Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, tenho um computador novo que montei em maio deste ano, e a algumas semanas atrás vem acontecendo um problema com ele, não importa o que eu esteja fazendo, o Windows vai travar, dar tela azul e reiniciar. Alguém sabe o que pode ser?

• Moderador
Postado

Prezado usuário, bem-vindo ao Clube do Hardware!

Para que possamos ajudá-lo a resolver o problema com telas azuis, é necessário realizar os procedimentos a seguir.

PASSO 1 - Perguntas

• Há quanto tempo ocorre este problema?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?
  • Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?
  • O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?
  • Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?
  • O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?
  • O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?
  • O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?
  • O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?
  • Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?
  • Algum overclock foi feito no computador?

PASSO 2 - Coleta de logs

O procedimento abaixo deve ser seguido com atenção. Se ocorrer algum erro, tente novamente. Caso tenha seguido os passos corretamente, mas mesmo assim ocorrem erros, nos avise em sua resposta, anexando uma captura de tela do erro.

1. Baixe o arquivo ColetorLogsBSOD-CdH.7z, disponível abaixo.

ColetorLogsBSOD-CdH.7z

2. Extraia o arquivo usando um software descompactador de arquivos, como 7-Zip ou WinRAR.

3. Aparecerá uma pasta chamada ColetorLogsBSOD-CdH. Entre nela, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo iniciar.bat e selecione "Executar como administrador". Aguarde enquanto os logs necessários são coletados. Esta etapa pode levar 10 minutos ou mais.

ATENÇÃO: O coletor abrirá uma janela do Prompt de Comando, não se assuste. Atente-se às mensagens exibidas por ele, pois podem conter informações importantes. Algumas etapas do coletor poderão abrir janelas e pop-ups de confirmação, é necessário clicar na opção "Aceitar" e mantê-las abertas para que não ocorram erros.

4. Se tudo correr bem, será criado um arquivo chamado LogsColetados.7z na Área de Trabalho. Insira-o como anexo na sua resposta.

5. Por último, baixe o Speecy clicando aqui. Instale-o, abra-o e efetue uma captura de tela apenas da tela inicial do aplicativo. Insira ela como anexo na sua resposta, junto com os logs.

Aguardamos sua resposta.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware.

Postado

Desculpa demorar responder

Começou a algumas semanas atrás;

PC de mesa montado por mim mesmo;

Fonte Pichau Nidus 500w;

PC fica ligado em um filtro de linha;

Não, apenas mouse e teclado;

Houve até o momento duas quedas de energia com o PC ligado, mas já faz algum tempo;

Nunca troquei as peças;

Uma vez mexi em uns registros e não sabia muito bem o que estava fazendo (talvez tenha sido isso);

Não;

Nunca usei;

Sem overclock.

nwrfwJ9 - Imgur.png

LogsColetados.rar

• Moderador
Postado

@JoaoVitorAbreu image.png

Existem diversos desligamentos inesperados nos logs, sendo que eles apontam para o BugCheckCode 292, que convertido de hexadecimal para decimal, se torna o erro 0x124 Whea_Uncorrectable_Error, que apesar de geralmente indicar falha de hardware, ele possui o parametro 1 sendo o 0x10, que indica uma falha nos drivers de algum dispositivo.

image.png

Os demais logs estão indicando diversos erros e congelamentos em diversos aplicativos diferentes, além de erros no sistema de desfragmentação. Isso me leva a crer que o culpado possa ser o seu HD ou o seu SSD (ou provavelmente o Sistema Operacional, pois os principais logs que são os mindumps também não foram gerados).

5 horas atrás, JoaoVitorAbreu disse:

Uma vez mexi em uns registros e não sabia muito bem o que estava fazendo (talvez tenha sido isso);

Jamais mexa no registro do Windows sem ter certeza absoluta do que você está fazendo, pois essa é a receita para causar diversos problemas no sistema.

Se você não souber exatamente quais foram as alterações que você fez, então eu recomendo que formate sua máquina utilizando a mídia do Windows 10 criada com a ferramenta da Microsoft. Dessa forma isolaremos totalmente o Sistema Operacional, pois se as falhas persistirem, isso indica que o problema é de fato o hardware.

https://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=691209

Postado
16 horas atrás, GabrielLV disse:

ele possui o parametro 1 sendo o 0x10, que indica uma falha nos drivers de algum dispositivo.

Segunda feira eu percebi que o driver da minha placa de vídeo estava de vídeo estava desatualizado, acha que atualizando pode resolver o problema?

Outra dúvida é sobre a sujeira do PC: ele não fica em um lugar muito ventilado e já tem uma quantidade considerável de pó, isso pode influenciar?

Caso ocorra novamente eu formato

• Moderador
Postado
18 minutos atrás, JoaoVitorAbreu disse:

Segunda feira eu percebi que o driver da minha placa de vídeo estava de vídeo estava desatualizado, acha que atualizando pode resolver o problema?

