Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gente estou com um problema que está tirando meu sono…

em vários momentos aleatórios (desde quando eu ligo o PC ou estou vendo um vídeo, jogando e etc)

o PC da uma tela preta e os fans começam

a girar muito rápido 

Ai eu só consigo voltar a usar ele desligando manualmente e iniciando de novo

não sei o que fazer pra descobrir o problema, vcs podem me dar algumas dicas do que eu posso fazer pra achar o problema e tentar solucionar?

meu PC:

h410m gigabyte 

1050 ti evga

i3 10100f

16 gb memoria ram da pichau 

fonte mancer 600w 80 plus bronze

Postado
7 horas atrás, harr_07 disse:

Gente estou com um problema que está tirando meu sono…

em vários momentos aleatórios (desde quando eu ligo o PC ou estou vendo um vídeo, jogando e etc)

o PC da uma tela preta e os fans começam

a girar muito rápido 

Ai eu só consigo voltar a usar ele desligando manualmente e iniciando de novo

não sei o que fazer pra descobrir o problema, vcs podem me dar algumas dicas do que eu posso fazer pra achar o problema e tentar solucionar?

Isso é indicativo de que seu PC travou. Tem que diagnosticar por que ele está travando. Seu sistema está saudável? Foi instalado apenas para essa placa-mãe? Baixou os drivers do fabricante da placa-mãe? Isso ocorre em todos os programas/jogos?

Postado
2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Isso é indicativo de que seu PC travou. Tem que diagnosticar por que ele está travando. Seu sistema está saudável? Foi instalado apenas para essa placa-mãe? Baixou os drivers do fabricante da placa-mãe? Isso ocorre em todos os programas/jogos?

Aparentemente está saudável, as temperaturas não sobem muito, eu baixei o app center da gigabyte e atualizei os drivers da placa-mãe por lá.

aconteceu uma vez jogando among us (que é um jogo super leve) e só ontem aconteceu 3x assistindo uma live na twitch, ai quando eu ligava o PC passava 1 minuto a tela ficava preta e acontecia tudo de novo. Como vi que não ia ter jeito fui dormir, e liguei hj cedo e n aconteceu isso, mas sei que uma hora ou outra vai voltar o mesmo problema.

Postado

@harr_07 

1. Você está com o XMP ligado nessa MB?
  2. Está usando estabilizador?
  3. Suas tomadas e cabos são 100% compatíveis ou estão com adaptador/T?
  4. Olhou se ficou algum dispositivo sem driver no gerenciador de dispositivos?
  5. Foi instalado apenas para essa placa-mãe?
Postado

@WOZ Dods  1- estou usando xmp pra utilizar o MHz das memorias no maximo delas

porque tava setado 2400 e o MHz da memória era 2666

2- sim estou usando

3- aparentemente sim

4- sou meio leigo pra isso, então n saberia ver e saber ao certo

5- sim apenas para a placa-mãe 

Postado
12 horas atrás, harr_07 disse:

1- estou usando xmp pra utilizar o MHz das memorias no maximo delas

porque tava setado 2400 e o MHz da memória era 2666

2- sim estou usando

3- aparentemente sim

4- sou meio leigo pra isso, então n saberia ver e saber ao certo

5- sim apenas para a placa-mãe 

1. Desligue o XMP para fazer testes. Se comprovarmos que o problema é ele, te explico como estabilizá-lo depois.
  2. Pegue esse estabilizador, enrole o cabo dele, deposite gentilmente dentro do cesto de lixo e nunca mais compre outro. Alternativamente pode usá-lo como apoio de porta ou peso de papel, mas nunca para eletrônicos, pois ele danifica qualquer eletrônico que for ligado nele. Para mais informações sobre o assunto vá ao setor de fontes e energia aqui do fórum e leia os tópicos fixos sobre estabilizadores e fontes.
  3. Se uma é padrão novo e a outra padrão antigo, então não estão compatíveis. Essa incompatibilidade, apesar de ambas aparentarem fisicamente serem compatíveis, pode ocasionar mau contato. Observe que tomadas novas tem uma parte de plástico e uma de metal em seus conectores, sendo que essa parte de plástico vai impedir o contato correto com tomadas de parede de padrão antigo. Nunca tente casar os dois, ou troque um ou troque o outro.
  4. Clique com o botão direito sobre o botão iniciar do windows. Vá em gerenciador de dispositivos, dê print, cole aqui.
  5. Se você instala o sistema para uma placa-mãe e a troca depois sem reinstalar o sistema em seguida, terá problemas de instabilidade. Se tem certeza de que fez corretamente, ok.
Postado

@WOZ Dods

1. eu desliguei e o problema continua

2. não estou mais usando o estabilizador

3. a tomada é nova, eu acredito que talvez não seja ela o problema

4.era pra tirar esse print?

5. eu nem mexi dps

fiz alguns testes de stress na placa de video com o furmark e tmb em alguns jogos, e agr está acontecendo com mais frequência e sempre quando eu começo ou termino de fazer alguma coisa, como ver um video ou abrindo um jogo ou quando eu fecho nesses momentos está se tornando mais comum acontecer sso, formatei o PC e continua a mesmo coisa.

eu desconfio que o problema é na placa de video (pois fiz um teste meio doido, quando o PC estava tendo esse problema toda vez que eu iniciava, eu abri o gabinete e removi a placa de video e tentei ligar  e aparentemente o PC não deu esse problema.(como n tenho video integrado coloquei a senha do PC sem ver o video na tela)

se o problema talvez for a placa de video o que poderia ser? 

e minha placa-mãe tem uma BIOS para atualizar é recomendavel eu atualizar?

901803417_CapturadeTela(1).thumb.png.ccc957a6f6efb2a4e8319cf68901294b.png

Postado
25 minutos atrás, harr_07 disse:

fiz alguns testes de stress na placa de video com o furmark e tmb em alguns jogos

Furmark é um teste de estabilidade e tem momentos certos para usá-lo, e tempo certo também. Se sua GPU estiver com defeito você pode agravá-lo ao usar sem critério.

27 minutos atrás, harr_07 disse:

se o problema talvez for a placa de video o que poderia ser? 

Pode sim ser a GPU. Acho bom eliminar todas as outras opções antes de condená-la, afinal o prejuízo é grande a menos que ainda esteja na garantia. Você tem algum outro PC onde possa testá-la? Comprou ela nova?

28 minutos atrás, harr_07 disse:

e minha placa-mãe tem uma BIOS para atualizar é recomendavel eu atualizar?

Como ultima alternativa, sim. Raramente atualizações de BIOS afetam os slots PCIe ou coisas do tipo. Pode inclusive ler as descrições das versões de BIOS mais recentes (posteriores à sua atual), pois eles sempre esclarecem as correções.

Se tiver outro PC para testar a GPU, teste.

Postado

@WOZ Dods obrigado pela ajuda, infelizmente eu n tenho outro PC pra testar, porém vou correr atras de algum lugar pra fazer esses testes.

a placa de video é usada, é a unica que eu comprei usada (se ela estiver zuada lascou kkkkkkkk)

vou procurar alguma forma de fazer esses testes, e obrigado você me deu um norte pra saber o que eu posso fazer, por enquanto eu não descubro o problema, vou usar o PC somente pra uso basico sem jogar nem nada porque assim tem menos chances de acontecer isso novamente

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!