Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual placa-mãe e processador eu compro até R$ 5000,00?


Posts recomendados

Salve rapaziada, eu tenho um pc que definitivamente não é bom, mas ele roda os jogos que eu jogo no momento. Porém, quando se trata de jogos mais pesados, eu não consigo jogar sem diminuir o gráfico, e eu gostaria de resolver este problema. No momento minha placa de vídeo é uma 1060, minha placa-mãe é uma h110 e meu processador é um i3 de geração porcaria. Eu gostaria de trocar o meu processador primeiro, mas aparentemente qualquer processador melhorzinho vai requerir que eu troque minha placa-mãe também. Gostaria de saber qual processador e placa-mãe devo pegar. O intuito é principalmente jogar, mas também tem outras coisas que eu preciso fazer tranquilamente, tipo ficar com várias abas abertas ao mesmo tempo (photoshop, jogos, discord, google, etc). O meu preço máximo é 4-5 mil, mas quanto mais barato (desde que não perca tanto qualidade) melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Enj Uma boa para obter recomendação mais precisa é dizer o que está jogando.

 

Diga também a marca e modelo da sua fonte.

 

Se as memórias que tiver for DDR4 já é um gasto a menos.

 

Eu recomendo ir de Ryzen, agora recomendar um é um tanto complicado por falta de informação.

 

Outros amigos virá lhe auxiliar, mas tem informações que só você pode dar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Enj Você faz uso de Photoshop profissionalmente ou só por passatempo? Se for designer, vai querer investir em pelo menos 32 GBs de RAM (2x16) de cara, e geralmente o orçamento ficará uns 600 reais mais caro só por isso. Com o valor citado dá para montar um PC bom, mas sem contar monitor e periféricos. Aproveitar algo que já tem é ótimo para economizar, como observado pelo colega @Elder Nauvirth .

30 minutos atrás, Enj disse:

Salve rapaziada, eu tenho um pc que definitivamente não é bom, mas ele roda os jogos que eu jogo no momento. Porém, quando se trata de jogos mais pesados, eu não consigo jogar sem diminuir o gráfico, e eu gostaria de resolver este problema. No momento minha placa de vídeo é uma 1060, minha placa-mãe é uma h110 e meu processador é um i3 de geração porcaria.

Sua GPU vai reduzir muito o custo de um PC atual. Ela é muito boa e seu problema aí é por que seu processador é fraco e está limitando muito o desempenho dela. Nos diga todos os seus componentes, marca e modelo de cada um, e lhe ajudaremos. Além disso, é importante saber se você vai animar a montar esse PC você mesmo.

 

Se seu gabinete e fonte forem bons, você conseguirá fazer um upgrade substancial por uns 3k reais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cite sua configuração completa, incluindo marca e modelo da fonte.

Caso não use o photoshop profissionalmente, pegue: 5600x + B550 Tomahauk caso use profissionalmente, pegue um 5800x com a mesma placa-mãe. Se as memórias forem DDR4 reaproveite elas como já citado, ou dependendo da quantidade,  faça um upgrade.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lenhal 5800X não vai aumentar tanto o desempenho do Photoshop quanto o aumento de RAM e um bom SSD. Em vista do desempenho do 5600X, não acho um bom investimento para Photoshop apenas. Se fosse para blender ou algo do tipo acho que já poderia valer a pena dependendo do fluxo de trabalho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Lenhal 5800X não vai aumentar tanto o desempenho do Photoshop quanto o aumento de RAM e um bom SSD.

Existe um bom orçamento para isso, o 5800x com a Tomahauk vai dar uns 3600,00, sobra dinheiro para 32gb de RAM (caso as memórias atuais não sejam DDR4) e um bom SSD.

30 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Em vista do desempenho do 5600X, não acho um bom investimento para Photoshop apenas. Se fosse para blender ou algo do tipo acho que já poderia valer a pena dependendo do fluxo de trabalho.

