Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu PC está consumindo muita memória RAM


Posts recomendados

Meu PC está consumindo muita memória RAM sozinho, eu já desativei windows update, instalei outro antivírus pra desativar o windows defender, verifiquei se tem vírus, etc. Mas ainda assim, ele consome muita RAM, sendo que os programas que estão abertos não correspondem a quantidade de RAM consumida.

Obs.: Tenho 8 GB de RAM

Desktop Screenshot 2021.10.15 - 21.12.03.19.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai meu brother! Na paz? Na moral, melhor antivírus grátis é o defender, já começa tirando esse Kaspersky (se não for pago).

Pelo que to vendo, esse teu navegador ai está consumindo muito também, vou te mandar um print a seguir, com o Chrome (que é pra ser o maior inimigo de memória RAM) com 17 abas abertas, consumindo menos que esse Vivaldi.

Se tiver conhecimento de como fazer, aproveita e da uma zerada na máquina (formatar) baixa os drivers certinhos nos sites dos fabricantes (não usa driverbooster e essas paradas)...
Essas são dicas que te dou de começo, mas sério, considera comprar mais uma memória e totalizar 16Gb, nos tempos de hoje, é o mínimo que recomendo!

Abração!

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nikklein Eu desativei o defender porque antes eu já tive problema com o consumo de RAM dele, e depois que eu baixei o Kaspersky, o problema parou, só que da outra vez mostrava o que estava consumindo tanta RAM, mas agora eu não consigo ver o que está consumindo tanta RAM, eu já fechei todos os programas que uso pra tentar ver, e ainda assim fica com uns 30-40% de uso, sendo que antes consumia menos de 20%

@nikkleinAqui dá pra ver o problema com mais clareza. Como eu estou usando 3,2GB, era pra estar com uns 40% de uso de memória, mas está com 75%

Desktop Screenshot 2021.10.15 - 21.48.12.19 (2).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Caio Alexandre F 3GB e 4GB é normal para o Windows 10. Veja o uso no monitor de recursos, aba memória.

 

Em 15/10/2021 às 21:48, Caio Alexandre F disse:

 

@nikkleinAqui dá pra ver o problema com mais clareza. Como eu estou usando 3,2GB, era pra estar com uns 40% de uso de memória, mas está com 75%

Desktop Screenshot 2021.10.15 - 21.48.12.19 (2).png

 

Repare que o uso é do seu usuário e não do computador todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 15/10/2021 às 21:43, nikklein disse:

Na moral, melhor antivírus grátis é o defender, já começa tirando esse Kaspersky (se não for pago).

 

@nikklein Discordo. O Microsoft Defender se tornou uma solução de segurança muito eficiente se você configurá-lo, mas ele não chega ao nível de Kaspersky ou Bitdefender gratuitos.

 

Em 15/10/2021 às 21:48, Caio Alexandre F disse:

eu já fechei todos os programas que uso pra tentar ver, e ainda assim fica com uns 30-40% de uso, sendo que antes consumia menos de 20%

 

@Caio Alexandre F Ao meu ver você está sendo muito paranoico com o consumo de memória. O Windows aloca mais memória RAM quando sobra para agilizar o carregamento de programas e tarefas, mantendo o sistema mais responsivo. Quando você abrir um aplicativo ou jogo que precise de bastante memória, o sistema gerenciará automaticamente os processos mandando os de baixa prioridade para o arquivo de paginação. Se quiser saber mais sobre, leia este artigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Infelizmente as alternativas dados como soluções são temporárias. Veja:  

 

Passo 1:

Realize a inicialização limpa do sistema;

1. Na Área de Trabalho, pressione simultaneamente as teclas Windows + R para abrir o Executar;

2. No Executar digite MSCONFIG e clique em OK, para abrir a Configuração do Sistema;

3. Na guia Serviços, assinale a opção Ocultar todos serviços Microsoft e clique em Desativar Tudo;

4. Clique em Aplicar e em OK;

5. Clique em Sair sem reiniciar.

6. Pressione simultaneamente as teclas Windows + X, e clique em Gerenciador de Tarefas.

7. No gerenciador de tarefas clique na aba Inicializar.

8. Será exibido uma lista de aplicativos que estão iniciando com o sistema, clique sobre cada aplicativo e clique em Desabilitar.

9. Reinicie o sistema.

 

NOTA: Este procedimento desabilita todos serviços e programas de terceiros. Você pode posteriormente, se o problema for solucionado desta forma, habilitar os programas e serviços que serão inicializados com o Windows, seletivamente, ao invés de manter todos desativados. Se o problema voltar após ativação da inicialização de um serviço ou programa em especifico, o problema está exatamente na inicialização deste software e é recomendável removê-lo.

 

 

Passo 2:

Exclua os arquivos temporários do sistema:  

1. Na Área de Trabalho, pressione simultaneamente as teclas de atalho Windows + R para abrir o Executar.

2. Agora digite TEMP e clique em OK. Será aberta a pasta TEMP, por favor, exclua permanentemente todos os arquivos dentro da pasta, se alguns arquivos não forem apagados será normal pois os mesmos podem estar em uso.

3. Novamente pressione simultaneamente as teclas de atalho Windows + R para abrir o Executar.

Digite %TEMP% e clique em OK. Será aberta a pasta %TEMP%, por favor, exclua permanentemente todos os arquivos dentro da pasta, se alguns arquivos não forem apagados será normal pois os mesmos podem estar em uso.

4. Novamente pressione simultaneamente as teclas de atalho Windows + R para abrir o Executar.

5. Digite Prefetch e clique em OK. Será aberta a pasta Prefetch, por favor, exclua permanentemente todos os arquivos dentro da pasta, se alguns arquivos não forem apagados será normal pois os mesmos podem estar em uso.

 

Nota: Após o procedimento, reinicie o sistema e verifique se o mesmo ocorre.

 

Passo 3:

Ajuste o Windows para obter o melhor desempenho:

1. Na Área de Trabalho, pressione simultaneamente as teclas Windows + R para abrir o Executar;

2. No Executar digite SystemPropertiesPerformance e clique em OK, para abrir as Opções de Desepenho.

3. Marque a opção Ajustar para obter um melhor desempenho.

4. Clique em Aplicar, e em seguida Ok.

5. Reinicie o sistema.

 

Note que um desses passos irá ajudar, porém, não irá dar a solução desejada.  O problema é que 8gb de memória não é mais o suficiente, ainda mais se pretende jogar.

Eu tenho 16gb e venho notando que para minhas tarefas como Stream não esta dando conta. 

Recomendo que compre mais um slot de memória 8gb, então tera o total de 16gbs e para você será mais que o suficiente. 

 

Boa sorte! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!