Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Para que serve o sexto fio em um ventilador de teto?


Daniel Lee

Posts recomendados

Bom dia. Eu tenho um ventilador aqui na minha casa que estava parado e gostaria de fazer a instalação do mesmo, sei que é da marca Ventisol mas infelizmente não faço ideia do modelo e também não tem nenhuma identificação nele. Esse ventilador possui 6 fios, sendo: 2 fios da lâmpada; 1 fio comum do motor e 2 fios também do motor que são para ventilação e exaustão, mas ainda sobra um fio que não faço ideia do que seja. Eu comprei um interruptor que já vem com o capacitor mas quando fui fazer a ligação vi que tinha aquele fio a mais e agora estou na dúvida. Agradeço desde já se alguém souber responder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Daniel Lee disse:

mas ainda sobra um fio que não faço ideia do que seja

Provavelmente é um fio terra ligado a carcaça do seu ventilador, mas posso estar enganado.

Tenta ver para onde vai este fio, se tiver um multímetro veja se ele dá contato com a carcaça do ventilador. Se estiver eu estou certo e você pode deixar este fio sobrando.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Provavelmente é um fio terra ligado a carcaça do seu ventilador, mas posso estar enganado.

Tenta ver para onde vai este fio, se tiver um multímetro veja se ele dá contato com a carcaça do ventilador. Se estiver eu estou certo e você pode deixar este fio sobrando.

Obrigado, eu acabei achando um manual na internet de um modelo parecido da mesma marca e no esquema elétrico mostra ter um fio terra mesmo. Vou fazer os testes e retorno mais tarde

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!