Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade PC - CPU e placa-mãe


Posts recomendados

Olá pessoal!

 

Notei que meu computador nos últimos tempos tem se tornado meio lento e demorando pra responder em algumas coisas simples (abrir o Firefox por exemplo) e as vezes do nada ele fica super lento e com uso de disco de 100%. Começo desse ano eu coloquei um SSD de 500 Gb nele e reinstalei o Windows, então o problema não foi esse.

 

Atualmente eu to tendo bastante problema ao tentar jogar o Age of Empires IV e hoje fui atualizar o Windows para o 11 (para ver se não era esse o problema) e descobri que meu processador não é compatível. Pesquisando mais descobri que ele é a segunda peça que eu to a mais tempo (é um i5 3570, comprado em 2013), então imagino que a CPU esteja perto do fim de sua vida útil e faça sentido um upgrade. Minha placa-mãe também é bem antiga (comprei lá por 2011-12), então pode ser esse o problema.

 

Minha config hoje:

 

- i5 3570

- 12 Gb RAM DDR 3 (8Gb + 4 Gb)

- Gygabyte GA H61M

- EVGA GeForce GTX 970 4Gb

- Fonte Seasonic S12II-520W

- SSD Crucial BX500

 

Pesquisando aqui no fórum vi que o pessoal recomenda pegar CPUs da AMD (tipo um Ryzen 5).

 

Nesse caso, considerando o resto do setup, vocês acham que valeria a pena trocar o CPU e a placa-mãe? Nesse caso, eu trocaria que trocar a RAM também? O que vocês me recomendam? (Quero ter uma ideia de preço para ver se consigo trocar agora, então não to com um orçamento muito fechado)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nonenmacher não era pra ficar lento não. E Age of empires usa pouco do processador. Deve ser a memória RAM. O jogo usa 14gb fácil.

 

Recomendo 2x8gb do aliexpress a 1600 MHz.

 

Se quiser rodar jogos mais pesados, faça upgrade pra Ryzen 5 2600, Ryzen 7 2700 juntamente com uma b450m e memórias DDR4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nonenmacher

Com esse valor você consegue pegar um ...

  1. Core i5 10400f R$1100 +-
  2. Uma placa-mãe b560 (TUF Gamming é R$1100 a vista, tem outras por R$900 [Aorus] e outras mais baratas). Se achar uma b460 mais em conta, pode ser também. A diferença que a b560 serve também processadores da 11º geração (desnecessário, pois o de 10º indicado ja é bem proximo do 11º)
  3. 2x8gb 3000~3600 MHz (R$440,00 +-)


 


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Openkoreopa, muito obrigado pela recomendação. Uma dúvida: me lembro a uns anos atrás quando o Ryzen lançou que o pessoal tava recomendado ele ao invés da Intel, mas parei de acompanhar nos últimos anos. Dado sua recomedação pelo i5, tu acha que agora a intel ta valendo mais a pena?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!