Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal! Apesar do meu user ser novo aqui no Fórum, venho acompanhando ele desde que cursava técnico em processamento de dados lá em 2002 e o site se chamava Gabriel Torres. Em todos esses anos ele me foi muito útil por diversas vezes e hoje venho aqui novamente pedir uma ajuda dessa comunidade, pois o hardware sempre foi meu ponto fraco.

Estou querendo montar um PC para fazer streamings. Esses streaming’s seriam capturados de consoles que tenho aqui, tanto mais modernos quanto antigos. Já tenho em mente que vou ter que adquirir uma placa de captura a parte, além disso pensava em usar dois monitores. Seria legal que o micro também rodasse alguns jogos leves, como o Cuphead, por exemplo, porque os jogos que exigem mesmo serão usados nos consoles. Também seria interessante que esse computador “durasse” certo tempo, ou seja, que não fique defasado rapidamente e que upgrades futuros possam ser feitos.

A Black Friday está próxima e estava pensando em gastar entre 5K e 6K, minhas dúvidas são as seguintes: 

- Os processadores Intel de 11ª geração estão valendo muito mais a pena que os da 10ª?

- Gostaria de uma placa-mãe mais “robusta” que tenha muitas saídas, som integrado e para futuros upgrades (como a ASUS B560m).

- Sendo compatível, vale a pena investir em memórias RAM de 3000mhz em vez das de 2600mhz?

- A placa de vídeo integrada daria conta do recado? Ou seria necessário uma placa dedicada, visto que seriam necessárias mais saídas e entradas de vídeo?

- Está valendo a pena investir em um SSD M.2 de maiores taxas de leitura e gravação?

Fiquem à vontade para sugerir configurações, mesmo se achar alguma interessante que seja em um valor um pouco mais baixo ou mais alto, principalmente porque às vezes há problemas de compatibilidade entre os hardwares e nem percebemos.

Desde já, agradeço a ajuda!

Postado

@GuigoCWB Opa mano beleza? Só não vou conseguir montar uma config pra você agora, mas se quiser montar e mandar aqui eu dou uma olhada, mas irei tentar responder suas dúvidas, não sou nenhum expert mas conheço um pouco do assunto.

2 horas atrás, GuigoCWB disse:

Os processadores Intel de 11ª geração estão valendo muito mais a pena que os da 10ª?

Não, a diferença não é tanta para justificar o preço, porém da 9ª geração pra baixo já não recomendo comprar. então se quiser Intel mesmo o melhor é a 10 geração, só se a 11 tiver no precinho kkkk. Não gosta de AMD? Acredito estarem valendo mais a pena hoje.

Gostaria de uma placa-mãe mais “robusta” que tenha muitas saídas, som integrado e para futuros upgrades (como a ASUS B560m).

Placas mais robustas eu recomendo as marcas ASUS e Gigabyte mesmo, então só escolher a que te agrade mais.

Sendo compatível, vale a pena investir em memórias RAM de 3000mhz em vez das de 2600mhz?

Em processadores Intel esse investimento não é tão vantajoso, porém para processadores da AMD o melhor é pegar memória de 300Mhz pra cima, recomendo 3600Mhz. Porém hoje os preços das memórias DDR4 estão bem parecidos então pode compensar mesmo assim.

A placa de vídeo integrada daria conta do recado? Ou seria necessário uma placa dedicada, visto que seriam necessárias mais saídas e entradas de vídeo?

A placa integrada da Intel é ruim, da AMD é de se pensar mas como precisa de saídas de vídeo melhor pegar uma dedicada ja que o orçamento permite também

Está valendo a pena investir em um SSD M.2 de maiores taxas de leitura e gravação?

Sim e não, SSD NVMe M.2 vale a pena sim, porém as altas taxas de leitura e gravação não mudam praticamente nada, então sendo M.2 NVMe a velocidade é irrelevante.

Postado

@Marcelo_gs muito obrigado pela resposta! Montei uma configuraçãozinha baseada nessa ideia, mostrada na imagem abaixo. Duas dúvidas me surgem:

As peças estão "conversando" bem entre si? Acho que os valores dos processadores e placa-mãe giram nesse número mesmo, tentei selecionar memória RAM e SSD de marcas que eu conheço.

