Ir ao conteúdo

O que fazer: Estabilizador, Filtro de Linha, Mudança de fiação elétrica?

Ir à solução Resolvido por Ferox Graxaim,

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos. Recentemente eu postei neste assunto de fontes pedindo recomendações de fontes para meu PC que já vai para sua quarta fonte nova em um intervalo de 1 ano. O problema é que isso está se tornando uma dor de cabeça enorme e eu não sei como me precaver para prevenir este tipo de situação novamente. O que eu sei é que: Tenho que comprar uma fonte boa dessa vez mas ainda sim tenho medo de que mesmo com isso as coisas voltem a acontecer.

Algumas pessoas chegaram a falar para mim que tem que comprar um estabilizador, o que eu discordo totalmente. Sinto que isso só vai atrapalhar a performance do meu PC (que na minha visão é muito novo para usar essas tecnologias "old school" e que o papel das fontes modernas e trabalharem sem essa "ajuda" que os estabilizadores provém). Outra coisa que eu pensei foi um filtro de linha que pode me dar uma proteção boa. E o que eu estou levando em consideração seria fazer é uma mudança na fiação elétrica da minha casa por alguns motivos: O primeiro é que quando é ligado o fogão elétrico daqui da minha casa o monitor apagava enquanto que o PC não (Não tenho certeza, mas acredito que ele apagava para manter o PC ligado pelo fato da sala e cozinha estarem na mesma Fase.. não sei), o segundo é que as fontes anteriores eram relativamente boas (Corsair) e foram para o lixo da mesma forma que a última que eu usava (que era chaveada).

Agora estou aqui pensando o que pode ser. Alguém tem alguma ideia? Desde já obrigado.

• Membro VIP
Postado

@pedro.vaf a primeira coisa a se fazer é contratar um eletricista para ver o que está ocorrendo aí e usar uma boa fonte ligada em um bom filtro de linha. Estabilizador é uma bomba e jamais deve ser usado em hipótese alguma.

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

@pedro.vaf Boa tarde!
Isso é sinal de instalação antiga ou mal dimensionada. Quando o fogão elétrico é ligado, as luzes piscam/enfraquecem? O mesmo ocorre com o chuveiro?
Outra coisa que pode ter danificado a fonte, é surtos gerados por algum equipamento muito antigo ligado no mesmo circuito do computador, como por exemplo geladeira, máquina de lavar, etc. Nesse caso, um filtro de linha irá ajudar bastante.

39 minutos atrás, pedro.vaf disse:

O primeiro é que quando é ligado o fogão elétrico daqui da minha casa o monitor apagava enquanto que o PC não (Não tenho certeza, mas acredito que ele apagava para manter o PC ligado pelo fato da sala e cozinha estarem na mesma Fase.. não sei)

A instalação elétrica da sua casa é bifásica/trifásica? Para saber disso, só olhar se o disjuntor geral do quadro ou do padrão de entrada é duplo ou triplo. Se for duplo é bifásico, se for triplo é trifásico. (Em casas antigas era comum ter dois ou três disjuntores no padrão ao invés de um duplo ou triplo.)

E o que eu estou levando em consideração seria fazer é uma mudança na fiação elétrica da minha casa por alguns motivos

Recomendo, a instalação elétrica precisa ser refeita a cada 15 anos. Chame sempre um eletricista qualificado, será mais caro,

Outra coisa que eu pensei foi um filtro de linha que pode me dar uma proteção boa

Como já pretendes refazer a instalação de sua casa, um bom eletricista já deve também colocar DPS na instalação. Afinal, só o filtro de linha não salvará teus equipamentos em caso de descargas elétricas mais fortes. Quanto ao filtro de linha, recomendo o Clamper Energia 5, Energia 8, Energia 3 ou caso já tenha uma régua de tomadas convencional, pode optar pelo Clamper Pocket.

• Obrigado 1
Postado

@Ferox Graxaim 

6 minutos atrás, Ferox Graxaim disse:

Isso é sinal de instalação antiga ou mal dimensionada. Quando o fogão elétrico é ligado, as luzes piscam/enfraquecem? O mesmo ocorre com o chuveiro?

R: As luzes permanecem normais. A única manifestação estranha é o monitor mesmo que desliga. 

8 minutos atrás, Ferox Graxaim disse:

A instalação elétrica da sua casa é bifásica/trifásica?

R: Bifásica

Veredito: Realmente. Vou dar ajustes aqui na rede elétrica. Obrigado a todos pelas respostas.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
13 minutos atrás, pedro.vaf disse:

R: Bifásica

Se são duas fases apenas, sem o condutor neutro, então todos os equipamentos usam as mesmas fases. É preciso verificar se a instalação não está sobrecarregada, se ela for antiga isso também fará diferença.

1 hora atrás, pedro.vaf disse:

(Não tenho certeza, mas acredito que ele apagava para manter o PC ligado pelo fato da sala e cozinha estarem na mesma Fase.. não sei)

Mesma fase não é um problema, muitas casas são monofásicas e a instalação é correta. O que não pode é juntar o circuito da sala com o da cozinha, o circuito da cozinha e da área de serviço devem sempre ser individuais.

19 minutos atrás, pedro.vaf disse:

R: As luzes permanecem normais. A única manifestação estranha é o monitor mesmo que desliga. 

Isso ocorre quando há muita variação de energia. Não é o computador que desliga o monitor para permanecer ligado, o que acontece é que fontes de qualidade, muitas trabalham perfeitamente com tensão de 90 a 260V, e por isso que o computador em si não desliga nem reinicia. Se a fonte é ruim, o computador poderia também reiniciar no momento que essa variação de energia ocorre (por isso que antigamente se usava estabilizador de tensão, mas um estabilizador pode prejudicar fontes modernas).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!