Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou com uma TV Semp 1022

Que a imagem tem uma lista preta embaixo (com a TV em modo tela azul sem nada conectada, se conectar algo dá no mesmo, falei isso só para garantir que o defeito não é na fonte de sinal).

já mexi no trimpot da regulagem do vertical que tem na placa e isso melhora um pouco, mas o problema não é aí, pois se deixar a TV ligada alguns minutos a imagem vai crescendo e o problema é sanado.

O que significa que se eu arrumar pelo trimpot, quando ela esquentar vai desregular novamente.

Será que pode ser algum capacitor que está esquentando? alguém tem alguma ideia se pode ser algo fácil para um iniciante na área?

Agradeço.

• 1 ano depois...
Postado

Finalmente consegui os capacitores para troca.

Troquei praticamente todos do ramal do vertical (pelo menos eu acho que sim), vi em um vídeo que por exemplo se um capacitor do vertical for 303, os outros começando igual serão também do vertical, por exemplo 304... 305... 306... etc.

Troquei todos desta linha.

Tinha um grande que era de 3000uf (não sei se é original ou se o dono anterior que colocou), não achei ainda para venda, pois quando pesquise deste valor grande ele fica me redirecionando para capacitores de motores... daqueles cinzas grandes.

Então coloquei um novo de 2200uf (o anterior media 2400 no capacimetro).

Assim que conseguir o ideal, trocarei.

Porém o problema persistiu.

Esta TV SEMP1022 tem fonte separada. *(para quem acompanha meus tópicos pode achar que falo sempre da mesma TV, mas na verdade tenho várias destas em versões diferentes e estou tentando o conserto delas. E muitas já reviveram graças a ajuda do pessoal aqui do fórum).

Desculpe a ignorância, mas esta tal fonte secundária ficaria na mesma placa da fonte? ou é algum outro estágio da TV?

Em geral ela ficava toda azul na parte de cima e em baixo lista preta.

Agora quando fui fotografar, estava com lista preta em cima e em baixo. Mas em geral fica preto só em baixo.

Outra coisa que percebi é que no início da imagem parece que as linhas são mais separadas e vão se juntando até se juntarem mais espremidas no meio (não sei se isso é normal deste defeito)

Se regular em uma das extremidades o potenciômetro do vertical, fica (imagem azul+lista forte no meio).

Fotos anexas:

inicio das linhas.jpg

linha forte.jpg

normal.jpg

• 3 semanas depois...
Postado

Problema resolvido.

Anteriormente tinha trocado muitos capacitores do TV (todos relacionados ao vertical) e também alguns da fonte (embora esta TV tenha fonte em placa separada e tinha testado com placa da outra que estava boa, troquei mesmo assim)

Sei que não é o correto trocar tudo assim, mas dada a idade do aparelho, já fiz um recap quase completo (pelo menos já ajudará em problemas futuros).

Cheguei a trocar o CI da vertical (não mudou nada)

Cheguei a desconfiar de um diodo que fica ligado junto com o CI do vertical, mas como não tinha igual então não arrisquei, pois dizem que este diodo tem que ser muito rápido para ser usado ali (o que será que acontece se colocar um lento?)

Vendo videos no youtube, percebi que estas TVs de 10" da SEMP são distribuídas em vários modelos semelhantes, mas varias etapas dos circuitos são semelhantes (muda o código das peças nos circuitos, mas elas em geral estão sempre lá).

Verifiquei também que tem um capacitor problemático que sempre dá este tipo de defeito.

Com isso, bastou achar na minha onde tal capacitor ficava no circuito.

O capacitor é de 2,2uF x 50v

Fica próximo do CI que lida com RGB e demais etapas relacionadas ao Vídeo (não é o microprocessador).

Trocado o bichinho, o vertical abriu que foi uma lindeza.

Obrigado a todos pelas dicas e o empenho em ajudar.

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado
Em 09/08/2023 às 13:17, Blumer Celta disse:

Problema resolvido.

Cheguei a desconfiar de um diodo que fica ligado junto com o CI do vertical, mas como não tinha igual então não arrisquei, pois dizem que este diodo tem que ser muito rápido para ser usado ali (o que será que acontece se colocar um lento?)

Obrigado a todos pelas dicas e o empenho em ajudar.

O máximo que acontece nesses casos é que o diodo superaquece e queima...

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...