Não é somente para Photoshop, o objetivo do PC, como citado, é principalmente jogos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lenhal Para jogos 5800X é overkill. 5600X já segura qualquer GPU abaixo da RTX 3900 com folga e sem gargalo. Como o autor do tópico já falou que quer poupar, não acho que justifica o investimento adicional nem do ponto de vista de longevidade. Afinal o Photoshop raramente aumenta seus requisitos e jogos só vão precisar de tanto desempenho de processamento se forem jogos de mundo aberto, com gráfico no máximo, numa RTX 3900 e se bobear ainda com streaming rolando em segundo plano. Fora isso, dificilmente vai precisar.

 

Para jogos o que conta é GPU, CPU só dá suporte à GPU. Como não compensa fazer upgrade de uma linda e maravilhosa GTX 1060 hoje a menos que o cidadão tenha mais dinheiro do que juízo. Uma 1060 segura até um Cyberpunk com boa qualidade gráfica em FHD.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu tenho 2 SSD, um de 1 tera e outro de 200 gb, eu não sei muito montar e mexer no computador, e pelo que eu vi tem que abrir o gabinete e olhar pra ver qual é a fonte. A minha memória é de 16 gb DDR4, e os jogos que eu quero jogar variam, mas eu acho que o mais pesado deles é o Half Life Alyx, que é pesado por ser de VR (já tentei jogar antes e não rodou :C) Inicialmente eu estava querendo trocar a minha placa-mãe e pegar um Ryzen 9 5900, que custa uns 3300 reais + a placa-mãe de 1000 e alguma coisa, dai daria o preço certo, mas eu não sei se isso seria a melhor opção. Sobre as outras coisas ali que o cara falou, o resto do meu setup é bem bom, então só preciso me preocupar em trocar o que for necessário para suportar o novo processador bom. O photoshop é mais por passa tempo, eu uso ele pra fazer meus desenhos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Enj disse:

eu não sei muito montar e mexer no computador, e pelo que eu vi tem que abrir o gabinete e olhar pra ver qual é a fonte.

Pede auxilio ou veja algum vídeo.

 

Abrir o gabinete para verificar a fonte é fácil.

 

E saber qual fonte tem é ótimo para que não compre peças novas e perca elas com fonte ruim.

 

Precisa verificar isso e complementar aqui assim que possível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Enj Se você joga em VR então a coisa muda muito de figura. O maior limitador para jogar em VR é a GPU, sendo que a sua pode não ser suficiente não importando qual a CPU você usar. A CPU é importantíssima também, mas não será o maior fator limitador à partir de certo ponto. Como você está hoje com uma CPU MUITO fraca, você está limitando excessivamente sua performance nesse quesito, mas não quer dizer que mudar sua CPU para a mais potente disponível do mercado vá resolver seu problema.

 

Entenda que em qualquer jogo a CPU faz o trabalho de agendar e gerenciar as requisições entre o software (o jogo) e o hardware (a GPU). Ela também vai realizar muitas outras funções, mas uma CPU atual como o Ryzen 5 5600X é capaz de cuidar de todas essas tarefas sem qualquer estresse. Em VR a CPU ainda tem que fazer o trabalho de rastrear seus movimentos, mas ainda sim o desempenho de uma CPU desse calibre é mais que suficiente para jogar em VR com uma GTX 1060, simplesmente por que essa GPU é um fator limitador (gargalo), não a CPU. Se você estivesse jogando com uma RTX 3090, um 5600X ainda seria suficiente para jogar bem, mas um 5800X já seria mais indicado, sendo que acima disso eu só indicaria para jogar e fazer streaming simultaneamente. 

 

Enfim, para VR o 5600X dá conta com sua GPU e ainda sobra uma folga boa para futuros upgrades de GPU, que é onde você terá que investir em seguida. Se quiser gastar a mais com o 5800X ainda estará bem equipado sem aumentar o custo demais. Acima do 5800X só indicaria se você fosse fazer um upgrade substancial de GPU a curto prazo.

 

Em resumo seria assim: para sua GTX 1060, pode ficar com o 5600X, mesmo se estiver fazendo streaming. Se vai subir para uma RTX 3060 no futuro, pegue o 5800X. Se vai pegar qualquer coisa acima da 3060 e ainda fazer streaming, aí um 5900X em promoção pode sim ser uma boa pedida.

