Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fontes de Notebook PFC


Posts recomendados

Boa tarde Clube! Tudo bem?

Estou pretendendo comprar um no break para utilizar com meu notebook, mas nas informações do no break que pretendo comprar vem dizendo que não é compatível com fontes com PFC. Ai fiquei na dúvida. Será que a fonte do meu notebook tem PFC? Como posso descobrir isso? 

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Matheus3210 disse:

mas nas informações do no break que pretendo comprar vem dizendo que não é compatível com fontes com PFC.

 

diz isso pra você não ligar em fontes mais modernas de pc, novas, q tem esse recurso.. não se aplica a fontes de notebook ou fontes genericas

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Bom dia! Por que quer um no-break para um notebook, sendo que este já tem bateria para impedir que seja desligado? Caso a bateria esteja ruim, é mais barato trocá-la do que comprar um no-break minimamente decente.
@rodrigo.dcvieira No-breaks estabilizados e de onda quadrada são prejudiciais para qualquer eletrônico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ferox Graxaim disse:

@rodrigo.dcvieira No-breaks estabilizados e de onda quadrada são prejudiciais para qualquer eletrônico.

 

mas ele não perguntou se é ou não prejudicial e sim se a fonte de notebook possui o pfc.. eu me atenho precipuamente ao que foi perguntado e vou direto ao X da questão na resposta tb

 

e outra, nobreaks tem a sua função e cenários diversos onde podem e devem ser usados... se fosse necessariamente prejudicial em todo eletrônico, não haveriam mais nem eletrônicos para serem usados e nem nobreaks para serem vendidos (sempre usei nobreak para roteador e modem há anos, sem qualquer intercorrência, da mesma forma que outras pessoas usam para manter bombas de aquário ligados e evitar a morte dos peixes quando falta luz, portoes eletronicos de residencias, etc, etc, etc).. como o cenario descrito não envolve pcs e as fontes mais novas q tem o pfc ativo, não há porque criar uma demonização em cima da questão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 13/12/2021 às 09:53, rodrigo.dcvieira disse:

e outra, nobreaks tem a sua função e cenários diversos onde podem e devem ser usados... se fosse necessariamente prejudicial em todo eletrônico, não haveriam mais nem eletrônicos para serem usados e nem nobreaks para serem vendidos

No-break senoidal offline não é prejudicial para alguns eletrônicos, e são mais indicados para CFTV por exemplo. Mas isso apenas se não forem estabilizados. Agora para computadores, esse tipo de no-break não é recomendado, principalmente se as quedas de energia forem freqüentes.

Em 13/12/2021 às 09:53, rodrigo.dcvieira disse:

(sempre usei nobreak para roteador e modem há anos, sem qualquer intercorrência,

Tem gente que faz muitas coisas prejudiciais a saúde por anos e não sentem nada, outras fazem e em poucos anos começam a apresentar problemas de saúde, etc. O mesmo vale para o uso de no-breaks de onda quadrada, agora se o seu for senoidal, sem problemas!

Em 13/12/2021 às 09:53, rodrigo.dcvieira disse:

da mesma forma que outras pessoas usam para manter bombas de aquário ligados e evitar a morte dos peixes quando falta luz, portoes eletronicos de residencias, etc, etc, etc

Bomba de aquário é um motor, eu me refiro a eletrônicos (fontes chaveadas, equipamentos ligados à fontes lineares, computadores, etc.) E para portões eletrônicos existe um tipo de no-break específico. Não sei nem se bombas de aquário podem ser ligadas em qualquer tipo de no-break também, pois no manual desses no-breaks residenciais está explícito para não ligar motores. Mas talvez no caso de bombas de aquário seja aceitável, já que é um motor mais fraco.

Em 13/12/2021 às 09:53, rodrigo.dcvieira disse:

como o cenario descrito não envolve pcs e as fontes mais novas q tem o pfc ativo, não há porque criar uma demonização em cima da questão.

Notebook é um PC portátil, mas entendi o que quiseste dizer. O fato é que o uso de um no-break de onda quadrada também será nocivo para a fonte do notebook. E como eu disse, não faz sentido usar notebook com no-break, se a bateria do notebook está ruim compensa mais trocá-la do que comprar um no-break.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Ferox Graxaim disse:

Bom dia! Por que quer um no-break para um notebook, sendo que este já tem bateria para impedir que seja desligado? Caso a bateria esteja ruim, é mais barato trocá-la do que comprar um no-break minimamente decente.
@rodrigo.dcvieira No-breaks estabilizados e de onda quadrada são prejudiciais para qualquer eletrônico.

@Ferox Graxaim Sim, pensei nisso, mas com o no break eu posso ligar junto o monitor, o modem, o roteador.

 

Eu penso que não seja necessário gastar tanto pra ter uma onda senoidal pura se uma onda senoidal aproximada pode me atender (segundo as especificações do fabricante).

 

Nesta caso, eu tenho uma dúvida. O no-break sempre irá enviar onda senoidal aproximada pro meu notebook? Ou só quando faltar energia?

 

9 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

mas ele não perguntou se é ou não prejudicial e sim se a fonte de notebook possui o pfc.. eu me atenho precipuamente ao que foi perguntado e vou direto ao X da questão na resposta tb

 

e outra, nobreaks tem a sua função e cenários diversos onde podem e devem ser usados... se fosse necessariamente prejudicial em todo eletrônico, não haveriam mais nem eletrônicos para serem usados e nem nobreaks para serem vendidos (sempre usei nobreak para roteador e modem há anos, sem qualquer intercorrência, da mesma forma que outras pessoas usam para manter bombas de aquário ligados e evitar a morte dos peixes quando falta luz, portoes eletronicos de residencias, etc, etc, etc).. como o cenario descrito não envolve pcs e as fontes mais novas q tem o pfc ativo, não há porque criar uma demonização em cima da questão.

