Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, boa noite. 

Fiz uma requisição de um kit de fans do aliexpress. 

O link deles está aqui

Minha placa-mãe é uma B450M Mortar Max MSI

Pelo o que eu vi no anúncio do kit de fans, a controladora deles precisa de uma alimentação de 5V em 3 pinos. Acontece que, pelo que vi também, a minha placa-mãe só tem 1 entrada de 3 pinos, no caso, a do CPU cooler. As sysfan são todas 4 pinos, 12V. 

image.png.77751aa651eaac08f792bcb5f7f380e6.pngimage.png.2fcef58805e11bfa5c12fc229577dc88.png

A minha dúvida é, provavelmente a controladora só vai funcionar (pelo que diz a imagem) apenas pelo controle, estando em 4pin? No caso de eu querer usar aura sync, não vai funcionar? 

Se eu quiser todas as funcionalidades da controladora, terei de comprar algum adaptador? se sim, qual adaptador me recomendam? 

Obrigado a todos! 

Postado

@theleigo Tem coisa mal explicada ai.

Esse conector que ele diz de 5V tem o formato de conector de LED, nesse caso 3 pinos e 5V é o aRGB e só, não deve nem ser ligado no SYS_FAN.

Em 12/11/2021 às 23:30, theleigo disse:

Acontece que, pelo que vi também, a minha placa-mãe só tem 1 entrada de 3 pinos, no caso, a do CPU cooler

Expandir  

Conector de alimentação do FAN ? CPU_FAN ou CPU_COOLER é esse, e é 4 pinos na placa-mãe.

A minha dúvida é, provavelmente a controladora só vai funcionar (pelo que diz a imagem) apenas pelo controle, estando em 4pin?

Expandir  

É para funcionar sem ligar o conector de 3 pinos aRGB na placa-mãe.

Sendo assim controlando os leds com controle do hub.

No caso de eu querer usar aura sync, não vai funcionar? 

Expandir  

AuraSync é da ASUS, precisa pegar o driver correto de RGB da sua placa-mãe se essa tiver, nesse caso a marca da sua placa-mãe é MSI.

Se eu quiser todas as funcionalidades da controladora, terei de comprar algum adaptador? se sim, qual adaptador me recomendam? 

Expandir  

Se precisar comprar algo a mais antes de ligar é bom ver quando tiver o kit em mãos.

Eu já vi um mini controlador para aRGB, pode acabar funcionando ai nesse kit, pois ele vai direto no conector que é destinado para o aRGB, agora a questão que pega é que o hub do kit de fans também controla os leds.

• Amei 1
Postado

@theleigo a B450M Mortar Max não tem RGB 3-pinos (5V), apenas RGB 4-pinos (12V). Conector RGB 3-pin e 4-pin são totalmente diferentes do Sys Fan 3-pin ou 4-pin. Conector RGB é pra controlar RGB e conector Sys Fan é pra controlar a velocidade da ventoinha. Precisa ver como é esse cabo aí que conecta em RGB 5V ou Sys Fan, tem coisa mal explicada.

• Curtir 1
Postado
  Em 12/11/2021 às 23:58, GuilhermeGB disse:

RGB 5V ou Sys Fan

Expandir  

image.png.060ef0431480840ece01079613fe1df3.pngAparentemente, é exatamente esse conector que liga no RGB 5V 3 pinos. É o da controladora. 

Lendo aqui algumas coisas, e com a ajuda de vocês, vi que não é estritamente preciso ligar esse conector de 3 pinos na placa-mãe (eu só vou perder a possiblidade de controlar o RGB pela placa-mãe mesmo). De resto, a controladora só precisa de uma conexão ao cabo Molex da fonte, e nada mais. 

De qualquer forma, esse tópico me fez entender o que eu não estava assimilando muito bem.

Seja o que for, existem aqueles cabos adaptadores de 4 pin para 3 pin (RGB splitter), será que daria certo se eu adaptasse o 12v RGB da minha placa-mãe para 3 pin 5V através desse cabo, e ligasse a controladora nele? 

Ou seja, seria possível controlar o RGB pela placa-mãe? (minha placa-mãe dá suporte à Mystic Light, isto é, controlar RGB por software.) 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!