16 horas atrás, Enj disse:

Inicialmente eu estava querendo trocar a minha placa-mãe e pegar um Ryzen 9 5900, que custa uns 3300 reais + a placa-mãe de 1000 e alguma coisa, dai daria o preço certo, mas eu não sei se isso seria a melhor opção.

Não recomendo que torre dinheiro desnecessariamente em MBs mais caras. Uma B550 de qualidade será mais que suficiente e você não terá ganho nenhum em desempenho se investir 1000 reais a mais em uma MB. Na lista de MBs abaixo, pode pegar a que achar com menor preço sem medo, pois todas vão rodar os equipamentos aqui discutidos com mesma performance. Ao invés de jogar dinheiro fora com MBs mais potentes, invista seu dinheiro onde é realmente importante, que é o processador, a GPU, fonte, memória ou até no arrefecimento do seu gabinete, pois tudo isso terá muito mais impacto no seu uso do que a MB.

  • ASUS TUF Gaming B550M-Plus
    Gigabyte B550M Aorus Elite
    Gigabyte B550 Aorus Elite V2
    Gigabyte B550M DS3H
    MSI MAG B550M Bazooka

Memórias eu recomendo que compre AGORA a Memória DDR4 Geil Evo Potenza, 8GB, 3600MHz, Red, GAPR48GB3600C18BSC - R$ 269,90. Se quiser 16 GBs, compre duas. Se quiser 32 GBs (que não vai ter lá muito ganho para você), aí teria que escolher outro modelo, pois Ryzen 5000 tem melhor estabilidade com apenas dois módulos, apesar de maior desempenho com quatro, só que nesse caso requer muita configuração e a maioria não tem conhecimento ou paciência para fazê-la.

Se tiver memórias DDR4 atualmente e elas tiverem velocidades abaixo de 3200 MHz, venda elas e compre essas que indiquei.

 

E o que o colega @Elder Nauvirth falou é de extrema importância se quer que seu investimento dure.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Enj Memória ou fonte? Potência da fonte não é informação pertinente, pois se a fonte não for de qualidade ela pode ter um rótulo que promete 1000W e não conseguir fornecer 100W direito. Precisamos da marca e do modelo exatos e basta olhar o rótulo na lateral da fonte para descobrir.

3 minutos atrás, Enj disse:

Sobre o que você falou ali dos 5800x, você ta se referindo a qual processador exatamente? Se puder me mandar o nome completo.

Quando falo 5600X ou 5800X, não precisa informar mais nada. Só existe um processador com cada um desses nomes no mercado. São o Ryzen 5 5600X e o Ryzen 7 5800X respectivamente, mas se procurar só o final vai encontrar do mesmo jeito, talvez até mais fácil por sinal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Enj CX 650 segura sua configuração com bastante folga, sendo uma fonte de boa qualidade. Pode seguir para seu upgrade sem medo.

Se algum dia decidir fazer upgrade de GPU para uma RTX 3070 ou superior, vou recomendar que invista em uma fonte gold, de 750W ou 850W, se quiser poupar energia elétrica. Se não quiser se preocupar com isso, a 3070 ainda roda com sua fonte atual tranquilamente, talvez até a 3080, mas algumas fontes podem desarmar por causa do surge protection com GPUs desse calibre, então só comprando e instalando para saber se vai precisar trocar.

Fontes gold que recomendo são a SF Leadex III gold e a XPG Core Reactor (tem várias outras também), isso hoje, mas o mercado varia muito então é bom escolher só quando for comprar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alyris Fala da MSI MAG B550 Tomahawk? O preço dela não está alto, mas a única diferença entre ela e as que indiquei é o fato de ela ser full ATX. Se você acha que algum dia vai fazer uso de mais PCIe, pode ser uma boa aquisição, mas raramente é esse o caso. Uma MB maior ou mais cara não vai aumentar seu desempenho, pode ter certeza. Se você tem dinheiro sobrando e quer uma MB que vai fazer alguma diferença, a B550 Aorus Elite 2 é a única que eu indicaria acima de 1000 reais, pois tem topologia de memória atualizada e excelente estabilidade até se comparada a muitas X570, melhor do que muitas delas por sinal. Abaixo dela, ao meu ver, todas são mais ou menos iguais se forem de marcas confiáveis como MSI, Gigabyte e ASUS, então desde que tenham 4 slots de memória e dissipador no VRM, pode comprar qualquer uma, de preferência a mais barata.

