Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de cabo brasileiro para cafeteira com cabo europeu


Posts recomendados

Pessoal, boa tarde!

Sei que aqui o foco não é esse equipamento específico, mas vocês são inteligentes e acredito que alguém vai poder me ajudar!

Seguinte. Ganhei uma cafeteira italiana, trazida diretamente da itália, e por isso a danada tem o cabo no padrão europeu (tomada tipo F).

Claramente, não estou encontrando para comprar nenhuma tomada tipo F para instalar na minha casa (e nem sei se poderia fazer isso).

Então estou pensando: Posso comprar outro cabo para ela? Estou achando que um cabo de PC serve.

O manual dela ainda existe e tem a opção em português, o que me leva a crer que essa cafeteira era importada para o Brasil na época (anos 90), então provavelmente vinha com outro tipo de cabo.

 

Informações importantes: Ela não serve em tomadas padrão 10A, ela é mais grossa. PORÉM, está escrito 10A nela, como vocês podem ver nas fotos que vou anexar.

Na outra ponta dela (que vai na tomada) está escrito "10  16" o que me leva a crer que o padrão dela é 16A (vi na internet que isso é comum na EU).

 

Me ajudem por favor, tô muito afim de usar essa cafeteira!

cabo3.jpeg

cabo2.jpeg

cabo1.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Cara, acho que vou comprar um cabo mesmo. Conectei (sem ligar) o cabo do meu PC nela e ele serve, mas o fio é um pouco mais fino do que o cabo original. Então vou procurar comprar um com o fio mais grosso mesmo.

 

Mas ainda tenho uma dúvida besta. Devo comprar um cabo com plug 20A ou 10A? porque, como disse antes, o original tem um plug tipo 20A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Vitor Vallese disse:

Devo comprar um cabo com plug 20A ou 10A? porque, como disse antes, o original tem um plug tipo 20A.

 

10A, se você comprar de 20, provavelmente suas tomadas em casa nenhuma será compativel.. vai ter q trocar a tomada e de forma desnecessaria

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Ricardov Se a extensão for de qualidade (certificada pelo Inmetro ou montada corretamente em casa com cabo PP de 2,5mm de marca confiável e plugue/tomada de qualidade), não há problema em usar. Mas se for uma extensão com mais de uma tomada, deve atentar-se para que a potência total de todos os equipamentos ligados não ultrapassem de 10A. Ou seja: Sendo a cafeteira de 1300W, e considerando que 10A é igual a 2200W em 220V, o máximo que poderá ligar na extensão junto com a cafeteira é 900W.

Um filtro de linha decente, além da proteção contra surtos e filtragem, não passa de uma extensão curta com várias tomadas + disjuntor de proteção, portanto não tem porquê achar que não se deve usar extensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
5 horas atrás, Ricardov disse:

@Ferox Graxaim Para equipamento de potência mais alta prefiro não indicar extensões. Aquelas encontradas no comércio geral são de péssima qualidade. Eu não falei de filtro de linha.

Por isso que eu disse: "se a extensão for de qualidade". Eu prefiro montar a extensão eu mesmo do que comprar pronta, embora eu tenha comprado extensões prontas (mas é porque eu notei serem de qualidade). Eu citei filtro de linha como exemplo, pois é um tipo de extensão.
Mas enfim, concordo que a melhor opção é ligar diretamente na tomada sempre que possível, até mesmo para as coisas ficarem mais organizadas. Porém se precisar, recomendo ao usuário fazer a extensão por conta própria. (Cabo PP tripolar de 2,5mm que seja de qualidade, e plugues/tomadas eu recomendo a Pial). Se o usuário tiver dúvidas se a extensão é de qualidade ou não, é melhor não usar.
De qualquer forma, a dúvida do tópico não é sobre extensões, portanto melhor retornarmos ao ponto central do tópico.
@Vitor Vallese Procure por cabos de qualidade para sua cafeteira, cabos muito finos podem não servir. Se tiver algum cabo de computador do padrão antigo, pode cortar fora o plugue e instalar um plugue do padrão novo. Ou se quiser, pode trocar o plugue desse cabo original da cafeteira, mais uma vez recomendo Pial. Daneva também faz bons plugues. Será mais barato trocar o plugue do que trocar o cabo, mas faça o que preferir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!