Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diodo de alta tensão - microondas


Danielkwz5

Posts recomendados

Boa noite a todos, estou tentando reparar um microondas que não está esquentando, e testando o diodo de alta que fica ligado junto ao capacitor acontece o seguinte 

Reversamente - Não conduz como deve acontecer, porém diretamente o multímetro apita e em vez de aparecer por volta de 500, 600, aparece um valor Negativo na tela (-300)

Sou iniciante na eletrônica, mas já medi muitas vezes diodos e nunca observei um valor negativo na condução ...gostaria de saber se é normal ou o diodo está defeituoso ?

Agradeço desde já .

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a medição desse tipo de diodo com multímetro não é confiável, o multímetro faz a medida com uma tensão de cerca 3V, esse diodo em trabalho opera com tensão de quase 5kv. não é comum esse diodo dar defeito, aconselho a focar em outros componentes principais. 

primeiro se o relé esta fechando os contatos corretamente, magnetron em curto com a carcaça, ou capacitor com defeito. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, lucas35 disse:

a medição desse tipo de diodo com multímetro não é confiável, o multímetro faz a medida com uma tensão de cerca 3V, esse diodo em trabalho opera com tensão de quase 5kv. não é comum esse diodo dar defeito, aconselho a focar em outros componentes principais. 

primeiro se o relé esta fechando os contatos corretamente, magnetron em curto com a carcaça, ou capacitor com defeito. 

A parte anterior a alta tensão está Ok tanto os dispositivos da porta quanto o relé da placa está ok.

Magnetron, transformador e Capacitor os testes deram Ok porém estou fazendo com multímetro digital e não analógico...

 

Em relação a medida do diodo, o multímetro digital por si não lê o Diodo mas eu vi no YouTube alguns caras fazendo usando uma bateria 9V em série, e mostrando os valores , conduzindo normal diretamente apresentando em torno de 600, e não conduzindo reversamente... Porém comigo fazendo da mesma forma ele apresentou valor negativo e fez o bip ...

Como eu não vi nada igual queria saber se vocês mais experientes aqui já viram algo do tipo se tem alguma explicação apresentar um valor negativo na escala dos semicondutores medindo um diodo diretamente e se isso sinaliza um defeito ... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 horas atrás, Danielkwz5 disse:

ele apresentou valor negativo e fez o bip

Isto é típico de capacitor no circuito. você deve ter medido com ele no circuito. Pra medida menos arriscada, remova e meça. Obs: provavelmente não vai conseguir medir como diodo comum. Sendo ele de alta tensão, deve agir como vários diodos em série. Por isso oscára do ytb usa aquele artifício (que não vi).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if

2 horas atrás, .if disse:

Isto é típico de capacitor no circuito. você deve ter medido com ele no circuito. Pra medida menos arriscada, remova e meça. Obs: provavelmente não vai conseguir medir como diodo comum. Sendo ele de alta tensão, deve agir como vários diodos em série. Por isso oscára do ytb usa aquele artifício (que não vi).

bom dia, eu medi com ele fora do circuito ,sozinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Danielkwz5 disse:

usando uma bateria 9V em série

Nesse caso você tem que usar a escala de tensão, na de resistência vai mesmo aparecer valor negativo justamente porque o multímetro está medindo a tensão da bateria. 

 

Eu costumo testar esses diodos numa fonte de 12VCC com uma lâmpada em série. De um lado a lâmpada deve acender do outro não. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Renato.88 disse:

tem que usar a escala de tensão, na de resistência vai mesmo aparecer valor negativo

Nem vi como o amigo e nem o ytb fez a medição e sequer cogitei que alguém em 'sã consciência' técnica mediria tensão na escala resistência - no caso parece que mediu na escala diodo/apito. Mas se foi o caso tens razão e que o amigo autor leve um puxão de orelha técnico virtual😑

  • Haha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • Membro VIP

Teoricamente sim. Será que preciso dizer que a a.t. é muito mas muuuito perigosa mesmo?... Por isso recomendamos fortemente que evite experimentos com o trafo de m.o. Também vaga na minha memória: o magnetron apesar de não radioativo, dizem que tem substâncias extremamente nocivas pra você e meio ambiente. Se alguém quiser confirmar fique a vontade.. o google não está ajudando no parco tempo rápido que tenho pra pesquisa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if vou usar esses diodos para retificar tensões baixas mesmos, já que esses diodos suportam até 5000V AC, eles não vão ter problema em retificar 9v, 12v, 24v, 48v, 220v, e o transformador de micro-ondas eu não chego nem perto, pois um dia eu desmontei um micro-ondas e pensei em ficar o transformador para ver que tensão ele gerava, mas depois eu pensei "já que na carcaça ele não diz que tensão ele gera e sim só a tensão de entrada e a frequência da corrente, acho que vou jogar fora" agora os diodos, vou usar para retificar essas tensões que eu mencionei acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
29 minutos atrás, Tiky disse:

vão ter problema em retificar 9v, 12v, 24v, 48v

Meio que vai sim. Este diodo de a.t. usa ter uma tensão direta bem grande.. lembra dos 0,7V dos 1n4007? Este daí chega a 12. É o preço de suportar a.t. reversa.

page-000001.png

É algo como 12 1n4007 em série. Nunca vi mas teoricamente possível 😜. Quebre 1 , veja e mostra pra nós 😁

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!