Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

gente, comprei uma memória RAM nova de 8GB e acabei de instalar então agora to com 16gb, queria saber se eu tenho que fazer algo pra ela ser de fato ativada ou se só de ter instalar na placa-mãe já ta tudo ok, eu dei uma pesquisada e tinham videos sobre ativar o XMP pela BIOS, mas eu achei confuso e queria tirar dúvida aqui.
primeiro: eu preciso fazer isso pra ativar os novos 8GB que eu instalei ou já ta tudo ok?
segundo: eu dei uma olhada nas opções de XMP mas não tive coragem de mexer, queria saber se eu devo e em qual frequência eu deveria colocar ( de forma automática ele vai pra 3000 que é acima da minha que é 2666)

CPU - AMD Ryzen 3 PRO MOBILE 3200G VEGA 8 
MAINBOARD - A320
MEMÓRIA - 16GB 2666
FONTE - 500W SUPERFRAME

Postado

@Michael Fernando É só instalar e pronto, já fica com 16gb de ram, não precisa mexer em mais nada.

XMP ou D.O.C.P só ativa se precisar, e fará aumentar a frequencia para a da memória mesmo, eu também não entendo muito disso.

7 minutos atrás, Michael Fernando disse:

CPU - AMD Ryzen 3 PRO MOBILE 3200G VEGA 8 
MAINBOARD - A320

Lembre-se, Mobile é denominação para Ryzen de Notebook.

Na linha Ryzen mobile não tem 3200G, é 3200U, e muito provavelmente é usado em desktop através de gambiarra, se é que alguém já conseguiu isso.

Tempos atrás eu atualizei um artigo na Wikipédia e tem listas de processadores AMD Ryzen, pode conferir a lista aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ryzen

Postado

@Michael Fernando Deixa eu ver se entendi, você possui uma memoria 2666mhz e comprou uma de 3000mhz e pretende ativar o xmp da 3000mhz? Se sim, não vai adiantar, ambas irão trabalhar na frequência mais baixa entre as duas, no caso a de 2666mhz.

Se esse for seu caso você teria que ter duas que vão xmp a 3000mhz, o xmp é apenas um oc seguro, pre setado, e de fabrica.

Postado
8 minutos atrás, JohnLSV disse:

@Michael Fernando Deixa eu ver se entendi, você possui uma memoria 2666mhz e comprou uma de 3000mhz e pretende ativar o xmp da 3000mhz? Se sim, não vai adiantar, ambas irão trabalhar na frequência mais baixa entre as duas, no caso a de 2666mhz.

não não, é que quando eu vou ativar o XMP ele automaticamente já muda pra 3000, mesmo ambas as minhas duas memórias sendo 2666, entendeu?

Aí eu queria saber se eu deixo em 3000 desativo o XMP

9 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Michael Fernando É só instalar e pronto, já fica com 16gb de ram, não precisa mexer em mais nada.

XMP ou D.O.C.P só ativa se precisar, e fará aumentar a frequencia para a da memória mesmo, eu também não entendo muito disso.

Lembre-se, Mobile é denominação para Ryzen de Notebook.

Na linha Ryzen mobile não tem 3200G, é 3200U, e muito provavelmente é usado em desktop através de gambiarra, se é que alguém já conseguiu isso.

Tempos atrás eu atualizei um artigo na Wikipédia e tem listas de processadores AMD Ryzen, pode conferir a lista aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ryzen

Moço, eu não sei daonde eu tirei esse promobile mas na minha placa-mãe ele fica assim:

image.png

• Curtir 1
Postado

@Michael Fernando Olha, xmp é seguro, afinal é algo oferecido pela própria fabricante. Mas tenha algo em mente, se você ativar, saiba que há casos que o xmp não funciona e é necessário reset na BIOS retirando a bateria da mb, mas cada caso é um caso. Só prossiga adiante se souber remover a bateria da BIOS ou resetar a BIOS.

Tive um amigo que comprou ram xmp 3200, mas ao ativar o xmp o PC dele n ligava, ele fez esse procedimento do reset de BIOS, voltou pro xmp e ativou um valor abaixo, 3000mhz. Então caso não funcione é isso que você deverá fazer.

Entre 3000mhz e 2666mhz ainda há o valor 2933mhz.

Postado
13 minutos atrás, Michael Fernando disse:

Aí eu queria saber se eu deixo em 3000 desativo o XMP

não vai precisar mexer em nada nisso.   Agora é só ser feliz. 

XMP, só se ativa quando se tem memorias com frequencias bem altas por ex 4000mhz,3600mhz,3200mhz ou 3000mhz.  

Pois mesmo sendo de alta frequencia o hardware acaba automaticamente capando elas em 2.666mhz, e aí para utilizar a frequencia nativa delas tem de ativar o xmp, ou d.o.c.p. 

Mas no seu caso, suas 2 memorias são 2666mhz,  já estão trabalhando em sua velocidade nativa.

Não precisa fazer mais nada.

• Amei 1
Postado
56 minutos atrás, Michael Fernando disse:

Moço, eu não sei daonde eu tirei esse promobile mas na minha placa-mãe ele fica assim:

image.png

Fique tranquilo.

Quando não entendemos sobre algo podemos errar, e errar é humano.

Sempre dá para aprender com outras pessoas, assim como lhe dei a orientação sobre o seu processador, ele não tem a nomenclatura Mobile por ser um processador de Desktop(PC de mesa).

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!