Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, gostaria da ajuda de vocês

Comprei uma placa-mãe B550M Plus e um Ryzen 7 5700G

Só que quando ligo o PC, ele não dá boot, a q-led da molho fica vermelha, onde está escrito cpu.

E já testei outros cpu e da a mesma coisa também.

Gostaria de saber se alguém saberia me ajudar a resolver esse problema.

BIOS já está atualizada pra última versão

-5154842533916944933_121.jpg

Postado
2 minutos atrás, Andros Santos disse:

Veja se as memórias e outros componentes estão corretamente encaixados. Teste com outra fonte.

Estão sim e a fonte é nova, redragon 700w modular, e a ram e o cpu estão devidamente encaixados. Era pra ligar normal 

Postado

Se sua fonte e placa-mãe tiverem conectores 8 pinos, conecte os 8, mas se a placa-mãe tiver só 4 ou a fonte tiver só 4, conecte os 4 pinos da esquerda, isso pode resolver o problema.

Postado
1 hora atrás, Andros Santos disse:

@Kennedy Roger Testou só com uma memória trocando de slot?

Repito se um cooler ou uma memória não estiver devidamente encaixada pode causar problemas digo isso por experiência propiá. 

Testei mais ou menos. Assim que chegar em casa vou testar com casa um separado.

1 hora atrás, DarkStalker disse:

Teste também com outro processador, só para tirar a dúvida.

Vou vê se consigo arrumar outro Ryzen pra testar.

Eu tinha testado com o R5 5600G e deu a mesma coisa. Mas foi antes de atualizar a BIOS.

Postado
1 hora atrás, Pepse disse:

Se sua fonte e placa-mãe tiverem conectores 8 pinos, conecte os 8, mas se a placa-mãe tiver só 4 ou a fonte tiver só 4, conecte os 4 pinos da esquerda, isso pode resolver o problema.

Tem dois de 8 pinos minha fonte e a placa-mãe é 8 pinos.

Tô usando ela mas vou vê se troco 

Postado
5 minutos atrás, Kennedy Roger disse:

Testei mais ou menos. Assim que chegar em casa vou testar com casa um separado.

Vou vê se consigo arrumar outro Ryzen pra testar.

Eu tinha testado com o R5 5600G e deu a mesma coisa. Mas foi antes de atualizar a BIOS.

ideal é testar com um de terceira geração, se funcionar com um desses é por causa da BIOS. 

voce que atualizou a BIOS ou foi a loja que te vendeu?

Postado
6 minutos atrás, WOZ Dods disse:

A sua MB suporta update da BIOS sem CPU. Basta seguir o passo a passo do manual e instalar a mais recente disponível no site da ASUS, na página do produto.

Instalei sem cpu mesmo. E já tá já mais recente

Postado

Quando tiver problemas de inicialização do sistema como os que narrou aqui, primeiro desconecte todos os componentes da placa-mãe, deixando apenas CPU e memória. Desconecte todos os cabos deixando apenas o de 24 pinos e o de 8 pinos da placa-mãe. Coloque a MB em cima da própria caixa, faça um reset da BIOS com a fonte desconectada da tomada, encostando uma chave de fenda nos dois polos do jumper CLR_CMOS por 40 segundos. Passado esse tempo de curto nos polos, retire a chave, reconecte a tomada, deixe apenas um módulo de memória e tente iniciar o sistema fechando curto brevemente no jumper PWR_SW no jumper do painel frontal (JFPN1). Se não ligar, desconecte da tomada, troque o módulo de memória por outro, encaixando esse segundo em outro slot, e tente novamente ligar.

Isso é chamado de teste de bancada.

• Amei 1
Postado
6 minutos atrás, DarkStalker disse:

ideal é testar com um de terceira geração, se funcionar com um desses é por causa da BIOS. 

voce que atualizou a BIOS ou foi a loja que te vendeu?

Foi eu quem atualizou a BIOS mesmo. De terceira gen vai ser difícil

Postado

Se tudo isso falhar, use o procedimento de restaurar a BIOS com o recurso DUAL BIOS que sua MB tem (vide manual). Tente novamente desde o processo de update da BIOS e dessa vez certifique-se de usar um pendrive em perfeito estado, formatado em FAT32 (salvo engano o manual cita o formato correto a ser utilizado, verifique nele), e SEMPRE aguarde o processo de update com paciência, esperando alguns minutos a mais depois de a luz de update parar de piscar para seguir com a montagem.

