Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

teclado mecânico é bom para digitação? recomende uma marca e modelo...


Posts recomendados

 

para quem já tem teclado mecânico, é bom mesmo? E quais as funcionalidades e melhor que o teclado normal barato.

 é bom para digitação, para edição de texto, programação, etc.

ou é só focado para games mesmo e ignora outros nichos?

 

É muito diferente os teclado mecânico ou qualquer marca e modelo serve?

 

(Gosto de usar o computador e notebook como ferramenta de escrita.)

 

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, teclados mecânicos são um mundo à parte. Mas na prática, é a mesma coisa do que um teclado comum. Eles não tem funcionalidades extras em relação à teclados não mecânicos, você estará investindo em conforto. Alguns teclados tem recursos como remapeamento de teclas, mas isso não é necessaŕiamente exclusivo de teclados mecânicos.

 

Em termos de velocidade de escrita, não há diferença (em minha opinião). Tenho a mesma velocidade de 80-110 WPM em teclados normais e mecânicos.

 

 

Já em relação às diferenças entre os teclados mecânicos mais baratos e os mais caros, são detalhes de construção dos teclados. Teclados mecânicos de entrada geralmente possuem um corpo em plástico não muito rígido, o que pode prejudicar a acústica. Os switches também geralmente são os de entrada da Outemu. Quem é viciado neste hobby geralmente prefere montar o teclado comprando as peças separadamente (case, plate, placa de circuito impresso, switches e keycaps). Um modelo de entrada de teclado customizado é o GK61, que tem no Aliexpress. Já um modelo de teclado pré construído que é melhor do que os mais baratos, mas tem uma boa relação custo-benefício, é o RK61. Fuja de marcas como Razer e Ducky, que vendem teclados com relação custo-benefício ruim.

 

Independentemente de sua escolha ser um teclado mais caro ou mais barato, você deve ficar atento ao switch que vem com o teclado. Há switches "clicky", que fazem um barulho de click e têm uma sensação tátil (de resistência antes de presssionar a tecla), "linear", que não possuem o barulho de click e nem essa resistência antes de pressionar, e os "tactiles", que possuem uma sensação tátil mas não necessariamente têm o barulho de click. Há uma infinidade de tipos de switches, mas essas são as principais categorias. Geralmente os linears são os vermelhos, os clickies são os azuis, e os tactiles e não clickies são os marrons. Uma outra diferença relevante que você pode encontar é a força de atuação. Há switches mais leves e outros mais pesados de se pressionar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero um que tenha o som de click para identificar quando uma tecla é pressionada. Acho que vou comprar um switche clicky então. Acho que vou levar o da cor azul nesse caso.

Acho que o barulho e sensibilidade da tecla ajuda na digitação.

Se puder falar marca e modelo, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kifirefox  Eu particularmente pegaria um RK61 da Royal Kludge (pelo Aliexpress), eles vendem com várias opções de switches, tanto deles mesmos quanto da Gateron, ambos bons. Há opções com bluetooth, RGB, e outras sem bluetooth e com iluminação de uma cor só (acredito que branco ou azul). Está um pouco caro, a partir dos 300 reais. Se quiser uma opção mais barata, tem o T-Dagger Bora (RS 180), que é o que eu tenho. Ele não é muito bom, mas ao menos o cabo é removível e os switches são trocáveis. O Redragon Kumara (RS250) pode ser considerado um upgrade em relação ao Bora pois este possui uma plate de metal (local onde os switches são encaixados), mas como está por 250, acredito que os que estão valendo a pena são apenas o Bora e o RK61.

 

Algo importante a se considerar que eu não mencionei é o formato dos teclados. Há os de 61 teclas (RK61), que não possuem function keys e setas dedicadas (é preciso segurar uma tecla FN para usar esses botões), os de 81 teclas (TKL) (Redragon Kumara, T-Dagger Bora), que possuem setas e botões de função dedicados, e os teclados completos com number pad, que são mais difíceis de encontrar (sendo mecânicos).

