Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montar módulo receptor AM/FM


rmlazzari58

Posts recomendados

Pessoal, desculpe, talvez esse post seja um pouco off topic (se for, por favor, perdoem) mas... como não tenho nenhuma sucata dessas, tenho procurado pela Internet mas o que tenho encontrado não é para iniciantes... Será que vale a pena abrir um tópico sobre como montar um módulo para recepção de AM e FM estéreo a partir do zero?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Será que vale a pena abrir um tópico sobre como montar um módulo para recepção de AM e FM estéreo a partir do zero?

Não vale a pena, a placa é complicada de fazer e as bobinas são difíceis de encontrar. 

A não ser que você queira só ter o trabalho de fazer mesmo aí pode retirar todas elas de uma sucata. 

Eu sempre que monto meus radinhos pego o receptor em uma sucata qualquer e faço o resto (caixa, painel, amplificador, fonte e etc.) mesmo assim dá bastante trabalho. 

Atualmente estou montando um com sintonia digital! Kkkk 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Renato.88 disse:

Atualmente estou montando um com sintonia digital! Kkkk 

Uia, rs... "digital"?! E ainda tem a parte do mostrador da frequência sintonizada...

 

Sucata anda difícil, por aqui. Tava pensando em fazer algo a partir de um kit como esse:

 

(não é propaganda, não conheço nem o kit nem o vendedor, é só exemplo)

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2045044060-kit-radio-amfm-para-montar-_JM?searchVariation=173766165204#searchVariation=173766165204&position=4&search_layout=grid&type=item&tracking_id=47a07403-7887-4d12-bc1a-26f757805b8b

 

mas será que o FM é estéreo? Ou, se for mono, será que daria para fazer alguma gambiarra para decodificar esse mono em estéreo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

mas será que o FM é estéreo? Ou, se for mono, será que daria para fazer alguma gambiarra para decodificar esse mono em estéreo?

É mono. 

Mas o decodificador estéreo é simples de fazer, basta comprar o CI dedicado e montar o circuito conforme o datasheet, não é crítico que nem o rádio. 

Existem vários CIs pra isso, o mais famoso é o LM1310 e seus equivalentes que foram usados em muitos rádios dos anos 70/80.

Também tem outros como os LA33xx da Sanyo. 

Mesmo sendo antigo ainda tem pra vender. 

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Uia, rs... "digital"?! E ainda tem a parte do mostrador da frequência sintonizada...

Sim, estou usando displays de 7 segmentos comuns e vários leds pra mostrar as funções. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!