Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opa então e simples porém complicado, instalei o debian ontem no notebook de meu parente e ao primeiro problema foi a placa de rede sem fio não funciona.

o debian ficava preso na parte "configurar rede" (eu estava com cabo Ethernet conectado). e não saia

eu instalei o debian sem conexão e apos a instalação eu conectei o cabo Ethernet e fui instalar o basico que meu parente usa.

Notei uma diferença no desempenho por ser bem inferior ao windows 8.1, abri o terminal e fui dar o comando "sudo apt-get update" e em seguida um erro veio

notei que poderia ser os repositorios por no erro estava dando que estava procurando atualizações no "Cdrom".

fui tentar ir no /etc/apt/source.list/ e o debian me deu Permissão negada mesmo eu estando com user root

como posso fazer para atualizar o repositorio?

• Membro VIP
Postado

@Senpia Kkj Boa tarde!
Deve ter mais coisa errada aí, o desempenho do Debian é para ser melhor do que o do Windows 8.1...
Tente reinstalar o Debian seguindo passo a passo esse tutorial, creio ser mais fácil do que tentar ficar corrigindo esses erros um por um:

Postado
8 minutos atrás, Ferox Graxaim disse:

Tente reinstalar o Debian

No momento o notebook esta em dual bot, Debian com Windows 8.1

se eu reinstalar o debian não vai ficar com 3 entradas de boot?

Ex: 2 debian e 1 windows

• Membro VIP
Postado

@Senpia Kkj Não, ficará apenas um Debian.
No máximo que pode acontecer é, caso o sistema esteja em UEFI e criar mais uma partição EFI ao instalar o Debian novamente (sem apagar/reutilizar a partição antiga), pode ser que apareça dois "Debians" na BIOS.

Postado

@Ferox Graxaim entendi, mas há um problema no notebook.

A placa de rede sem fio dele esta estragada, ele e usado com um cabo Ethernet

sempre quando tento instalar ele com o cabo Ethernet conectado o instalador do debian fica preso na parte "Configurar rede", sem o cabo ele passa pois não há conexão.

Tem alguma maneira sem tirar a peça de eu conseguir instalar com o cabo conectado?

porque sem a Internet vejo que ele não instala todos os drivers alem de pacotes e o /apt/source.list

vem sem repositórios, sendo assim o apt não funciona 

Postado

De duas uma., ou eu formataria/reinstalaria o Debian., ou tentaria a instalação de outra distro.

* particularmente, não sou fã do Debian em si. Mas respeito quem gosta. 🤜🤛

• Membro VIP
Postado

@Senpia Kkj Eu removeria a placa de rede sem fio, pois ela aparenta estar interferindo no desempenho do computador e na instalação do Debian. Já que ela não funciona, não custa nada remover, bastando apenas retirar um parafuso e o(s) cabo(s) da antena Wi-Fi (recomendo isolar a ponta desse(s) cabo(s) com fita adesiva após a remoção da placa). Em notebooks que tem tampas de acesso para alguns componentes sem precisar desmontar inteiro, a placa Wi-Fi ficará em uma delas. Só recomendo retirar a bateria do notebook antes de remover a placa, embora eu acredite que não tenha problema manter a bateria conectada nesse caso.

Ademais, se o dono do notebook é iniciante em Linux, não recomendo Debian por ser uma distro meio avançada... Para novatos recomendo Linux Mint Cinnamon. Já terá desempenho melhor que Windows 8.1, mas caso o notebook seja realmente muito fraco, podes tentar Linux Mint XFCE ou MATE, ou instalar outro ambiente gráfico manualmente depois.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!