Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, quero entrar no mundo dos games e tenho uma duvida, até o momento eu sei JavaScript, Python e um pouco de Php, que eu sei que não são boas 

linguagens para jogos de modo geral, então estou disposto a aprender uma lingugem mais poderosa, minhas opções estão entre C,C#,JAVA ou C++, porém não sei qual é a mais adequada para jogos, penso em criar jogos para dispositivos moveis, não penso em criar o proximo GT V, apenas jogos bons e com um bom, nivel de processamento, se possível gostaria de entender por que escolher uma linguagem ao inveis da outra. Agradeço a quem puder ajudar.

• Amei 1
Postado
Em 12/12/2021 às 21:50, TiagoALVESDESANTANAKAPPES disse:

Olá a todos, quero entrar no mundo dos games e tenho uma duvida, até o momento eu sei JavaScript, Python e um pouco de Php, que eu sei que não são boas 

linguagens para jogos de modo geral, então estou disposto a aprender uma lingugem mais poderosa, minhas opções estão entre C,C#,JAVA ou C++, porém não sei qual é a mais adequada para jogos, penso em criar jogos para dispositivos moveis, não penso em criar o proximo GT V, apenas jogos bons e com um bom, nivel de processamento, se possível gostaria de entender por que escolher uma linguagem ao inveis da outra. Agradeço a quem puder ajudar.

Para dispositivos móveis Android geralmente é usado Java/Kotlin ou o C# com o Xamarin (mas é menos popular e menos "favorito"). Para Iphone/Ipad geralmente é usado Objective-C ou Swift.

Eu estou aprendendo a usar a Unity junto com C# só de curiosidade, porém apenas jogos simples 2d.

Para jogos mais complexos (esses ditos Triple A) quase que 90% das vezes é usado C++ para boa parte do código, apesar de a parte de orientação a objetos ser mais usados para as APIs. Antigamente usava-se mais o C (e mais antigamente ainda até Basic ou Assembly) mas conforme a parte de renderização de gráficos foi ficando mais complexa, eles foram incluindo C++ em parte do código mas hoje o C é menos usado para isso e o C++ toma a maior parte.

A principal diferença do C++ pro Java ou C# é que nos 2 últimos muita coisa vem pré-pronta. A parte de administrar memória, garbage collection entre outros é feito automaticamente. No C++ isso é feito manualmente mas isso dá mais liberdade em baixo nível e é necessário para uma boa performance nesses jogos mais competitivos. C++ também pode ser usado para apps, porém pelo que vejo falando é  uma linguagem mais complexa de "mestrar".

Mas se você já sabe Python, por que não usar? JavaScript e PHP são mais para internet ou apps de sites.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Felipecfk muito obrigado, esses ultimos dias andei pesquisando na internet sobre esse assunto, 

e acho que vou seguir o caminho da Unity, pelo que fiquei sabendo no C# quando o codigo é feito de forma otimizada pode se ter desempenho superior a C++, e a linguagem parece ter uma boa curva de aprendizado, em relação ao Python me falaram que ele não se sai tão bem em jogo. Obrigado pelas explicações.

• Obrigado 1
Postado
Em 14/12/2021 às 15:10, Felipecfk disse:

mas conforme a parte de renderização de gráficos foi ficando mais complexa, eles foram incluindo C++

desculpe ,  mas  ainda não observei na  linguagem C++  nada de  funções que manipulem gráficos  ,  a não ser na API do windows , que consegue criar simples linhas e rectangles ,  ellipse , e nada que se compare a algum gráfico de desenhos mais bem elaborados que um bom jogo precisam ,  e então para isso na verdade precisaria sim , de uma biblioteca externa , como um Qt , SDL Allegro , e outras tantas , etc ... ,   e creio que para criar jogos seja necessário mesmo é uma IDE que tenha comandos e funções específicas para criar e movimentar gráficos e até sons ,  como a Unity 3D ,  ou  mesmo uma mais simples como o Blitz 3D , que faz isso com facilidades ,  pois tem tem muitas funções para gráficos 2D e também 3D . 

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...