Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, tudo bem?

Só para explicar a situação, na metade desse ano eu montei um PC básico para alguns serviços de modelagem relacionados à minha área profissional, por esse motivo acabei comprando:

Gabinete Gamer Pichau Gadit X

placa-mãe ASUS PRIME H410M-E

Processador Intel Core i5-10400

x2 Memória Corsair Vengeance LPX, 8GB, 2666MHz, DDR

Fonte Corsair 550W 80 Plus Bronze CX550

Placa de vídeo RX-560D (Aliexpress)

A princípio meu intuito nunca foi montar um PC mais robusto, por isso a placa-mãe básica e a VGA da China, mas os trabalhos de modelagem começaram a demandar mais da placa gráfica e resolvi chutar o balde e comprar uma RTX 3060 Galax, pretendo fazer com que ela se pague minerando.

Dito isso, e também devido ao fato de meu último PC Gamer sofrer muito com temperatura da VGA (XFX HD 4870, Chegava a 114 °C) e CPU (Phenom ii x2 550, 80 °C), resolvi investir em um sistema de refrigeração e acabei comprando:

Cooler DeepCool Gammaxx 400EX (Sei que não é estritamente necessário para um processador bloqueado, mas quis comprar.)

x6 Ventoinha Pichau Gaming Feather X 

Acontece, que, obviamente, minha placa-mãe não tem 8 conexões para ventoinhas, então adquiri uma controladora:

CONTROLADORA DE VENTOINHA PICHAU GAMING 10 FANS C/ CONTROLE

Nem me liguei no fato da conexão da controladora ser 6-pin e das ventoinhas 4-pin, daí claro que não deu certo ligar as ventoinhas na controladora, daí o animal aqui, achando que tinha resolvido a situação, ligou a controladora na fonte, e nos restantes das conexões da fonte, por meio de adaptadores que vieram junto às ventoinhas, fez a ligação de cada ventoinha direto na fonte e funcionou, achando que tinha resolvido a situação.

Fiz isso meio dia, quando fui para casa almoçar, às 13:15 saí para o trabalho novamente e quando cheguei me liguei no fato de que as ventoinhas estão trabalhando em modo full, pois não existe nenhuma controladora para regular a potencia delas.

Agora quero resolver a situação, existe algum tipo de adaptador de 4-pin para 6-pin que valha a pena comprar ao invés de devolver a controladora e comprar outra?

Pensei em comprar o CONTROLADOR DE FAN DEEPCOOL FH-10 PWM COM 10X 4 PINOS, creio que resolveria a situação, certo?

Nesse caso, teria como desligar os LEDs da ventoinha utilizando ela controladora, por software?

Existe alguma outra opção para resolver a situação?

Não monto PC desde 2009, então a cabacice comeu solta nesse caso.

Postado
15 minutos atrás, Marcelo N Juvencio disse:

Cooler DeepCool Gammaxx 400EX (Sei que não é estritamente necessário para um processador bloqueado, mas quis comprar.)

Na verdade é recomendado usar um bom air cooler nesse tipo de processador, o próprio Gammaxx 400 V2 já daria conta.  O cooler box que a Intel e AMD mandam são muito ruins para processadores desse nível.

16 minutos atrás, Marcelo N Juvencio disse:

Acontece, que, obviamente, minha placa-mãe não tem 8 conexões para ventoinhas, então adquiri uma controladora:

CONTROLADORA DE VENTOINHA PICHAU GAMING 10 FANS C/ CONTROLE

Você comprou uma controladora para ventoinhas RBG, são 3 pinos para controle da ventoinha (sem controle PWM) e mais 3 pinos para controle do RGB, totalizando 6 pinos. Talvez consiga usa-lo com algum tipo de adaptador.

21 minutos atrás, Marcelo N Juvencio disse:

Pensei em comprar o CONTROLADOR DE FAN DEEPCOOL FH-10 PWM COM 10X 4 PINOS, creio que resolveria a situação, certo?

Nesse caso, teria como desligar os LEDs da ventoinha utilizando ela controladora, por software?

O link está errado, mas o FH-10 realiza a função que você precisa. Eu uso o FH-04 para controlar 4 ventoinhas no meu gabinete. Você também pode optar por cabos splitters, exemplo:

https://www.amazon.com.br/Splitter-Flexa-Pinos-AK-CBFA03-45-Akasa/dp/B005EKU5CO/ref=asc_df_B005EKU5CO

• Solução
Postado
15 minutos atrás, Marcelo N Juvencio disse:

@GuilhermeGB Em relação ao FH-10, existe a possibilidade de conectar as duas fans da CPU e linkar a potencia em relação à temperatura da própria CPU? As outras 6 fans poderiam ter sua rotação linkada à temperatura da placa-mãe?

Dentro da BIOS da placa-mãe você provavelmente deve conseguir consegue escolher com base em que temperatura a velocidade das ventoinhas do gabinete serão controladas e dentro de que faixa. As ventoinhas do gabinete ficariam melhor linkadas com a temperatura da placa de vídeo, que é o hardware que mais dissipa calor no seu PC. Já ouvi falar que é possível, mas não encontrei na minha placa-mãe, e não sei se ela não tem esse recurso ou se é minha placa de vídeo que é muito antiga para oferecer esse tipo de comunicação com a placa-mãe.

Pessoalmente, eu não notei muita diferença com as ventoinhas rodando em alta velocidade, no meu caso, as minhas chegam até uns 1500 RPM e o ruído incomoda um pouco. Prefiro mantê-las entre 1100-1300 RPM, até porque não consigo deixar abaixo de 1100 RPM por serem ventoinhas de 3 pinos controladas via tensão e não via PWM, e com tensão abaixo de 7V elas desligam. No seu caso você pode manter as ventoinhas numa velocidade bem baixa durante a utilização normal do PC, tipo uns 700 RPM, o mesmo vale para o cooler do processador.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!