Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A menor litografia de um processador dá ganhos de FPS?


Posts recomendados

1 hora atrás, otávio sousa disse:

um processador com 24nm teria menos desempenho que um  processador de 12nm?

Depende.. Se você fizer uma CPU em 24nm e depois, refazer a mesma CPU em 12nm, e precisa ser TUDO igual, provavelmente sim.. O certo é que, a CPU em 12nm, consumiria menos energia, pra entregar o mesmo resultado..

 

Alias, você nem precisa reduzir litografia, pra ter ganho de performance..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Estou pensando nessa pergunta desde que participei aqui. Olha só a pergunta: Litografia de um processador aumenta FPS?

A pergunta está equivocada, mas como você dá um simples não? Não tem como, pois tem mil e uma variáveis e dizer sim ou não vai estar errado. Tem que ver o caso tanto do ponto de vista de hardware quanto de software, então no geral dá para responder que litografia não manda em nada em relação a FPS. Concorda?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@otávio sousa Nem foi para ti a pergunta, mas já que respondeu lhe ofereço outra: a AMD migrou para um novo "node" recentemente, mas não aumentou necessariamente o volume de transistores ou a eficiência, que são as partes mais importantes dessa transição por sinal. Ainda sim teve enorme sucesso em sua redução de custo e consequente adoção. O que você interpreta dessa "evolução" recente que a Intel demorou tanto para alcançar, apesar de tê-lo feito com mediocridade a princípio (11th gen)?

 

Desculpe pela pergunta difícil, mas estou naquele pensamento, hoje, de que mesmo com nova litografia tanto a Intel quanto a AMD estão demorando muito para aprimorar seus processos. Seja por jogada de marketing (que a AMD fará na 6ª geração e a Intel fez na 11ª), ou por simples demanda do mercado... Com a atual escassez de silício, minha crença é sempre de que estamos virando peões nessa briga... Nossas escolhas cada vez mais limitadas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods

 

Eu ia responder, mas tava esperando uma resposta do @otávio sousa sobre isso mas, duas semanas depois, nem lembro direito..

 

Relendo o que escrevi, lembro que dei uma resposta mais geral, levando apenas os processos de fabricação, sem outras alterações.. Tipo, RX 590 vs RX 580: mesmo chip, litografia diferente, ganho quase zero. Outro exemplo, ao contrário, seria das GTX 700 vs GTX 900: mesma litografia mas, arquitetura diferente, muito mais eficiente da série 900..

 

Era mais pra simplificar as coisas.. Não sei se foi demais..

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@otávio sousa A litografia é apenas um dos muitos elementos de especificações que compõem um processador.

 

Não use especificações para tentar tirar qualquer conclusão sobre o desempenho de dois processadores de litografia e arquitetura diferentes. Apenas testes confiáveis em ambiente controlado, realizados em sites como Clube do Hardware, Adrenaline, Tom's Hardware, AnandTech e outros podem te fornecer essa resposta.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!