Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Descobri que meu notebook não suporta a função de RAID (mesmo assim que no BIOS, o modo de SATA é de RAID ON

Então como o notebook tem dois discos: SSD 256 GB (Windows instalado) e HDD 1 TB (vazio) 

Mas o programa Intel Optane Memory and Storage Management não permita a ativar de criação de RAID 0. As opção de tipo de RAID esta acinzentada em modo PCIE e SATA. (Intel é cara de pau, ne?)

Já tem outro fórum que eu tirei a duvida:

Então quero aproveitar o HDD para colocar os arquivos pessoais e programas leves, dai pesquisei bastante e descobri que o Espaços de Armazenamento pode resolver esse caso que utilizar dois discos como um espaço único, certo?

Depois de criação de Pool com configuração de simples (sem resiliência) e deu certo, mas eu fico pensando assim:

Será que é certo deixar o Windows no SSD e utilizar o HDD para acelerar.

Ou

O Windows, todos os programas e arquivos instalados no HDD e utilizar o SDD como cache com função de Espaços de Armazenamento para acelerar?

Me ajudam, por favor?

Obrigado.

Obrigado.

photo4974686737662060830.jpg

Captura de tela 2021-11-26 131542.png

Postado
1 hora atrás, lprado1994 disse:

Descobri que meu notebook não suporta a função de RAID (mesmo assim que no BIOS, o modo de SATA é de RAID ON

Então como o notebook tem dois discos: SSD 256 GB (Windows instalado) e HDD 1 TB (vazio) 

Mas o programa Intel Optane Memory and Storage Management não permita a ativar de criação de RAID 0. As opção de tipo de RAID esta acinzentada em modo PCIE e SATA. (Intel é cara de pau, ne?)

Já tem outro fórum que eu tirei a duvida:

Então quero aproveitar o HDD para colocar os arquivos pessoais e programas leves, dai pesquisei bastante e descobri que o Espaços de Armazenamento pode resolver esse caso que utilizar dois discos como um espaço único, certo?

Depois de criação de Pool com configuração de simples (sem resiliência) e deu certo, mas eu fico pensando assim:

Ou

O Windows, todos os programas e arquivos instalados no HDD e utilizar o SDD como cache com função de Espaços de Armazenamento para acelerar?

Me ajudam, por favor?

Obrigado.

Obrigado.

photo4974686737662060830.jpg

Captura de tela 2021-11-26 131542.png

Pra q você quer configurar modo raid isso é usado em computadores q são servidores de rede para caso um HD pare de funcionar o outro assuma o controle automaticamente e o servidor n pare de funcionar isso só é usado em empresas.

• Moderador
Postado
Em 26/11/2021 às 13:27, lprado1994 disse:

Não existe "utilizar o HD para acelerar o SSD". O que funciona é exatamente o inverso, pois dessa forma o sistema irá armazenar os dados no HD e utilizar o SSD como cache de dados por ele ter uma velocidade maior. Ao fazer o inverso, o sistema irá ficar mais lento.

Em 26/11/2021 às 13:27, lprado1994 disse:

O certo é você deixar todos os seus programas no SSD para que eles sejam carregados e inicializados mais rapidamente, e utilize o disco rígido para manter seus arquivos.

Se isso não for possível, utilize o HD como primária e o SSD como cache. Fazer o inverso, que é SSD como primária e "HD como cache" não existe.

Em 26/11/2021 às 14:37, roberto0071 disse:

Pra q você quer configurar modo raid isso é usado em computadores q são servidores de rede para caso um HD pare de funcionar o outro assuma o controle automaticamente e o servidor n pare de funcionar isso só é usado em empresas.

Esse recurso também é bastante utilizado por profissionais de diversas áreas pois eles precisam de espaço bruto no computador para armazenar arquivos e muitas vezes fica inviável realizar o backup deles na nuvem, como profissionais da área de edição de vídeos, onde os arquivos brutos de edição são extremamente pesados, os obrigando a ter vários HDs para armazena-los. Devido a isso, muitos utilizam a tecnologia Raid 0 para aumentar o desempenho e outros utilizam o Raid 10 (dividir os arquivos entre duas unidades, e fazer backup delas ao mesmo tempo, desempenho & espelhamento).

Postado

@GabrielLV , boa noite! Tudo bem?

Entendi perfeitamente.

Mas você acha que utilizar a função de Espaços de Armazenamento - Storage Pool vai compensar muito com Windows, programas e arquivos no HDD e SSD como cache de dados?

Ou mover as pastas de arquivos e programas leves como Office, Acrobat e outros com programa FolderMove que criar links simbólicos para pastas selecionadas? (https://foldermove.com/)

O que você acha?

Por favor

Obrigado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!