 

Inclusive o que eu mais faço é indicar a A520M DS3H, que é bem mais simples do que todas as demais, mas vai rodar tudo do mesmo jeito, vai durar o mesmo tanto e vai custar metade ou menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Entendi. Eu tava procurando uma B450 pro meu 5600G, mas decidi já comprar uma boa B550 pensando em futuros upgrades (talvez um Ryzen 6000), por isso estou pensando em comprar a ASUS TUF Gaming B550M-Plus. Você acha que essa A520M DS3H aguentaria um Ryzen 9 ou até mesmo o meu 5600G em overclock? Aliás, tem alguma diferença notável entre a A520M DS3H e a B450M DS3H? As duas estão no mesmo preço atualmente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alyris Muita coisa para dizer aí. Vamos lá...

Chipsets A520 não possuem suporte a OC. São boas opções para quem não quer OC ou reconhece as desvantagens de fazer isso para quem vive aqui no Brasil (mais sobre o assunto adiante). Pelo quanto custa e por suportar tranquilamente até um 5950X, é ideal para quem quer investir seu dinheiro no lugar certo ao invés de gastar demais na placa-mãe. Muitas pessoas vão defender que CPUs mais robustas demandam VRMs mais robustos, mas isso é falácia ao meu ver. Entre o 5600X e o 5950X, não faz sentido dizer que a A520 não vai aguentar um ou outro se uma B550 com exatamente o mesmo VRM, ou um similar dimensionado para OC leve, supostamente aguentaria só por causa do chipset. Mas são divergências de opinião que se dissolvem na prática.

A origem dessa controvérsia vem dos chipsets A320 que por vezes podem ficar instáveis com processadores high end de terceira geração, mas as duas situações são claramente distintas. Em uma temos um chipset de entrada (A520) que foi projetado para aquela geração e tinha toda as especificações da linha inteira disponível antes de ser fabricado. No outro caso temos exatamente a mesma coisa (A320), porém muito posteriormente foram lançadas outras duas linhas que também vieram a ser compatíveis, mas cujas especificações não existiam na ocasião de sua fabricação. O A320 ainda aguentou até Ryzen 9 3900X e tem muitas máquinas por aí com essa combinação sem problemas relatados. Infelizmente os poucos casos onde o chipset de fato não aguentou, fosse por que o gabinete não era corretamente ventilado e isso desgastou o VRM prematuramente, fosse por ter uma fonte de má qualidade e/ou inadequada, sendo que estas duas razões são extremamente comuns no mercado, ou fosse por uma infinidade de outros fatores que poderiam ocasionar a falha prematura do equipamento, o mero fato de que essas situações ocorreram e foram debatidas abertamente criou esse "ranço" contra as MBs de entrada. Dá até a impressão de que quem tem essas opiniões extremas nunca montou um Phenom II de 140W de TPD em uma MB de entrada jurássica e esse conjunto durou indefinidamente sem nenhum stress simplesmente por que foi bem montado.

 

Sobre OC eu quero expressar minha opinião. OCs minúsculos não trazem ganho substancial ou em muitos casos sequer perceptível, que compense sua execução. Isso por que mesmo o menor OC terá impacto na durabilidade e estabilidade de um sistema. Para OCs robustos, que realmente impactam o desempenho que seja no mínimo grau, você precisa investir mais na MB, na fonte e nas memórias, sem mencionar o arrefecimento do gabinete e da CPU. Com esse investimento adicional é mais fácil e prático, ao menos aqui no Brasil, você investir mais no processador para começo de conversa ou até fazer um upgrade intermediário num certo ponto da vida útil do equipamento. Enquanto um OC realmente bem feito vai lhe custar uma nota em MB, RAM e PSU melhores, subir um nível no modelo da CPU vai trazer um ganho bem maior, mais estável, mais durável e econômico, que de quebra não terá custos secundários como substituição prematura de componentes ou aumento no consumo elétrico.