 

Se for comprar do Aliepxress, compre de um anúncio com várias vendas realizadas e reviews.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@kifirefox, bom dia!

Sim, mas qualquer tipo de teclado pode ser bom de digitar caso seja bem feito. O que mais chama atenção aos mecânicos é a nuance de customização, mas sempre são modelos muito caros que as contém, e nem sempre são os melhores, vide os BTC de membrana de antigamente, que dão um banho em qualidade de digitação em muito teclado mecânico acima dos 100 dólares.
 

13 horas atrás, acvale disse:

Teclados mecânicos de entrada geralmente possuem um corpo em plástico não muito rígido, o que pode prejudicar a acústica.

O corpo não ser rígido não é problema para a acústica, mas sim o fato das paredes serem finas e haver muito espaço vazio, um teclado com carcaça bem projetada ainda vai ser bem mais macio que um com carcaça de aço, mas terá boa acústica, vide os Wyse que têm plástico mais macio que o padrão de mercado.
Teclados com carcaça muito rígida geralmente são medíocres de digitar para quem preza pela maciez, acabam cometendo atrocidades como montar sem chassi ou com chassi de plástico, mas muitos ainda não têm a mesma maciez de um Wyse com carcaça de HIPS e chapa de aço.
 

13 horas atrás, acvale disse:

de resistência antes de presssionar a tecla

A "sensação tátil" é uma alteração perceptível da resistência, tendo outra constante elástica além da mola que desparece ao passar pela folha de contato.

 

13 horas atrás, kifirefox disse:

Se puder falar marca e modelo, agradeço.

Depende de teu orçamento.
Para esse tipo eu geralmente recomendo o Purewriter, pois os switches possuem a melhor sensação tátil de qualquer outro clicky vendido no Brasil.
Outro modelo de alta qualidade é o Cougar Puri, não vais encontrar teclado customizado nessa faixa que seja melhor a ele.

 

13 horas atrás, acvale disse:

Ele não é muito bom, mas ao menos o cabo é removível e os switches são trocáveis.

A placa de circuito impresso é revestida em resina e é de qualidade decente, mas o sistema de troca apenas permite Outemu e Akko Cs.
É um produto que a mim não é recomendável sob qualquer circunstância, junto com quase qualquer outro teclado mecânico e não óptico do grupo Eastern times, visto que a grande maioria deles usa Outemu, tendo qualidade de digitação que não é suficientemente melhor que um teclado de membrana de 50 reais e durando apenas uma fração do tempo sem problemas. exceção é o Gamdias Hermes E2, que usa switches Huano.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conclusão,

não existe teclado superior ao outro para digitação, até os de membrana baratas dão para digitar bem.

 

e dependendo do usuário um teclado barato pode digitar até mais rápido, do que um usuário sem experiência num teclado bom, o usuário utilizador que é o importante.

 

 

Outra coisa, nos anos 90, tinha uns teclados mais "pesados", teclas um pouco curvas e maiores que facilitavam a digitação sem olhar. Não quero um modelo de teclado plano e sem tamanho. Queria um teclado que desse mais fácil de encontrar teclas sem olhar para o teclado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
6 minutos atrás, kifirefox disse:

não existe teclado superior ao outro para digitação

Na realidade, existe, e será o que melhor caber em teu gosto pessoal, apenas não é limitado ao tipo, mas sim à qualidade e as soluções empregadas na construção.

 

7 minutos atrás, kifirefox disse:

e dependendo do usuário um teclado barato pode digitar até mais rápido, do que um usuário sem experiência num teclado bom, o usuário utilizador que é o importante.

Quanto a isso, realmente!

 

8 minutos atrás, kifirefox disse:

Outra coisa, nos anos 90, tinha uns teclados mais "pesados", teclas um pouco curvas e maiores que facilitavam a digitação sem olhar. Não quero um modelo de teclado plano e sem tamanho. Queria um teclado que desse mais fácil de encontrar teclas sem olhar para o teclado.

