Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
1 hora atrás, otávio sousa disse:

um processador com 24nm teria menos desempenho que um  processador de 12nm?

Depende.. Se você fizer uma CPU em 24nm e depois, refazer a mesma CPU em 12nm, e precisa ser TUDO igual, provavelmente sim.. O certo é que, a CPU em 12nm, consumiria menos energia, pra entregar o mesmo resultado..

Alias, você nem precisa reduzir litografia, pra ter ganho de performance..

• Curtir 2
Postado

@RS Faria Estou pensando nessa pergunta desde que participei aqui. Olha só a pergunta: Litografia de um processador aumenta FPS?

A pergunta está equivocada, mas como você dá um simples não? Não tem como, pois tem mil e uma variáveis e dizer sim ou não vai estar errado. Tem que ver o caso tanto do ponto de vista de hardware quanto de software, então no geral dá para responder que litografia não manda em nada em relação a FPS. Concorda?

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

@otávio sousa Nem foi para ti a pergunta, mas já que respondeu lhe ofereço outra: a AMD migrou para um novo "node" recentemente, mas não aumentou necessariamente o volume de transistores ou a eficiência, que são as partes mais importantes dessa transição por sinal. Ainda sim teve enorme sucesso em sua redução de custo e consequente adoção. O que você interpreta dessa "evolução" recente que a Intel demorou tanto para alcançar, apesar de tê-lo feito com mediocridade a princípio (11th gen)?

Desculpe pela pergunta difícil, mas estou naquele pensamento, hoje, de que mesmo com nova litografia tanto a Intel quanto a AMD estão demorando muito para aprimorar seus processos. Seja por jogada de marketing (que a AMD fará na 6ª geração e a Intel fez na 11ª), ou por simples demanda do mercado... Com a atual escassez de silício, minha crença é sempre de que estamos virando peões nessa briga... Nossas escolhas cada vez mais limitadas...

Postado

@WOZ Dods

Eu ia responder, mas tava esperando uma resposta do @otávio sousa sobre isso mas, duas semanas depois, nem lembro direito..

Relendo o que escrevi, lembro que dei uma resposta mais geral, levando apenas os processos de fabricação, sem outras alterações.. Tipo, RX 590 vs RX 580: mesmo chip, litografia diferente, ganho quase zero. Outro exemplo, ao contrário, seria das GTX 700 vs GTX 900: mesma litografia mas, arquitetura diferente, muito mais eficiente da série 900..

Era mais pra simplificar as coisas.. Não sei se foi demais..

• Curtir 3
  • Coordenador
Postado

@otávio sousa A litografia é apenas um dos muitos elementos de especificações que compõem um processador.

Não use especificações para tentar tirar qualquer conclusão sobre o desempenho de dois processadores de litografia e arquitetura diferentes. Apenas testes confiáveis em ambiente controlado, realizados em sites como Clube do Hardware, Adrenaline, Tom's Hardware, AnandTech e outros podem te fornecer essa resposta.

• Curtir 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

curso-hardware-popup.jpg

LANÇAMENTO:
CURSO DE HARDWARE
DO GABRIEL TORRES!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!