 

Enfim, eu penso que para nós brasileiros, ao menos os que tem que trabalhar para ganhar dinheiro, OC pode ser um bom passatempo, mas para quem monta o PC para se divertir com jogos investe bem melhor comprando MB básica, fonte bem dimensionada, de preferência econômica (gold) sem necessidade de alta potência e memórias comuns de boa qualidade. 

2 horas atrás, Alyris disse:

Entendi. Eu tava procurando uma B450 pro meu 5600G, mas decidi já comprar uma boa B550 pensando em futuros upgrades (talvez um Ryzen 6000), por isso estou pensando em comprar a ASUS TUF Gaming B550M-Plus. Você acha que essa A520M DS3H aguentaria um Ryzen 9 ou até mesmo o meu 5600G em overclock? Aliás, tem alguma diferença notável entre a A520M DS3H e a B450M DS3H? As duas estão no mesmo preço atualmente.

Pessoalmente eu vou preferir qualquer A520 ou qualquer B550 do que pegar qualquer MB 4xx. Desde sempre a cada geração de chipsets temos inovações importantes, como tráfego melhorado de dados, melhor gerenciamento de recursos, menor consumo elétrico e maior capacidade de se conectar com bandas mais largas (daí USBs de versões mais rápidas, PCIe de maior velocidade, etc.). Se estamos falando de uma geração diferente de CPUs em paralelo, para a qual o chipset foi projetado, então acho mais importante ainda usar o chipset mais recente. 

Se for pegar MB compatível com OC, pegue B550, pois muitas X570 foram lançadas muito antes da 5ª geração e não tem bom desempenho para OC, especialmente se comparadas às B550 mais robustas como a B550 Aorus Elite V2, que inclusive tem nova topologia de memória, com mais estabilidade. Se quiser economizar como sugeri no meu falatório acima, pegue qualquer uma das B550 abaixo, de preferência a mais barata. Se realmente tiver perdido o medo de chipset de entrada, a A520M DS3H é sempre uma ótima pedida para quem não liga para OC.

  • ASUS TUF Gaming B550M-Plus
    Gigabyte B550M Aorus Elite
    Gigabyte B550 Aorus Elite V2
    Gigabyte B550M DS3H
    MSI MAG B550M Bazooka

E para você estudar se for mesmo empolgado com OC, leia essa lista e veja a diferença efetiva entre os diferentes modelos de MB: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1wmsTYK9Z3-jUX5LGRoFnsZYZiW1pfiDZnKCjaXyzd1o/edit#gid=2112472504

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Beleza, obrigado pela resposta. Comprei a ASUS TUF Gaming B550M-Plus por R$ 900 no PIX, como tava pretendendo gastar R$ 1200 na placa-mãe (Tomahawk), acabei economizando R$ 300 por conta da sua recomendação.

 

Já comprei todas as peças do PC, menos ventoinhas. Sabe de alguma boa pra me recomendar? De preferência sem RGB. Tem a Rise Mode Black por R$ 8,90 na Kabum, mas não sei se é de qualidade. Meu gabinete é um Mancer Anubis. Tava pensando em colocar 4 (3 na frente, 1 atrás), o que você acha?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/12/2021 às 10:37, WOZ Dods disse:

@Alyris Fala da MSI MAG B550 Tomahawk? O preço dela não está alto, mas a única diferença entre ela e as que indiquei é o fato de ela ser full ATX. Se você acha que algum dia vai fazer uso de mais PCIe, pode ser uma boa aquisição, mas raramente é esse o caso. Uma MB maior ou mais cara não vai aumentar seu desempenho, pode ter certeza.