O espaçamento de teclas de teclados mecânicos tipo Cherry é padrão desde os anos 80, e vários outros tanto daquela época quanto hoje seguem a média de 19~20mm de centro a centro de cada tecla, não é algo que se alterou muito, a menos em alguns teclados baratos que não o seguem.

As teclas naquela época ainda eram orientadas em uma chapa reta fora o Model M que tinha chapa curva, e o perfil de curvatura das teclas pode ser escolhido ainda hoje, há teclas perfil cherry, OEM, XDA, SA, DCS...

Eu já tive dois IBM Model M, e meu teclado atual é um Wyse projetado em 1985.

Para digitares bem em um teclado, é necessário apenas te familiarizares com ele.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

materias quais switch é melhor para digitação:

1

Para games: Cherry MX Red e Cherry MX Black (Corsair Strafe RGB)

- Perfil intermediário, amigável a iniciantes: Cherry MX Brown (Logitech Orion Brown)

- Para digitação: Cherry MX Blue (ASUS Strix Tactic Pro Blue)

https://www.techtudo.com.br/noticias/2016/11/teclados-mecanicos-como-funcionam-os-switches-e-qual-o-melhor-para-voce.ghtml

2

Mas, uma coisa que você tem que levar em consideração é que, uma vez que você se acostuma com um switch, não existe mais essa situação de “switch X é melhor para tal atividade”, porque muito provavelmente você vai se adaptar a ele com o tempo, então escolha o que pode te ajudar mais, já sabendo no que ele te favorece de antemão.

https://www.blog.maxcoatacado.com.br/post/switch-de-teclado-mecânico-o-que-é-e-qual-usar

3

Outemu Blue – confortável e audível

Um dos preferidos dos usuários, com uma experiência tátil excelente. Isso se deve às suas configurações, pois para provocar o acionamento das teclas não é necessário muita pressão. Isso quer dizer que esse switch permite que as suas teclas não precisem ser pressionadas até a base para que os comandos sejam traduzidos ao computador.
Teclado Gamer Redragon – Varuna

Essa resposta rápida, além de ser mais durável e personalizável que um teclado de membrana comum, é muito confortável para quem usa o teclado para digitação. Por essas características acaba sendo um dos teclados preferidos por gamers, programadores e redatores.

https://www.bringit.com.br/blog/produtos/teclado-mecanico-melhor-switch/

 

obs.

acho que vou levar o blue que é melhor para digitação.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@kifirefox, não existe switch melhor para digitação, como eu disse, é matéria de gosto pessoal.
As pessoas que fazem esses artigos não conhecem nem experimentaram teclados o suficiente, e acabam ploliferando a desinformação de que existe um "tipo de switch adequado a qual uso", as únicas necessidades que afetariam a escolha fora o gosto pessoal são necessidades fisiológicas, de sensibilidade de pressão ou de nível de ruído.
 

3 horas atrás, kifirefox disse:

Essa resposta rápida, além de ser mais durável e personalizável que um teclado de membrana comum

Esse trecho é especialmente hororroso, pois diferença de tempo de resposta, além de não ser característica do switch e sim da controladora, é inútil fora de jogos de ritmo, e teclados com Outemu costumam durar menos que teclados de membrana decentes da faixa dos 50 reais, e o conforto de digitação dos teclados de membrana pode ser melhor dependendo da pessoa...

Eu sugiro testares antes de investires caso realmente queiras o correto para ti, eu mesmo por 5 anos testei dezenas de teclados e hoje o que acabei gostando mais é linear, clickies com click bar (Kailh Choc Blue, Box White, Box Navy...) e bons teclados de domos de borracha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Como falei anteriormente, existem vários fabricantes de switches. Então vou citar os do fabricante Outemu, que são os presentes nos teclados da Redragon.

