Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD Adata XPG Gammix S11 Pro funciona em A320M-K com vídeo integrado?


Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

Olá caros amigos, espero que o tópico esteja no local certo, afinal tem relação com armazenamento, e caso não estiver no local correto, pode mover o artigo e nem precisa se preocupar em me avisar, aproveito e deixo meu obrigado ao moderador que fizer a moção.

 

Enfim.

 

Sabemos que a tecnologia avançou, e com isso algumas coisas passaram a ser obsoletas, mas algumas ainda são úteis, até mesmo pelo custo ser baixo, e isso claro estou falando de HDs, mas como temos SSDs no mercado fica a duvida na hora de pegar, será que funciona ou não na minha configuração, tempos atrás fiquei com isso preso na cabeça, e depois de pesquisar vi dizerem que funciona, mas ainda dá o medo de comprar e não funcionar, até porque o custo é alto.

 

Gostaria de saber sobre um SSD em especifico, não sei se obterei resposta rápida para talvez aproveitar a promoção, mas mesmo assim só de ter uma resposta já está válida, é mais um "tenho uma duvida, você sabe me dizer algo sobre isso ?".

 

Seguinte, vi esse SSD NVMe em promoção na Kabum e quero saber se funciona na minha configuração que está na aba Meu PC: SSD Adata XPG Gammix S11 Pro, 256GB, M.2 NVMe

 

Se um desses funcionar, a ideia será colocar o sistema operacional e alguns programas se for possível, e a maior parte ficar nos HDs, parte da minha necessidade de aumentar armazenamento se dá pelo fato de guardar coisas, já estou com 4 HDs no PC, sendo 1 de 160, 1 de 500 para dados, 1 de 1Tera para dados e 1 de 500 para sistema e programas.

 

Como tenho hábito de baixar uma coisinha aqui e uma coisinha ali acabo usando espaço até poder apagar o que baixei para pegar alguma outra coisa, e quando pego jogo é só os da Steam ou de alguma loja oficial mesmo.

 

Eu tinha visto em um tópico no Adrenaline um usuário falando que um NVMe funcionou na placa-mãe dele usando vídeo integrado, então me deu essa mesma duvida, e por isso decidi vir perguntar para tirar a minha própria duvida, afinal, é um investimento caro e não dá para fazer o "compra e testa".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Sua placa-mãe ASUS PRIME A320M-K / BR mATX junto de um Ryzen 3 2200G que é da 2ª geração, suporta as seguintes especificações de SSD:

 

Armazenamento

Chipset AMD A320 :
4 x Porta(s) SATA 6Gb/s, cinza(s),
Suporta Raid 0, 1, 10
AMD Ryzen™ 3ª , 2ª e 1ª Geração / AMD Ryzen™ 2ª e 1ª Geração com Gráficos Radeon™ Vega :
1 x M.2 Socket 3, com M key, suporta dispositivos de armazenamento no formato 2242/2260/2280 (SATA & modo PCIE 3.0 x 4)

https://www.ASUS.com/br/Motherboards-Components/Motherboards/PRIME/PRIME-A320M-K-BR/techspec/

 

Sendo que esta é a especificação do SSD que você pretende adquirir:

- Interface: PCIe Gen3 x4

- Fator de forma: M.2 2280

 

Resumindo: Sim, o SSD é compatível com sua placa-mãe.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Obrigado caro amigo, então vejo que posso, por exemplo, comprar o SSD e usar normalmente.

 

Meu medo era esse, comprar e não conseguir usar por estar usando o vídeo integrado do processador, ou ter algum outro problema do tipo.

 

Perguntinha: Você acha que vale a pena esse SSD ai do link só para Windows e alguns programas ? Mesmo mantendo os HDs que já tenho atualmente.

 

Eu tenho pretenção de fazer um upgrade no PC e acabaria trocando várias peças, e isso vai ser demorado, já um SSD poderia ajudar, mesmo sendo de tamanho pequeno, e futuramente poderia manter ou pegar outro maior.

 

E obrigado pela edição no tópico, se foi você quem a fez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Perguntinha: Você acha que vale a pena esse SSD ai do link só para Windows e alguns programas ? Mesmo mantendo os HDs que já tenho atualmente.