Ela ser full ATX não é o único diferencial dela, não (comparando com a Tuf Gaming B550M-Plus). A Tomahauk é superior, conta com mais fases no VRM, etc. Não é algo que vá impactar absurdamente o usuário, mas querendo ou não, ela é uma placa superior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Alyris disse:

Já comprei todas as peças do PC, menos ventoinhas. Sabe de alguma boa pra me recomendar? De preferência sem RGB. Tem a Rise Mode Black por R$ 8,90 na Kabum, mas não sei se é de qualidade. Meu gabinete é um Mancer Anubis. Tava pensando em colocar 4 (3 na frente, 1 atrás), o que você acha?

Rise mode não recomendo. A Deepcool Xfan costuma custar 22 reais e é muito boa, dura até acabar sem nunca te incomodar com ruído excessivo. Ventoinhas de qualidade duram 10 anos facilmente em um gabinete bem filtrado, mas as de má qualidade podem falhar a qualquer momento (já vi algumas durarem menos de dois anos). 

Para cada quatro ventoinhas que for usar no gabinete, recomendo que compre um HUB FH-04. Isso vai permitir que você conecte todas as ventoinhas à placa-mãe para controlar suas velocidades e evitar ruído excessivo. Cada FH-04 precisa de um SYS_FAN na MB, sendo que o mais comum é as MBs terem pelo menos dois. No caso da sua específica, tem dois e ainda mais um de bomba para WC (que espero que você não vá usar, pois WC é prejuízo em todos os sentidos) que também pode ser usado para ligar o HUB. 

Se vai comprar quatro ventoinhas, instale duas no painel frontal (na parte mais baixa) puxando ar de fora, um no painel traseiro e outro no painel superior (na parte mais ao fundo) jogando ar para fora. Esse é o perfil de ventilação ideal, com fluxo neutro de ar.

21 horas atrás, Alyris disse:

@WOZ Dods Beleza, obrigado pela resposta. Comprei a ASUS TUF Gaming B550M-Plus por R$ 900 no PIX, como tava pretendendo gastar R$ 1200 na placa-mãe (Tomahawk), acabei economizando R$ 300 por conta da sua recomendação.

Boa aquisição. 

18 horas atrás, Lenhal disse:

Ela ser full ATX não é o único diferencial dela, não (comparando com a Tuf Gaming B550M-Plus). A Tomahauk é superior, conta com mais fases no VRM, etc. Não é algo que vá impactar absurdamente o usuário, mas querendo ou não, ela é uma placa superior.

Mais fases são úteis para OC. A menos que esse seja o foco do divertimento do usuário, não vai fazer diferença entre as duas. Para mim se uma pessoa quer "brincar" de OC, terá que investir em todos os componentes para fazer bem feito. Se a pessoa quer apenas usar o PC como um usuário comum, seja para jogos ou para navegar na internet ou whatnot, não vai se beneficiar em gastar um centavo a mais nesse componente, nem na fonte, nem nas memórias. Pelo contrário, o investimento será sempre mais acertado investindo melhor na CPU ou na GPU. 
Enfim, para usuários comuns que querem o PC para se divertir, não importa se a MB é uma X570 ou A520, pois não vai influenciar o desempenho ou durabilidade do sistema se este for minimamente bem montado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/12/2021 às 08:59, WOZ Dods disse:

Rise mode não recomendo. A Deepcool Xfan costuma custar 22 reais e é muito boa, dura até acabar sem nunca te incomodar com ruído excessivo. Ventoinhas de qualidade duram 10 anos facilmente em um gabinete bem filtrado, mas as de má qualidade podem falhar a qualquer momento (já vi algumas durarem menos de dois anos). 

Para cada quatro ventoinhas que for usar no gabinete, recomendo que compre um HUB FH-04. Isso vai permitir que você conecte todas as ventoinhas à placa-mãe para controlar suas velocidades e evitar ruído excessivo. Cada FH-04 precisa de um SYS_FAN na MB, sendo que o mais comum é as MBs terem pelo menos dois. No caso da sua específica, tem dois e ainda mais um de bomba para WC (que espero que você não vá usar, pois WC é prejuízo em todos os sentidos) que também pode ser usado para ligar o HUB. 

