Ir ao conteúdo

Desligar video em opções de energia fecha todos programas

Ir à solução Resolvido por Sophia S,

Posts recomendados

Postado

Ola! Tudo bem?

Pessoal estou com um problema chatinho.

Sempre que deixo meu computador ocioso ele desliga o video e quando eu vou mexer nele de novo todos os programas foram fechados.

Ele simplesmente fecha tudo e religa do zero.

Fiz alguns testes para ver qual o problema:

- se eu suspendo ele manualmente ou coloco ele pra hibernar ele funciona normalmente e não fecha nada quando mexo nele novamente.
- se eu vou em opções de energia > editar configurações do Plano > Desligar video e coloco pra desligar o video em X minutos (igual vem por padrão) assim que passa esses minutos o computador todo é desligado e tudo é fechado sem salvar nada.

- Também tentei desabilitar o AMD Crash defender service pelo msconfig para ver se algo acontecia… Mas continuou fechando tudo quando desliga o video. 

Tenho medo de ser um problema com minha placa de video, ele é novinha uma Radeon ASRock 6600XT. Espero que não… ja verifiquei se os drivers dela estão atualizados e esse não parece ser o problema.

vcs poderiam me ajudar pf? :(

não achei meu problema em outro tópico, mas se ja tiver me perdoem. 

Postado

@Ricardov o computador é novo, sempre deixei as configurações de energia no padrão equilibrado e ele se comportava dessa mesma maneira.  Tentei mudar depois a configuração pra outras opções de energia mas se o desligamento de video fica ativo o problema continua. Se eu coloco pra nunca desligar o video não tenho problema. 

sistema operacional: era windows 10 até ontem, atualizei pro windows 11 na esperança de resolver o problema mas não resolveu. 

configuração do desktop: 

CPU

Ryzen 5 5600X 

Cooler 

Cooler deepcool gammaxx 400 V2 Blue

GPU

RX 6600XT ASRock

placa-mãe 

B450M aorus elite, DDR4 

memória RAM

2 x Memória Patriot PVS48G300C6 Viper Steel Series DDR4 8GB 3000MHz

SSD

1 x Kingston NV1 M2 500gb

Fonte 

Fonte EVGA 600W 80 Plus White - 100-W1-0600-K 

Fans

4 fans, 2 da pichau que resfriam bem e 2 que vieram com o próprio gabinete. 

Gabinete

Gabinete Gamer Nox Hummer MC Pro, Mid Tower, ARGB, com FAN, Lateral em Acrílico

(não sabia o que exatamente seria util pra você entao ja mandei tudo kkkkk)

ps: eu não uso e nunca utilizei overclock. 

Postado

@Éric H.X @Ricardov  No momento (antes de restaurar padrões do plano) as configurações de energia avançada estavam assim, nunca mudei nada nelas (única coisa que mudei foi desabilitar o desligar vídeo para que as coisas não fechassem ao deixar o computador ocioso):

image.png.6187be188ec5bc8a0099876793ff4fe0.png

image.png.3d72be4e7db7e269b62adf8accb740e9.png

image.png.97dfb39d91b03b56abe78240b6779deb.png

image.png.62c7c668dfc2d8775964485bf6a00350.png

image.png.7098ec548d3286fce64ce5a1c358fe66.png

image.png

image.png

Como esperado após restaurar para os padrões do plano a única coisa que mudou foi isso:

image.png.a7a882a9e7bcf642297ed50d301026e6.png

Que antes eu tinha colocado como nunca, já que é justamente o que causa meu problema :( 

Postado

@Ricardov  ajustes nas propriedades da placa de vídeo? Olha pelo aplicativo da amd não tem nenhum ajuste, única coisa que eu escolhi personalizada foi o perfil gráfico eSports pois é oferecido quando baixa o programa da amd pra escolher meu perfil, fora isso esta tudo como padrão: 

image.thumb.png.a3b3117f82522d65174bcb66f6e1a15b.png

Eu estudei as opções de diagnostico do site que você me mandou, realizei a /sleepstudy que parece ter me retornado algo interessante? relatando vários "abnormal shutdown". Mas eu não sei o que posso tirar disso pois não entendi muita coisa.. Agora estou com medo do problema ser a fonte porque em todos os logs o único que não esta como 0 é o CsEntryScenarioInstanceId. Mas também não sei se estou falando besteira. Estou anexando o pdf da pagina que foi gerada quando realizei o diagnostico pra vcs verem se conseguem entender algo e me ajudar! 

System Power Report.pdf

• Solução
Postado

Oi pessoal!

Consegui resolver o problema. 

Os drivers da minha placa de vídeo estavam todos atualizados, minha BIOS também. Porém eu atualizei outros drivers ontem, atualizei drivers do monitor, de áudio, do mouse e do teclado.. E por incrível que pareça o problema parou. Não achei que esses drivers tivessem a ver com o problema, talvez tenha sido o driver do monitor?

Em fim, foi solucionado finalmente :D

Obrigada pela ajuda! 

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!