Eu pessoalmente procuraria outro de outra marca e modelo. Está muito caro para um SSD de 256GB. Os SSDs de 2,5 polegadas de 480GB estão por praticamente o mesmo preço deste NVMe que você está adquirindo, sendo que em outras lojas é possível achar SSDs M.2 de 240GB por um valor mais em conta:

 

https://www.amazon.com.br/SNVS-500G-formato-Leitura-Gravação/dp/B091BCQK7B/ref=sr_1_10?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&dchild=1&keywords=SSD+M.2&qid=1635742409&sr=8-10&ufe=app_do%3Aamzn1.fos.25548f35-0de7-44b3-b28e-0f56f3f96147

 

https://www.amazon.com.br/SSD-WD-Green-240-M-2/dp/B078WYS5K6/ref=sr_1_4?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&dchild=1&keywords=SSD+M.2&qid=1635742540&refinements=p_n_feature_three_browse-bin%3A21168898011|21168899011&rnid=21168895011&s=computers&sr=1-4&ufe=app_do%3Aamzn1.fos.4bddec23-2dcf-4403-8597-e1a02442043d

 

Não sei dizer quanto a qualidade dos materiais nem de outros recursos pois esta não é bem a minha área (e eu raramente pesquiso algo do tipo hehe), estou indo mais pela marca e pelo espaço & custo em si.

 

9 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

E obrigado pela edição no tópico, se foi você quem a fez.

Disponha 👍

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Eu tinha visto esse da Kingston, achei interessante, só fica mais caro comprando pela Amazon, seria 431,12 contra os 384,90 da Kabum, sem considerar o frete, apenas mantendo consideração de promoção mesmo.

 

Eu tinha pensado também em pegar SSD da WD, por já ter HDs da marca, atualmente tenho 2 HDs da linha Caviar Blue, porém por não ver muito o pessoal falando dos SSDs da marca acabei não escolhendo, mas considerei a linha Black, pelo fator ter dissipador.

 

Eu tinha visto vídeo de testes do peperaio sobre testes de temperatura em SSDs do padrão NVMe, que por serem mais rápidos pode acaba esquentando um pouco mais e é interessante pegar um com dissipador, então fiquei na consideração do XPG.

 

Falando nisso, eu tinha considerado outras linhas da XPG mesmo, tem um com RGB que me interesse, mas deixei pra lá.

 

 

Mesmo não sendo a sua área já me ajudou bastante, eu também não entendo muito de SSDs, o máximo que eu estou pegando por considerar é fator de leitura/gravação, padrão, tamanho, e se tem ou não o dissipador.

 

Eu acredito que 256gb é mais que suficiente para o que vou guardar, visto que tambem vou manter 4 HDs mesmo.

 

Atualmente, tenho a possibilidade de pagar esse da XPG, tenho mais ou menos até uns 450 para gastar.

Um dos fatores pra mim não pegar SSD do padrão 2.5" é o fator de já estar usando todas as conexões Sata da placa-mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para atualizar.

 

Amigo @GabrielLV obrigado novamente pelas informações que me passou.

 

Fechei a compra do SSD da XPG mesmo pela kabum agora na madrugada, paguei via PIX e no momento a qual respondo já até está em separação.

 

Quando chegar ainda voltarei por aqui para ver a questão de atualizar firmware, pois já vi falar que tem isso em SSD, então já acho interessante atualizar antes de usar, e também ainda estou naquela duvida, terminar de zerar os jogos que comecei, ou deixar pra depois kk, se bem que a Steam faz backup do save na nuvem, e minha pasta documentos do Windows é programada para salvar no Onedrive.

 

 

Já marquei como solucionado, mas certamente se ainda me surgir duvidas volto aqui, talvez a questão de atualizar firmware seja caso para outro tópico.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

terminar de zerar os jogos que comecei, ou deixar pra depois

Neste caso, basta fazer uma pesquisa na internet de onde cada jogo salva. Muitos são na pasta documentos e outros na appdata. Você pode fazer o backup dos saves e fazer uma instalação limpa do SO.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Éric H.X disse:

Neste caso, basta fazer uma pesquisa na internet de onde cada jogo salva. Muitos são na pasta documentos e outros na appdata. Você pode fazer o backup dos saves e fazer uma instalação limpa do SO.

Vou revirar as pastas pra ver se acho, e pesquisar também.

 

Sei que o lords of the fallen salva na documentos, que já está programada para salvar no meu onedrive.

 

The Witcher 2 e 3 não me importo de perder o save, estou bem no início mesmo.

 

Rayman legends, e the crew 2 salva na nuvem.

 

Euro truck é salvo na nuvem.

 

League of legends nem sabe tem kkk.

 

O que eu gosto de fazer backup é os arquivos de texto que uso como marca d'água no Sony Vegas, já que lá dá para salvar a marca específica, aí prefiro copiar o arquivo pra uma pasta onde sei que fica seguro para depois reinstalar o programa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!