1 minuto atrás, Kennedy Roger disse:

Foi eu quem atualizou a BIOS mesmo. De terceira gen vai ser difícil

Sua MB tem update sem CPU e DUAL BIOS, você não precisa testar com CPU anterior, descarta isso.

Só precisa certificar-se de que o update foi bem sucedido.

• Amei 2
Postado
2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Se tudo isso falhar, use o procedimento de restaurar a BIOS com o recurso DUAL BIOS que sua MB tem (vide manual). Tente novamente desde o processo de update da BIOS e dessa vez certifique-se de usar um pendrive em perfeito estado, formatado em FAT32 (salvo engano o manual cita o formato correto a ser utilizado, verifique nele), e SEMPRE aguarde o processo de update com paciência, esperando alguns minutos a mais depois de a luz de update parar de piscar para seguir com a montagem.

Sua MB tem update sem CPU e DUAL BIOS, você não precisa testar com CPU anterior, descarta isso.

Dei a ideia de ele testar com uma CPU de 3 geração para ver se funciona, mas a opção do dual BIOS é mais fácil mesmo :D 

• Curtir 2
Postado

Precisa certificar-se também de que a BIOS está zerada (reset), as memórias estão saudáveis e que instalou sua CPU corretamente. Como esta CPU vem com pasta térmica pré-aplicada, só poderá reassentá-la se tiver pasta nova e de qualidade para passar, pois não se deve reaproveitar pasta térmica. Seria bom também para verificar os pinos, pois é muito comum pessoas amassarem eles e não verem.

Postado
5 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Sério, obrigado mesmo por toda explicação muito bem detalhada.

No momento estou no trabalho, mas chegando em casa irei testar tudo direitinho como você falou, espero que funcione. 

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, DarkStalker disse:

Dei a ideia de ele testar com uma CPU de 3 geração para ver se funciona, mas a opção do dual BIOS é mais fácil mesmo :D 

Essa MB foi feita para não precisar disso né. Se não pegar update então é defeito dela.

• Curtir 2
Postado
agora, WOZ Dods disse:

Precisa certificar-se também de que a BIOS está zerada (reset), as memórias estão saudáveis e que instalou sua CPU corretamente. Como esta CPU vem com pasta térmica pré-aplicada, só poderá reassentá-la se tiver pasta nova e de qualidade para passar, pois não se deve reaproveitar pasta térmica. Seria bom também para verificar os pinos, pois é muito comum pessoas amassarem eles e não verem.

Pasta térmica tenho de sobra e de boa qualidade. E os pinos estão intactos, sou bem cuidadoso com eles e sempre me verifico de olhar eles.

• Curtir 1
Postado

@Kennedy Roger Verifique também suas conexões de 24 e 8 pinos. Se os conectores não estiverem bem inseridos podem ficar com mau contato.

Obs.: O esquema de fazer reset pelo jumper é mais garantido e correto do que mexer com bateria, então sempre faça por esse método. Ligar pelo JFP1 descarta a chance de ser botão defeituoso no gabinete.

agora, Kennedy Roger disse:

Pasta térmica tenho de sobra e de boa qualidade. E os pinos estão intactos, sou bem cuidadoso com eles e sempre me verifico de olhar eles.

Então não custa nada reassentar a CPU para certificar-se de que foi bem encaixada e que não veio com nenhum pino amassado de fábrica. Pode acontecer, já vi acontecer por sinal. Olhe com muita atenção, linha por linha de pinos. Quando for reassentar a CPU, segure o meio dela com a ponta do dedo, apertando levemente contra o socket, enquanto baixa a alavanca. Isso garantirá contato perfeito no socket.

• Curtir 1
  • Amei 1
  • mês depois...
Postado

Boa, noite! Estou com o mesmo problema relatado neste tópico. No meu caso é uma ASUS TUF GAMING B550 com um Ryzen 5700G que, durante a inicialização pisca o QLED das RAM, depois passa pra QLED da CPU e daí o conjunto desliga sem maiores explicações. O seu caso foi resolvido? Se sim, qual foi a solução?

Postado

@WOZ Dods vi que cê aparentemente conhece muita coisa sobre, tô com um problema mais ou menos próximo a essa da b550m, criei um tópico por aqui, podia dar uma passada lá pra dar uma opinião? acho que cê pode me ajudar com a b450m, pfvr.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!