Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, eu tenho uma placa-mãe da ASUS Prime B450M- Gaming/BR, um processador Ryzen 7 1800x e sempre tive 2 memorias de 8gb 2400mhz da HyperX.

Resolvi fazer um upgrade de memoria comprando mais duas 2400mhz so que desta vez da Corsair Veangence LPX 2400MHZ. 

Ao colocar as duas memorias novas que chegou a placa-mãe não deu tela e deu 1 BIP longo com 2 curtos. Pensei memoria é logico...

Limpei todas elas com borracha para garantir, bati um ar nos slots de memoria e nada. Também fiz teste separadamente de cada memoria e cada slots. As 4 memorias funcionam perfeitamente e também os 4 slots estão perfeitamente testando eles somente com 2 memorias por vez ou até 3.

Pensei desta forma, como da HyperX é memoria DIMM comum e a da corsair é LPX (pra overclockin mas acho q é low profile), fiz a compra de mais 2 memorias iguais da corsair (idênticas) devido não existir mais da HyperX 2400mhz novas.

Hoje chegou as memórias e ao colocar as 4 para minhas surpresa, todas da mesma marca e modelo certinho. So funciona 3 e nunca as 4 juntos que ocorre os mesmos BIPS. Eu já to com BIOS atualizada da placa-mãe, ja fiz o alternamento de slots de diversas formas e todos funcionam e também testei todas as 4 memorias e todas funcionam.

O que pode ser que quando tento colocar as 4 não da tela????

Detalhe, minha placa-mãe suporta até 3200 MHz e 64gb de memoria. As memorias são de 8gb somando 32 apenas juntas.

Eu so compro ainda de 2400 MHz porque meu processador é um Ryzen 7 de primeira geração onde suporta somente até 2400mhz sem Overclock, no OC iria até 2667mhz.

Segui todas especificações e to com memoria da HyperX que iria vender se as 4 da Corsair funcionasse juntas pra compensar o alto gasto q tive a toa ainda para o upgrade.

Alguém já passou por isso e sabe como resolver?

Não me venham com respostas de limpar elas e os slots que ja fiz tudo isso e ja testei todos e estão ok.

Postado

@Adriano Delize seja bem vindo ao Clube do Hardware.

Desculpa se não respondemos em tempo, mas aqui é algo colaborativo, em que doamos um pouco do nosso tempo para tentar ajudar aos colegas em dificuldade. Mas, como disse, o tempo é doado e eu mesmo nem cheguei perto de computador por muito tempo depois das 18:00 de sexta-feira. 

Já limpou as memórias e os slots? Pode ser este o problema... kkkkkkk

Bom, você não informou qual a sua fonte de alimentação nem o restante da configuração. Por que isso é importante?

Um 1800x não tem vídeo integrado, logo você precisa de uma GPU. Esta consome energia. Mais memória também consome mais energia. Pode ser que com as 4 instaladas não está tendo alimentação elétrica, já que um bip longo e dois curtos é indicativo de erro na GPU e pode estar faltando energia pra ela.

Desconecte os HDs/discos ópticos e tente ligar com as 4 memórias instaladas. Óbvio que não iniciará o sistema operacional, mas pelo menos pode ser que dê boot.

Postado

Entendi. Minha placa de vídeo é uma GTX 1650 e a fonte é uma Corsair CX650. Quanto aos bips segundo o proprio site da fabricante da ASUS é relacionado a memória e não ao vídeo como muitos dizem, talvez seja alguma confusão de algum outro fabricante os bips.

Abaixo o q aparece no site da ASUS:

3. "Um bipe longo e dois bipes curtos" do alto-falante

Anormal detectado na memória, por favor, confirme se a memória está instalada corretamente na placa-mãe.

Por favor, consulte o manual da placa-mãe para instruções relacionadas à memória.

Esta muito estranho porque tenho mais duas memorias sobrando até para testes e todas com otimo funcionamento e os slots também ja fora todos testados. Vi q tem uma nova BIOS que eu não tinha visto que saiu para atualizar. Parece ser minha ultima esperança até o momento!

chrome_jvtnPR9G8M.png

Postado

Atualizei a BIOS agora para a ultima versão disponível no site da ASUS e continua o mesmo problema. Reparei que consigo utilizar 3 memorias e nunca 4. Ao utilizar 3 (antes de adquirir mais memorias eram somente 2), acontece coisas estranhas como dar pau no Windows e não carregar direito, quando carrega o Windows com as 3 memorias acontece as vezes de algum programa dar pau ao abrir. Então estou jugando que pode ser algum conflito de energia com o M.2 NVMe da XPG de 500 gb onde está instalado o Windows (existe também um outro HD de 1 tb so de backup ligado em sata).