Mas a questão principal seria a placa de vídeo: como os preços praticados hoje em dia estão salgados, tentei fugir dessa necessidade, mas pelo jeito vou ter que pegar alguma mesmo. Vi que no site da Pichau tem uma placa Quadro T400 que suporta saída para 3 monitores em alta resolução, mas pelo que vi ela é mais usada para edição de vídeos e renderização. Será que ela atenderia essa questão de receber e enviar sinais das capturas ou seria melhor partir mesmo para uma Geforce básica?

print config.png

Postado
24 minutos atrás, GuigoCWB disse:

As peças estão "conversando" bem entre si? Acho que os valores dos processadores e placa-mãe giram nesse número mesmo, tentei selecionar memória RAM e SSD de marcas que eu conheço.

Sim, ficou uma combinação bem legal, só trocaria as memórias pois essa linha da Corsair é meio esquisita, não que seja ruim mas em todo caso melhor trocar por uma que é qualidade garantida. E também o gabinete por um mais ventilado.

Minha sugestão é a mesma do @Lenhal porém como quer uma placa-mãe robusta e cabe no orçamento sugiro uma b550 da Aorus ou ASUS Tuf

Postado
10 minutos atrás, Lenhal disse:

Eu iria com um 5600g ou 5700g da AMD com um A520 ASUS Tuf

To nessa tambén vou deixar a minha config que to pensando comprar na BlackFiday 

Em 27/10/2021 às 15:27, FelipeDevis disse:
Postado

@FelipeDevis Não gosto muito do chipset b450 para os Ryzen 5000, prefiro a520m DS3H que inclusive sai mais barata e vai "casar" melhor com esse processador.

Aliás tanto o SSD quanto as memórias que você mandou o link estão com ótimas promoções agora, seria bom ja garantir pois na black friday vai ficar nesse mesmo preço provavelmente e nem é certeza ainda.

Outra coisa é esse monitor, ja vi muita gente reclamando da linha Hero da AOC sem contar esse preço meio salgado, olha na Pichau os monitores da ASUS, tem uns melhores e mais baratos que esse

• Amei 1
Postado

@Marcelo_gs Então cara achei que por ser uma linha mais pensada para "RGB" posso estar enganado.. teria mais tipo de entradas e mais compatibilidade com gabinetes com fans integradas, 
Não entendo muito do assunto, então a minha pergunta seria essa a520m DS3H é compatível com as fans do gabinete e peças que citei?, vou ter oportunidade de acrescentar uma gpu boa no futuro com essa placa?. Falando do monitor eu tenho um post onde estou pedindo sugestões sobre meu PC, si você pudesse dar alguma recomendação sobre o monitor ou sobre a configuração agradeço . 

Postado

@FelipeDevis Essa placa tem compatibilidade com tudo sim, inclusive tem o próprio software dela para controlar os RGBs e possui Smart Fan para controlar a velocidade das fans, isso se elas tiverem essa função também claro.

Vou dar uma olhada depois no seu tópico sim. O monitor estava em promoção semana passada mas agora já subiu de novo o preço, chegando em casa eu dou uma olhada.

• Obrigado 1
Postado

@Marcelo_gs @Lenhal @FelipeDevis  Muito obrigado pelos comentários de apoio. Vou pensar, sim, nesse conjunto de AMD e placa-mãe ASUS. Achei legal sua configuração também, Felipe, já me dá uma luz em relação aos componentes. Também vou dar uma olhada no seu post sobre monitores, penso em pegar um mais custo-benefício do que performance. Como falou o Marcelo, vou dar uma monitorada nos preços, porque também não confio muito em preço de Black Friday, mas às vezes tem alguma promoção relâmpago na Kabum e dá pra pegar alguma coisinha mais em conta.

• Curtir 1
Postado

@GuigoCWB é isso, eu também cheguei a uns días no club procurando informações e me apaxonei pelo foro, nunca tinha visto algo assim.
Vou te marcar no post do meu PC e vamos vendo o que é melhor para nós, também recomendo dar uma olheada nos benchmark da APU "processador" para ir tendo uma noção do componente.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...