Se vai comprar quatro ventoinhas, instale duas no painel frontal (na parte mais baixa) puxando ar de fora, um no painel traseiro e outro no painel superior (na parte mais ao fundo) jogando ar para fora. Esse é o perfil de ventilação ideal, com fluxo neutro de ar.

Pensei em pegar essa Deepcool XFan, mas acabei comprando a C3 Tech STORM F7-100BK. Comprei 6 (o máximo que meu gabinete suporta), o que significa que são 3 no painel frontal, 1 no painel traseiro e 2 no painel superior. Por enquanto pretendo ligar todas as fans direto na fonte, mas a idea da HUB é interessante, pode ser que eu compre uma (ou duas) no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/12/2021 às 11:21, Alyris disse:

Pensei em pegar essa Deepcool XFan, mas acabei comprando a C3 Tech STORM F7-100BK.

Só para informar, C3tech é uma marca brasileira OEM de baixíssima qualidade e durabilidade. Nunca vi um único produto comercializado pela marca que prestasse, especialmente já que nos últimos anos ela comercializa seus produtos por preços muito próximos dos praticados por marcas de alta qualidade. Então, em resumo, péssimo negócio. Pela minha experiência com a marca, recomendo a devolução e compra de algo mais durável. Ventoinhas de qualidade duram facilmente 10 anos sem falhar. Nunca vi uma única C3 tech durar três anos sem começar a fazer ruído em excesso ou simplesmente falhar inteiramente. Isso sem mencionar o fato de que elas não usam um design que ajude no fluxo de ar, eficiência ou ruído, para não falar na qualidade dos rolamentos, que são características de ventoinhas da Deepcool. 

Eu preferiria duas Xfan do que 12 C3 tech, numa boa. Geralmente qualidade vale mais em todos os aspectos do que quantidade, especialmente a longo prazo.

Em 18/12/2021 às 11:21, Alyris disse:

Por enquanto pretendo ligar todas as fans direto na fonte, mas a idea da HUB é interessante, pode ser que eu compre uma (ou duas) no futuro.

Se insistir em manter essas ventoinhas, me conte depois sobre o nível de ruído. Já usei ventoinhas Akasa, que são de qualidade mediana, direto na fonte e parecia que o PC ia decolar a qualquer momento tamanho o ruído. Hoje uso Xfan e outras do mesmo nível na mesma situação e o PC parece inexistente num ambiente diurno (com poluição sonora comum ao dia). Boa sorte aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, WOZ Dods disse:

Só para informar, C3tech é uma marca brasileira OEM de baixíssima qualidade e durabilidade. Nunca vi um único produto comercializado pela marca que prestasse, especialmente já que nos últimos anos ela comercializa seus produtos por preços muito próximos dos praticados por marcas de alta qualidade. Então, em resumo, péssimo negócio. Pela minha experiência com a marca, recomendo a devolução e compra de algo mais durável. Ventoinhas de qualidade duram facilmente 10 anos sem falhar. Nunca vi uma única C3 tech durar três anos sem começar a fazer ruído em excesso ou simplesmente falhar inteiramente. Isso sem mencionar o fato de que elas não usam um design que ajude no fluxo de ar, eficiência ou ruído, para não falar na qualidade dos rolamentos, que são características de ventoinhas da Deepcool. 

Eu preferiria duas Xfan do que 12 C3 tech, numa boa. Geralmente qualidade vale mais em todos os aspectos do que quantidade, especialmente a longo prazo.

Não sabia, eu pensei em pegar a XFan, achei ela mais bonita, mas os comentários sobre o cabo dela me fizeram ir nessa C3 Tech. Tenho até o dia 26/12 pra me arrepender da compra, creio que até lá a minha placa-mãe chega, então eu consigo testar as FANs. Se elas me incomodarem, eu devolvo e compro outras. Eu também pensem em pegar a XPG VENTO120, mas resolvi economizar um pouco na C3 Tech. O que você acha sobre essa XPG? Foi sem dúvidas a que eu mais gostei entre as três.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!