Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
20 horas atrás, WOZ Dods disse:

@AlbertoAzJr Fez update da sua BIOS? Resetou sua BIOS? Tentou uma memória por vez?

Olá! Obrigado pela atenção!

Sim, fiz tudo isso e mais algumas coisas e tive alguns avanços desde então.

No final das contas eu desmontei o meu próprio micro, que tinha um Ryzen 3800X, e instalei nas placas mãe (sim, são duas porque comprei dois conjuntos pra fazer o upgrade pros meus dois filhos) pra checar se estavam funcionando e para repetir o processo de atualização da BIOS.

Com isso pude me certificar que as BIOS agora estão em sua versão mais recente e aparentemente os processadores (os dois são Ryzen 5700G) estão sendo reconhecidos e as memórias aparentemente também. Mas as duas agora estão com um comportamento estranho ... 

Quando uso a placa de vídeo externa tudo funciona bem. 

Quando uso o vídeo integrado o conjunto não liga em uma, e na outra o conjunto fica ligado com o LED referente à RAM piscando.

Mas deixando a placa de vídeo espetada a saída de vídeo da placa-mãe funciona o que indica que o vídeo integrado só está funcionando com a placa de vídeo espetada...fiz isso algumas vezes, com o cabo do monitor encaixado na saída de vídeo da placa-mãe o conjunto dá sinal de vídeo com a placa de vídeo externa espetada mas basta tirá-la e o conjunto para de funcionar.

Procurei na net por alguém com um relato semelhante mas não tive sucesso. Será que vcs conseguem me dar alguma dica?

Postado
11 horas atrás, AlbertoAzJr disse:

Quando uso o vídeo integrado o conjunto não liga em uma, e na outra o conjunto fica ligado com o LED referente à RAM piscando.

Pegue um dos PCs, remova a GPU, instale apenas uma memória (no slot A2 ou DIMM1), faça o reset da BIOS com a máquina desconectada da tomada usando o jumper CLR_CMOS. Teste novamente.

Se não funcionar, teste outra memória. Quando for colocar duas memórias elas tem que ser instaladas nos slots A2 e B2, necessariamente, a menos que a MB só tenha dois slots. Além disso, XMP é a última coisa que você vai ligar. Só liga isso ou qualquer outra função especial na BIOS depois que o PC estiver 100% funcional. Se ligar e ficar instável, é perfeitamente normal. Nesse caso terá que fazer ajustes para funcionar.

@AlbertoAzJr Como seu assunto é externo a este tópico, recomendo que peça a moderação para mover todos os comentários referentes à sua dúvida para um tópico próprio. Assim evitamos poluir o tópico de outro colega que já está resolvido e é mais antigo.

Postado

@WOZ Dods Eu fiz e não deu nada. Mas eu resolvi o problema da forma mais fácil,mandei para a garantia e me mandaram uma nova e que não estava com defeito. 

Obrigado pela ajuda de todos.

Agora estou a procura de um Air cooler bom e de fans boas e bonitas

• Curtir 1
Postado

@Kennedy Roger Air cooler recomendo os abaixo, com atenção especial para os Scythe Fuma 2 e Ninja 5 que são de alta qualidade/desempenho e cabem em praticamente qualquer gabinete:

• CM Hyper 212 Black Edition - 158,8mm
    CM Hyper 212 Turbo - 163mm
    CM MasterAir MA410P - 158,5mm
    CM MasterAir MA410M - 165,1mm
    CM MasterAir MA620P - 165mm
    DeepCool NEPTWIN V2 - 158mm
    Scythe Fuma 2 - 154,5 mm
    Scythe Ninja 5 - 155 mm
    Scythe Kotetsu Mark II - 154 mm
    Scythe Mugen 5 - 154,5 mm
Postado
3 horas atrás, Kennedy Roger disse:

@WOZ Dods Eu fiz e não deu nada. Mas eu resolvi o problema da forma mais fácil,mandei para a garantia e me mandaram uma nova e que não estava com defeito. 

Obrigado pela ajuda de todos.

Agora estou a procura de um Air cooler bom e de fans boas e bonitas

Nossa, mas você trocou por uma outra idêntica? E funcionou?!

Estou com três placas mãe aqui, duas Duas TUF GAMING B550M-PLUS e uma TUF GAMING B550-PLUS WIFI, e nenhuma delas funcionou com o Ryzen 5700G como devia só do jeito que descrevi no meu post anterior, com uma placa de vídeo espetada nela.

@WOZ Dods, muito obrigado pelas dicas. Me desculpe a ignorância mas como faço pra falar com o moderador e pedir aquilo que você recomendou?

Postado
4 horas atrás, AlbertoAzJr disse:

Estou com três placas mãe aqui, duas Duas TUF GAMING B550M-PLUS e uma TUF GAMING B550-PLUS WIFI, e nenhuma delas funcionou com o Ryzen 5700G como devia só do jeito que descrevi no meu post anterior, com uma placa de vídeo espetada nela.

Pode usar o recurso de denunciar um post, mesmo que seja seu, ou simplesmente clicar nos moderadores no final da página e mandar uma mensagem para algum deles. 

Sobre o que falou antes, você fez update da BIOS? Resetou?

Postado
5 horas atrás, WOZ Dods disse:

Pode usar o recurso de denunciar um post, mesmo que seja seu, ou simplesmente clicar nos moderadores no final da página e mandar uma mensagem para algum deles. 

Sobre o que falou antes, você fez update da BIOS? Resetou?

Bom, nas B550M-PLUS eu usei o recurso do "USB BIOS FLASHBACK" pra atualizar a BIOS delas usando um pendrive e atualizei direto pra última versão.

