medidor da ENEL na garagem.

muito bem, o gênio eletricista que fez o serviço não conseguiu retirar e repassar a fiação desse apto pelo conduíte daquela unidade, e então o que ele fez ?
utilizou o conduíte da minha unidade ! bom essa é a história que foi contada não tenho como saber com certeza, mas na época danificaram meu disjuntor após o medidor por isso fiquei sabendo o que estava acontecendo pois começou a desligar uma das duas fases 110v que sobem para o meu apto. mesmo tendo trocado os 2 disjuntores após o medidor e os 2 de entrada no meu apto continuou ocorrendo queda de fase ( meu no break ligado no 220v acusa queda ) ou várias oscilações que não causam o corte da fase mas faz com que o no break acuse com o alarme sonoro.

outras duas coisas estranhas é que quando há falta ou corte de energia, quando volta as duas fases são a mesma ! já medi com o fasímetro ( aquele tipo caneta que muda a cor ) enquanto o no break acusa corte de energia e então alguns minutos depois a fase fica diferente e volto a ter duas fases distintas e o no break 220v desliga o alarme e funciona normalmente. já é o 2o no break que tenho e essa mesma fase é utilizada na tomada da sala e por conta desses cortes e voltas várias vezes em seguida já queimou uma tv.

outra coisa muito suspeita é que SEMPRE que aciona o elevador de serviço a minha luz "pisca" no sentido de oscilar, não chega a desligar e voltar mas acusa como uma queda de tensão e muda muito rápido de normal pra fraco e volta, daí eu chamo de "piscar".

o que imagino que tenha acontecido ? o zé faísca desviou essa minha fase que dá problema para o apto do cara do 9an e ligou uma outra fase do prédio nessa minha fase, é a única explicação que eu encontrei para que o acionamento do elevador cause interferência no meu apto, deve estar ligado na mesma fase. um bom indicativo é que a ENEL veio trocar o meu medidor recentemente e mesmo assim o problema continua. 

A Enel diz que o problema é meu pois é depois do medidor, o condomínio ( que permitiu a obra irregular ) diz que já mandou um eletricista verificar e não encontrou nada... claro né imagina o BO que pode ser ter que quebrar parede e desfazer a gambiarra que o zé faísca fez !

enfim, gostaria de uma ajuda de como eu posso medir ou provar essas interferências e ocorrências pois quero acionar judicialmente o condomínio e o proprietário do outro apto.

isso já estragou um no break e uma tv ! além do risco de curto, sobrecarga, danificar minha rede interna ou até causar um incêndio.

além disso minha conta de energia vem acusando uma variação absurda em relação ao consumo normal e coincidentemente a interferência que ocorre no acionamento do elevador vem perturbando mais.

pensei em medidores de consumo particular, existe algum modelo que registre essas quedas e oscilações ? como o problema ocorre especificamente em uma fase, pensei em comprar e instalar 2 medidores monofásicos, na teoria um deles iria acusar.

Já fiz denúncia na ENEL e não obtive resposta alguma, indiquei que poderia haver desvio de energia ou ligação irregular mas nem respondem, o pedido some nem tem como consultar no site.

de qualquer forma, o meu interesse principal é resolver o problema de queda e oscilação da fase, então quem puder realmente ajudar ajudar agradeço.

obrigado

Postado

@anibalgsm

Realmente, se o problema é depois da medição, a ENEL não tem responsabilidade.. Isso, seria um problema entre você, seu vizinho e o condomínio..

De cara, você teria de contratar uma empresa do ramo, por conta própria.. Eles poderiam te ajudar nessa questão.. E ir atrás da planta elétrica do prédio e da sua instalação.. Se houve alteração na instalação, as plantas ajudariam a identificá-la.. 

Postado
14 minutos atrás, RS Faria disse:

@anibalgsm

Realmente, se o problema é depois da medição, a ENEL não tem responsabilidade.. Isso, seria um problema entre você, seu vizinho e o condomínio..

De cara, você teria de contratar uma empresa do ramo, por conta própria.. Eles poderiam te ajudar nessa questão.. E ir atrás da planta elétrica do prédio e da sua instalação.. Se houve alteração na instalação, as plantas ajudariam a identificá-la.. 

no meu humilde entendimento, se alguém faz uma derivação da minha rede está roubando energia porque o consumo dele seria parcial, se fosse furto de uma fase do condomínio ele estaria fraudando a ENEL do mesmo jeito, então a ENEL não querer verificar isso sob a alegação que o problema é pós medidor abre um precedente pra gato de energia em condomínios e com a conta sendo dividida entre todos.

a questão da planta elétrica pouco importa, SE foi feita uma derivação isso ocorreu no shaft de manutenção, aí só abrindo os conduítes e testando cabo a cabo, duvido que eu consiga isso sem mandado judicial.

Postado
3 horas atrás, anibalgsm disse:

no meu humilde entendimento, se alguém faz uma derivação da minha rede está roubando energia porque o consumo dele seria parcial, se fosse furto de uma fase do condomínio ele estaria fraudando a ENEL do mesmo jeito, então a ENEL não querer verificar isso sob a alegação que o problema é pós medidor abre um precedente pra gato de energia em condomínios e com a conta sendo dividida entre todos.

A concessionária é responsável pela ligação elétrica, até o padrão de entrada da instalação (até o relógio de medição).. Se todo esse consumo, tá sendo registrado e faturado, pra concessionária, "segue o jogo".. Do relógio pra frente é responsabilidade do consumidor..

Sendo condomínio, isso caí no sindico e/ou administrador do prédio.. Toda a instalação interna, depois do relógio, pras áreas comuns e até os apartamentos, deveria ser responsabilidade deles.. Mas não sei como funciona aí, pois isso varia de condomínio..

Postado

Pode medir a corrente na saída do medidor e na entrada do quadro do apartamento. Se houver uma diferença é indicativo de que existe um "gato".

Pode desligar as fases no medidor e ver se isso afeta o elevador.

Existem empresas que fazem "análise da qualidade da energia" e podem facilmente identificar esse problema.

• Curtir 2
Postado
23 horas atrás, Ricardov disse:

Pode medir a corrente na saída do medidor e na entrada do quadro do apartamento. Se houver uma diferença é indicativo de que existe um "gato".

Pode desligar as fases no medidor e ver se isso afeta o elevador.

Existem empresas que fazem "análise da qualidade da energia" e podem facilmente identificar esse problema.

como eu encontro esse tipo de empresa ? eu recorri ao getninjas e só apareceu zé faísca, eu queria substituir toda a minha fiação mas ninguém quer fazer o serviço por se tratar de prédio antigo ( a desculpa é que os conduítes podem estar bloqueados )

Postado

Tem que procurar uma empresa ou profissional com referências.Consulte o escritório do CREA (Conselho de Engenharia) da sua cidade/região ou o SENAI.

Obras em prédio antigo podem ser problemáticas mesmo. Tem que fazer uma avaliação prévia da viabilidade.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...