@JoaoVitorAbreu O parâmetro mencionado pelo amigo @GabrielLV indica que o problema pode estar em algum driver. Tente atualizar o driver de vídeo pelo site do fabricante ou seu aplicativo (no caso, GeForce Experience).

20 minutos atrás, JoaoVitorAbreu disse:

Outra dúvida é sobre a sujeira do PC: ele não fica em um lugar muito ventilado e já tem uma quantidade considerável de pó, isso pode influenciar?

Acredito que não.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
32 minutos atrás, JoaoVitorAbreu disse:

Apenas se estivesse causando mau contato em alguma peça (o que provavelmente iria impedir ela de funcionar, como no caso da memória RAM, onde o computador não ligaria) ou se estivesse com problemas de superaquecimento, o que não é o caso já que as temperaturas do seu computador estão normais.

image.png

• Curtir 1
Postado

Olá, tenho aqui atualizações: Formatei direitinho, reinstalei meus programas normais e a agora ocorreu novamente a tela azul, o problema deve ser físico né? Procurei em outros lugares da internet e vi gente falando em relação a pasta térmica e poeira em contato com alguma peça. Aguardo resposta, obrigado pelo suporte até agora.

Encontrei um vídeo onde ensina a resolver o problema, não fiz o procedimento. não sei se o vídeo passa muita credibilidade, mas muitas pessoas, nos comentários, com problemas parecidos com o meu dizem que resolveu 

• Moderador
Postado
1 hora atrás, JoaoVitorAbreu disse:

Olá, tenho aqui atualizações: Formatei direitinho, reinstalei meus programas normais e a agora ocorreu novamente a tela azul, o problema deve ser físico né? Procurei em outros lugares da internet e vi gente falando em relação a pasta térmica e poeira em contato com alguma peça. Aguardo resposta, obrigado pelo suporte até agora.

@JoaoVitorAbreu Não, troca de pasta térmica e limpeza de poeira é recomendado em situações de superaquecimento. Não parece ser o mesmo problema no seu caso, pois as temperaturas aparentam estar normais.

1 hora atrás, JoaoVitorAbreu disse:

Encontrei um vídeo onde ensina a resolver o problema, não fiz o procedimento. não sei se o vídeo passa muita credibilidade, mas muitas pessoas, nos comentários, com problemas parecidos com o meu dizem que resolveu 

Urgh, passe longe! O vídeo ensina como apagar os registros do Visualizador de Eventos. Eles são essenciais pois indicam problemas que acontecem no sistema e nos auxiliam a identificar o culpado das telas azuis. Inclusive, você acabou de reinstalar o sistema operacional e, com isso, todos os registros da instalação antiga foram apagados. Mesmo assim, as telas azuis continuaram ocorrendo. Isso já prova que eles não são a causa do problema.

Pense no seguinte caso: você está doente e realiza uma consulta com um médico. Ele realiza exames. Se você jogar o resultado desses exames fora, não vai curar sua doença e vai atrapalhar o médico de identificar a doença e tratá-la. É exatamente a mesma coisa com suas telas azuis.

Além do mais, telas azuis não são "erros únicos". Existem centenas de códigos de parada diferentes que podem ser apresentados numa tela azul. Não existe uma "solução única". Cada tela azul é um caso diferente e deve ser tratado de acordo.

Execute o coletor novamente e nos envie os novos logs. :)

Postado
9 minutos atrás, Rio McCloud disse:

Urgh, passe longe! O vídeo ensina como apagar os registros do Visualizador de Eventos. Eles são essenciais pois indicam problemas que acontecem no sistema e nos auxiliam a identificar o culpado das telas azuis. Inclusive, você acabou de reinstalar o sistema operacional e, com isso, todos os registros da instalação antiga foram apagados.

Pensei nisso e justamente não fiz o procedimento do vídeo...
Enviando outros logs:

LogsColetados.rar

• Moderador
Postado

@JoaoVitorAbreu Certo. Analisei aqui porém ainda há poucos logs, então é difícil definir um culpado. As telas azuis tiveram o código de parada 0x124 WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR. Isso indica problema de hardware.

Podemos tentar isolar alguns componentes primeiro. Os primeiros logs, analisados pelo @GabrielLV, levantaram suspeita no HD ou SSD. Baixe o CrystalDiskInfo e anexe duas capturas de tela do aplicativo, uma mostrando as informações do seu HD e outra do SSD.

Também baixe e instale o SeaTools. Nele, realize os quatro testes do menu "Teste de base" (não realize o último!) tanto no seu HD como no seu SSD. Lembre-se que esses testes podem demorar, então feche todos os programas e não use o computador durante as verificações. Anexe capturas de tela dos resultados de cada um dos testes.

Aguardo sua resposta. :)

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Bom, até agora não deu mais nenhuma tela azul, provavelmente o problema esteja em algum slot da memória RAM, se por acaso eu coloque mais ram no PC eu tento resolver
Obrigado pela ajuda pessoal! :)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...