@rodrigo.dcvieira  Sim, no site que eu comprei o no break tinha muitos comentários elogiando ele, dizendo que atendeu perfeitamente as expectativas e tal.

 

Agora, não sei se a longo prazo isso pode ser uma furada. Se sim, talvez seja o caso de eu comprar uma bateria nova pro notebook e deixar o no break somente para o roteador, o modem, e o monitor.

7 horas atrás, Ferox Graxaim disse:

No-break senoidal offline não é prejudicial para alguns eletrônicos, e são mais indicados para CFTV por exemplo. Mas isso apenas se não forem estabilizados. Agora para computadores, esse tipo de no-break não é recomendado, principalmente se as quedas de energia forem freqüentes.

@Ferox Graxaim Aqui tenho poucas quedas de energia, mas como eu jogo online é muito importante pra mim ter essa segurança de que não vou perder 5 horas de jogo em uma queda de energia.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Matheus3210 disse:

Agora, não sei se a longo prazo isso pode ser uma furada. Se sim, talvez seja o caso de eu comprar uma bateria nova pro notebook e deixar o no break somente para o roteador, o modem, e o monitor.

7 horas atrás, Ferox Graxaim disse:

 

se a bateria do seu note anda ruim, troque-a..

 

no tocante ao restante, é completamente plausivel o uso.. sem paranóias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 13/12/2021 às 19:44, Matheus3210 disse:

Sim, pensei nisso, mas com o no break eu posso ligar junto o monitor, o modem, o roteador.

No-break serve apenas para dar tempo de salvar tudo o que está fazendo para desligar o computador, e não para ficar usando, pois a autonomia do no-break é bem baixa... Mas se for ligar apenas o roteador e o modem no no-break, pode até comprar um no-break barato por sua conta em risco, mas tenha em mente que poderá estar prejudicando seu monitor, roteador e modem, o que é menos pior do que prejudicar o notebook (a menos que seu monitor seja muito caro, aí nesse caso não vale a pena arriscar usar um no-break offline e/ou estabilizado. Compre pelo menos um senoidal sem estabilizador integrado.)

Em 13/12/2021 às 19:44, Matheus3210 disse:

Eu penso que não seja necessário gastar tanto pra ter uma onda senoidal pura se uma onda senoidal aproximada pode me atender (segundo as especificações do fabricante).

A "senoidal aproximada" é pseudo-senoidal, trata-se de uma onda quadrada que atua em forma de escada ao invés de alternar a fase abruptamente entre positivo e negativo. É menos pior do que um no-break totalmente de onda quadrada, mas ainda assim pode prejudicar seus equipamentos. (Provavelmente a um prazo mais longo do que seria com um totalmente de onda quadrada). A palavra do fabricante não é confiável quando se trata de prejudicar ou não a vida útil dos equipamentos que for ligar no no-break, inclusive é normal que "digam que pode" para que eles possam vender.

Em 13/12/2021 às 19:44, Matheus3210 disse:

Nesta caso, eu tenho uma dúvida. O no-break sempre irá enviar onda senoidal aproximada pro meu notebook? Ou só quando faltar energia?

Só quando faltar energia. Se tiver energia, o no-break fornecerá tensão diretamente do transformador, portanto será onda senoidal pura mesmo no no-break mais barato. A onda quadrada ou pseudo-senoidal é só quando o inversor está ligado.

Em 13/12/2021 às 19:44, Matheus3210 disse:

@rodrigo.dcvieira  Sim, no site que eu comprei o no break tinha muitos comentários elogiando ele, dizendo que atendeu perfeitamente as expectativas e tal.

 

Agora, não sei se a longo prazo isso pode ser uma furada. Se sim, talvez seja o caso de eu comprar uma bateria nova pro notebook e deixar o no break somente para o roteador, o modem, e o monitor.

Mesmo os piores produtos do mercado, sempre haverá algum comprador elogiando. Pois geralmente compram, testam, funcionou e já elogiam rapidamente. O problema com no-breaks ruins é na grande maioria das vezes a longo prazo.

Em 13/12/2021 às 19:44, Matheus3210 disse:

@Ferox Graxaim Aqui tenho poucas quedas de energia, mas como eu jogo online é muito importante pra mim ter essa segurança de que não vou perder 5 horas de jogo em uma queda de energia.

Mesmo que compre um no-break senoidal, lembre-se que a autonomia será entre 15 e 30 minutos. Portanto se a energia não voltar dentro desse tempo, perderá o jogo salvo da mesma maneira que perderia sem o no-break. A menos que compre um no-break que permita adicionar bateria(s) externa(s) o suficiente para que tenha uma longa autonomia, mas sai caro, tanto o no-break quanto a(s) bateria(s). (Pois não adianta comprar um no-break simples e colocar uma bateria muito forte, pois o no-break não dará conta de carregar.)
Na minha opinião, não vale o risco de danificar os equipamentos, para ter apenas uns 30 minutos de tempo para terminar o jogo, ou o investimento para ter um tempo maior de autonomia do no-break em uma situação que dificilmente acontece. Mas se quiser investir nisso, recomendo seguir minhas dicas. Caso opte pelo pseudo-senoidal ou até mesmo um de onda quadrada, vá por sua conta em risco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!