    Outemu Blue: resistente e com clique auditivo, emite um som alto no acionamento da tecla, lembrando uma máquina de escrever. Criado especialmente para quem digita muito. Indicado para games, digitação e uso cotidiano. Contra indicado para locais onde o barulho pode incomodar outras pessoas;"

https://www.tecnoup.net.br/2020/04/03/teclado-mecanico-qual-e-a-diferenca-entre-os-switches/

 

 

por essa matéria acho que vou ver um blue outemu, tem varias matérias falando que são bons. alguma recomendação de marca e modelo que eu possa pesquisar na kabum ou pichau?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok, e qual indicação de uma boa switch, marca e modelo. Que seja pesquisável em lojas no brasil .com.br

 

como

https://www.kabum.com.br/busca?query=teclado+mecanico+cherry&page_number=1&page_size=20&facet_filters=&sort=price

https://www.kabum.com.br/busca?query=Teclado+Mecânico+Kalih

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Mikhail Kosevich Volkov disse:

sistema de troca apenas permite Outemu e Akko Cs.

É possível colocar switches de outras marcas, mas é neccessário cortar algumas pernas plásticas dos switches. Lógico que aí já entra no campo da gambiarra.

 

@Pepse

Outemu não é tão ruim assim em durabilidade. Na maioria das vezes é só lubrificar com WD40 que ele volta a funcionar, mas o pessoal não sabe disso e condena o teclado.

 

@kifirefox No Brasil você não vai encontrar muita variedade, são mais essas marcas que o Pepse citou mesmo. Alguns exemplos de modelos: Cherry MX Blue, Kailh Blue, Gateron Blue; é improvável que você encontre muitos outros modelos em lojas brasileiras, como os Kailh Boxes.

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse Ok, não estou dizendo que é um switch bom; é sempre melhor preferir outros switches quando possível. O que quero dizer quando falo que ele não é tão ruim assim é que ele cumpre marginalmente sua função. Existem switches piores de marcas pouco conhecidas que devem ser colocados abaixo dos outemu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, kifirefox disse:

ok, e qual indicação de uma boa switch, marca e modelo. Que seja pesquisável em lojas no brasil .com.br

Depende do seu orçamento. O melhor até os 300 reais é sem dúvidas o Cougar Puri, o seu único defeito são as teclas, porém só importar teclas Double-Shot e trocar, outro teclado bom é o P631K com Kailh Red, Sharkoon PureWriter e Gigabyte Force K83.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
55 minutos atrás, acvale disse:

mas é neccessário cortar algumas pernas plásticas dos switches. Lógico que aí já entra no campo da gambiarra.

Isso para switches de 5 pinos, ambos neles e nos de 3 é necessário lixar as pernas devido à espessura ser diferente dos Outemu e Akko, o que pode danificar.
 

55 minutos atrás, acvale disse:

Outemu não é tão ruim assim em durabilidade.

Switches que duram menos de 7-10 anos quando prometem 50M de cliques, ou seja, deveriam ser bons para em torno de 20 anos, além de terem material promocional enganoso e estarem quase na categoria de golpe, têm durabilidade menor que bons teclados de membrana de 50-70 reais, que custam bem menos.

 

55 minutos atrás, acvale disse:

Na maioria das vezes é só lubrificar com WD40 que ele volta a funcionar,

WD40 não é compatível com o policarbonato presente na fabricação do switch e irá causar erosão com o passar dos anos, ele não é um bom lubrificante e, nesse caso, nem lubrificante, pois apenas é usado para melecar a folha de contato para absorver energia cinética a fim de que ela vibre menos, mas sendo danoso aos plásticos.

 

48 minutos atrás, acvale disse:

cumpre marginalmente sua função

Eu discordo, um equipamento desse custo não deveria durar tão pouco, a maioria tem problema antes dos 2 anos, muitos em menos de um ano.
A qualidade das folhas de contato caiu drasticamente quando mudaram o processo de estampagem das folhas, são switches que têm altíssima taxa de falha, tanto que a Redragon adicionou switches avulsos e sistema de troca rápida, um sistema feito da forma mais barata possível, no pacote para reduzir o índice de RMA, e salvo engano outras marcas do grupo Eastern Times também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

para pesquisar:

https://www.kabum.com.br/busca?query=teclado+mecanico+cherry&page_number=1&page_size=20&facet_filters=&sort=price

 

https://www.kabum.com.br/busca?query=Teclado+Mecânico+Kalih&page_number=1&page_size=20&facet_filters=&sort=price

 

é bom?