Uma delas se comportava exatamente como o descrito no post que originou esse tópico ... acompanhando os QLEDs, primeiro acendia e apagava o da RAM, depois o da CPU dava uma rápida "piscada" e depois o da RAM dava uma "piscada" mais rápida ainda e depois a placa desligava.

A outra acendia e apagava o led da RAM, depois o da CPU piscava uma vez e depois o da RAM ficava piscando um tempão. Às vezes depois de um tempo ela parava de piscar e ficava acesa direto, às vezes ela ficava alternando entre RAM e CPU, fato é que essa placa continuava ligada mas não fazia a inicialização do sistema.

Mas tanto num caso como no outro, quando eu coloquei o meu processador (eu tenho um Ryzen 3800X ... fiquei P da vida por ter que desmontar minha máquina pra isso mas enfim...) pude conferir que a atualização tinha funcionado porque a BIOS estava na última versão. Bom, mesmo assim, como já estava com ela aberta, aproveitei e atualizei de novo mas o comportamento das placas não mudou.

O detalhe é que depois que eu atualizei a BIOS, eu coloquei o 5700G e a B550M-PLUS inicializou .... com a minha placa de vídeo.(Lembre que o 3800X não tem vídeo integrado, por isso tive que usar minha GTX970) Na hora fiquei esperançoso mas bastou tirar a placa que o sistema parou de inicializar.

Aí eu coloquei ela de novo e o sistema inicializou. Entrei na BIOS bonitinho, o processador estava lá reconhecido sem problemas .... e foi aí que eu reparei que eu tinha esquecido de conectar o cabo HDMI de volta na placa de vídeo ... ela estava na saída HDMI da placa-mãe!!! Significava que era o vídeo integrado da 5700G que estava em ação e não a GTX970. Pra conferir isso tirei o cabo da saída HDMI da placa-mãe e coloquei na da placa de vídeo ... e nada de imagem.

Na outra B550M-PLUS foi a mesma coisa, o sistema só inicializava com a placa de vídeo espetada na placa-mãe, mesmo que o vídeo usado fosse o integrado ao 5700G.

E na B550-PLUS WIFI foi a mesmíssima coisa, a única diferença foi que eu usei o "USB BIOS FLASHBACK" de acordo com o figurino, só com a placa-mãe ligada na fonte, sem processador e sem memória, (nas B550M-PLUS eu fiz isso com o processador já montado ... só depois é que fui saber que era pra fazer só com a placa-mãe mas pelo visto não fez diferença). Sem a GTX970 o conjunto placa-mãe/memória/processador desliga depois do led da ram acender e apagar e o da CPU dar uma rápida "piscada". Com a GTX ela liga e entra bonitinho na BIOS, como se estivesse tudo bem, mesmo que a saída de vídeo usada seja a da placa-mãe. Vá entender né?

De tudo isso só posso concluir que tem algo de errado na relação entre as TUF GAMING e o Ryzen 5700G, três placas mãe e três processadores não podem estar dando defeito simultaneamente, seria muito azar. Entrei em contato com a loja e vou ver o que eles falam.

Postado
Em 26/11/2021 às 23:58, AlbertoAzJr disse:

E na B550-PLUS WIFI foi a mesmíssima coisa, a única diferença foi que eu usei o "USB BIOS FLASHBACK" de acordo com o figurino, só com a placa-mãe ligada na fonte, sem processador e sem memória, (nas B550M-PLUS eu fiz isso com o processador já montado ... só depois é que fui saber que era pra fazer só com a placa-mãe mas pelo visto não fez diferença). Sem a GTX970 o conjunto placa-mãe/memória/processador desliga depois do led da ram acender e apagar e o da CPU dar uma rápida "piscada". Com a GTX ela liga e entra bonitinho na BIOS, como se estivesse tudo bem, mesmo que a saída de vídeo usada seja a da placa-mãe. Vá entender né?

De tudo isso só posso concluir que tem algo de errado na relação entre as TUF GAMING e o Ryzen 5700G, três placas mãe e três processadores não podem estar dando defeito simultaneamente, seria muito azar. Entrei em contato com a loja e vou ver o que eles falam.

Se ainda está com esses componentes, se ainda não enviou de volta, recomendo apenas que faça o reset da BIOS como sugeri anteriormente, isso com ela já atualizada, remova a GPU, deixe apenas um pente de RAM, tente inicializar. Se falhar, tente outro cabo de vídeo e depois outro pente de memória. Se mesmo assim falhar, acredito que realmente sua CPU ou seu "CPU socket" está com problemas. Nesse caso só acionando a garantia. Se usou a mesma CPU em mais de uma MB e o problema foi o mesmo, então certamente é a CPU.

• 1 ano depois...
  • 5 meses depois...
Postado

Olá, alguém conseguiu uma solução?

comprei uma placa nova e deu o mesmo problema:

TUF GAMING B550-PLUS WIFI II e processador Ryzen 5700G. Quando eu ligo pára no led DRAM que fica piscando. 

Já atualizei a BIOS, na verdade ela já veio suportando os Ryzen 5xxx. Mesmo assim atualizei para a última versão. 

O estranho é que testei com outro processador um Athlon 240G se não me engano e funcionou de boa. 

Outra coisa estranha é que pluguei um SSD M.2 Xpg Gammix S11 em um dos slots NVMe e a placa não reconheceu. 

Só reconheceu quando eu pluguei ele no outro slot, que fica debaixo de um dissipador que tem na placa-mãe. Não sei se isso é normal. 

Estou com medo que seja problema na placa-mãe. Mas não sei como ter certeza. Estou dentro do período de 7 dias de troca da placa. Se for o caso vou devolver. Mas queria mesmo é que funcionasse. Já vi algumas pessoas com o mesmo problema para esta placa, mas nada de solução ainda. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...