O que vou tentar fazer é arrumar outra fonte para ver se resolve o problema. Minha fonte apesar de teoricamente aguentar pode estar com algum problema na hora de distribuir a energia ou até mesmo a placa-mãe!

Fonte Corsair CX650. placa-mãe PRIME B450M-Gaming/br

Postado

Hoje testei outra fonte com bastante potencia e não é problema de fonte também. Só me falta testar outra placa de vídeo que acredito que não seja até porque é nova e funciona perfeitamente sempre sem estar as 4 memórias e testar outra placa-mãe. Testar outra placa-mãe isso que ela tem só 01 ano também de uso é o que vai ser mais difícil de conseguir uma placa top pra teste. Cidade pequena que moro não tem essas coisas pra teste, so encomenda nas lojas!

Pela quantidade de respostas que tive aqui vejo que devo ser um sorteado com este problema e nunca ninguém passou por isso não é mesmo? Alias trabalhei anos em manutenção e montagem de computadores e nunca tinha visto tal coisa a não ser quando era slot queimado. Que não é o caso aqui!

Tive que baixar a frequência das memorias 2400mhz 2100 e alguma coisa para pra pegar as 4 senão nunca dava tela, só dava tela se fosse com 3 e todas memorias e slots funcionando separadamente!

Alguém já viu isso e o motivo?

Fica pior 4 com frequência menor do que 3 com frequência a 2400?

Postado

Deixando o relatório final aqui para mim tendo em vista que aparentemente ninguém ja passou por esta situação no fórum ou ninguém leu. Tive q tirar mesmo com frequência abaixo a quarta memoria devido a ter problemas para entrar no Windows ao reiniciar o computador. Não sei dizer o que realmente afeta mas as 4 memorias juntas sempre deu algum problema como afetar até o Windows como se precisasse de formatação. 

Mistério continua...

• Curtir 1
Postado

@Adriano Delize Primeira coisa para fazer é testar as memórias individualmente, uma por uma, usando o memtest86 bootável. Sempre resete sua BIOS pelo jumper CLR_CMOS (com o sistema desconectado da tomada) antes de começar os testes. É muito comum memórias morrerem por erro de transporte, manuseio ou controle de qualidade da fabricante, então não se assuste de ter memórias novinhas que vieram mortas. Se todas as quatro passarem no teste de 10 minutos do memtest86, então pode ser falha na BIOS. Para solucionar esse tipo de caso primeiro faça update da BIOS e tente novamente as quatro memórias juntas. Se ainda sim não funcionar, teste ir na BIOS, configurar a frequência manualmente (deixe os timings e tensão padrão) e tentar novamente instalar as quatro juntas.

LEMBRE-SE! As memórias devem ser instaladas sempre em pares idênticos nos slots A2 e B2 (primeiro par) e A1 e B1 (segundo par).

Se mesmo com tudo que falei não funcionar, tente por último desinstalar e reinstalar o processador, tomando máximo cuidado para não empenar pinos ao removê-lo (para CPUs AMD sempre rotacione o cooler antes de puxar para não arrancar a CPU junto). É comum que um canal de memória pare de funcionar se a CPU estiver mal assentada ou se estiver sofrendo pressão excessiva do cooler. Já vi até casos onde o sistema funcionava normalmente na horizontal, mas não na vertical, só por causa de pressão mal distribuída no cooler da CPU.

Se descobrir alguma memória morta com o memtest, acione a garantia. No caso das corsair é vitalícia aqui no Brasil.

• Amei 1
  • 2 anos depois...
Postado

@Adriano Delize estou com o mesmo problema, e engraçado tenho a mesma placa-mãe, a tal da b450m gaming/br, a mesma da ASUS. Enfim, na mesma época que você eu tive problemas com estes mesmos bips. Só que ao injetar limpa contato em spray nos componentes ao redor e na parte superior dos slots das memórias a placa voltava a funcionar (dar boot). Só que vira e mexe o problema volta, agora mesmo a  placa voltou a apresentar os mesmos problemas, acredito que algum problema nos vrm, capacitor, solda fria e até microfissura possa ser a causa. Mas é em algum sistema que controla as memórias, os demais componentes estão bons, mas realizarei mais testes, a ausência de esquema elétrico e boardviews atrapalha uma analise mais especifica com este caso.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!