Teclado Mecânico Gamer Sharkoon Shark Skiller, RGB, Switch Kailh Red, ABNT2 - SGK3

https://www.kabum.com.br/produto/91491/teclado-mecanico-gamer-sharkoon-shark-skiller-RGB-switch-kailh-red-abnt2-sgk3

 

Teclado Mecânico Gamer Sharkoon PureWriter RGB, Switch Kailh Blue, ABNT2

https://www.kabum.com.br/produto/104598/teclado-mecanico-gamer-sharkoon-purewriter-RGB-switch-kailh-blue-abnt2

 

teclado blue é melhor para digitar:

 

queria um teclado abnt2 pt-br, por que sou brasileiro. Tem esses modelos, e estou pesquisando.

Vou pesquisar em lojas físicas e pedir para testar para ver se é bom mesmo. No boadica, por exemplo.

 

Posso comprar um mecânico para usar.

Posso ir nas lojas e testar os teclados mecânicos para saber qual é o melhor para comprar, mesmo estando desligado, dá para saber muita coisa, a sensibilidade tátil, textura, peso do click, barulho, etc.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@kifirefox , ambos o Purewriter e o SGK3 são bons, o Cougar Puri é um teclado superior a eles, qualquer um desses irá te atender bem.

20 minutos atrás, kifirefox disse:

teclado blue é melhor para digitar

Novamente, eu já tive diversos teclados com switches clicky: Redragon K552 (Q3 2015) com Outemu Blue, Motospeed K87S (Q4 2017) com Outemu Blue, IBM Model M (1995, Lexmark, ISO ES) com membrane buckling springs, IBM Model M (1994, Lexmark, ABNT2), com modificação nos rebites e membrane buckling springs e Wyse PCE (1991) com Kailh Box Navy.

Já tive lineares: Wyse PCE (1991) com Cherry MX "vintage" Black, Wyse ASCII (1995) com Cherry MX "vintage" Black, posteriormente modificado para Gateron Yellow KS-3X47 lubrificado com Krytox GPL205G0, Redragon Kumara K552 (Q3 2015) com Gateron Black KS-8, James Donkey 619 TKL com Gateron KS-3 Black, iKBC KD87 com Cherry MX Red e Leopold FC900R PD com Cherry MX Silent Red.

Também tive tactiles: Motospeed CK108 com Gateron KS-10 Brown, Motospeed K87S com Gateron KS-10 Brown.

E rubber domes: NMB com êmbolo sem modelo, IBM RAKII, IBM RT3200, Logitech K120.

E já tive emprestado, para análise, o Drevo Gramr (2016) com switches Drevo Blue.

Note que alguns são os mesmos modelos, pois são os mesmos teclados que em algum ponto foram modificados com outros switches, os com data de fabricação são os que têm esse dado como fator relevante.

Esses são os que usei por tempo extensivo, e em minha experiência, digitação em teclados com switches tipo clicky ser "melhor" como costumam dizer é apenas uma aferição de gosto pessoal. O que pude aferir é que a minha precisão de escrita no IBM Model M, tanto quanto velocidade, era superior, mas isso pode ser tanto por ser clicky, quanto pela construção curva, mas a tactilidade dele só é imitada em switches com click bar, então nenhum switch blue se compara nem de longe.

Em suma, essa distinção de qualidade de digitação maior geralmente ser atribuída a switches clicky pode apenas ser reflexo do gosto pessoal devido aos teclados rubber dome serem táteis e, em média possuírem um peso de tecla similar, não sendo tão diferente do que já conheciam no sentido de haver confirmação que a tecla foi registrada, porém com sensação percebida melhor, fora o barulho dos clicky com miolo bipartido que agrada a muitos ainda que seja estridente e horroroso a quem conhece teclados com soluções melhores, mas eu jamais diria que essa afirmação de serem "melhores" é um fator para ser levado a sério em uma compra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!