Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual placa-mãe é boa para um I7 2600?


MUR1L0ALV35

Posts recomendados

@MUR1L0ALV35 Seria melhor desfazer do processador, memórias e comprar algo mais recente se você puder desprender esse valor. Se não puder, precisará de uma MB com chipset H61, slot 1155, compatível com 2ª geração. O problema é que essas MBs não são fabricadas a muito tempo e vão custar os olhos da cara, mesmo tendo baixíssimo desempenho, enquanto trocar o conjunto lhe traria retorno efetivo substancial de desempenho.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Talvez não seja como boa essa ideia sempre desfazer do kit para ele. Tem ele que avaliar a situação.

Sempre vejo essa essa dica, quando alguém pede alguma sugestão com kit processadores de gerações anteriores, parece nunda mudar.

Voltando a questão sobre desfazer o kit, pode ser mais burocrático, ter que vender enviar/ ou esperar que alguém a local combine. Sai mais caro de qualquer jeito. Sendo que a GPU dele no momento não limita a CPU, então a ideia é que poderia ser um i9-12900KF ou i7-12700k dos mais recentes que não mudaria framerate se tratando em jogos. No momento, se ele dispuser, comprar uma placa-mãe usada seria uma solução, esperar só tarda ainda mais...

Se estiver insatisfeito com o desempenho tem que avaliar a questão para colaborar para o que vier. Se a questão é insatisfação normalmente sempre é o título da pergunta : "fps baixo em tal jogo, travamentos, quedas de fps", aí que vem a hora de pedir para que desfaça do processador ou compre placa , se o gargalo for na mesma.

Não estou falando que as dicas que passam muitas vezes não são ótimas, elas são sabe.., mas para umas questões, beira um absurdo, por exemplo: Usuário tal tem um FX 6300 ou FX 8320 ou i3/i5 de segunda, terceira, aí ele quer uma plaquinha para jogar aqueles jogos lá de sempre CS Go, LOL, Valorant...

para o que ele tem a configuração como essa, uma placa já resolve, ele quer jogar, não tardar a solução, aí tipo, pede que atualize para plataformas modernas Ryzen/Intel novos, burocratiza a questão, pela questão de achar algum cidadão para vender, e quando acha, porque não vai ser de repente quando alguém pede sugestão para compra de peças de gerações anteriores, vai conseguir vender logo, normalmente o preço não agrada para aqueles que estão indo a primeira vez montar, acha mais em conta o kitzão China, ou melhor, nas plataforma novas. Vejo assim, o cidadão apenas tem que trocar o kit se estiver entregando o que quer, exemplo placa de nível fraca, processador gargalando placa, não deixando atingir bom desempenho, ocasiando sutterings, quedas de FPS brabas.

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gonçalito_ Cara, tudo é questão de contexto. Jogos de tiro competitivos precisam mais de CPU do que GPU. Um i7 2600 é muito fraco e muito obsoleto para jogos do tipo hoje. Mesmo que ele não tenha esse tipo de jogo como prioridade, uma placa-mãe para Intel 2ª geração vai custar caro hoje, quase o preço de algo bem melhor. Ele vai gastar muito, mas não terá qualquer ganho em desempenho e ainda estará usando componentes antigos e desgastados, com vida útil encurtada. 

 

Eu sou 100% a favor de reparos e reaproveitar componentes até onde é possível. Minha família trabalha com eletrônica e reparos há pelo menos três gerações. Ainda sim quando se trata de mercado de informática tem limites. Em meu laboratório já empilhei placas mãe compatíveis com o que ele precisa e tantas outras, e não tive coragem de vender pelo preço que é praticado aqui, pois acho isso injusto. Ao invés disso doei todos os kits, com CPUs e memórias e tudo que tem direito para instituições que fazem trabalho com a comunidade carente. Simplesmente não acho justo vender uma placa-mãe dessas por 380 reais como você vai achar no mercado, simplesmente não faz sentido, mas é o que o mercado faz. 

 

Então me resta recomendar a pessoa a comprar uma MB genérica de baixa qualidade e preço exorbitante, pois foi basicamente o que eu encontrei em uma breve busca, ou recomendar algo mais realista que do meu ponto de vista técnico representa um melhor investimento. Enfim, respeito sua opinião, mas discordo nesse caso.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gonçalito_ entendo seu ponto de vista. Porém discordo. Quando o hardware é muito antigo, não existirão peças de reposição de qualidade novas ou com preço justo. Daí a pessoa compra, daqui a pouco tem problema novamente, e fica com aquela sensação de que a "sugestão do Clube foi ruim'. Então concordo com o @WOZ Dods : sempre indicar aquisição de algo novo e, em caso de persistência na ideia de manter o antigo funcionando, expor os riscos e implicações. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Não foi uma crítica, mas si uma observação. Vejo que na gringa é assim, mas a realidade brasileira é outra, aí teria que consultar a OP em si, mas como sabemos a realidade brasileira é dura, não é pelo fato de acessar internet, que já dá garantia que esteja no conforto.

 

Entendo esse lado de atualizar, mas tipo assim, apenas quando convém, para o cidadão não fazer dívidas desnecessária, tipo, quero apenas jogar FIFINHA no talo, aí vou ter que trocar tudo por isso?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Em meu laboratório já empilhei placas mãe compatíveis com o que ele precisa e tantas outras, e não tive coragem de vender pelo preço que é praticado aqui, pois acho isso injusto. Ao invés disso doei todos os kits, com CPUs e memórias e tudo que tem direito para instituições que fazem trabalho com a comunidade carente. Simplesmente não acho justo vender uma placa-mãe dessas por 380 reais como você vai achar no mercado, simplesmente não faz sentido, mas é o que o mercado faz. 

Perfeito. Não concordo com o preço praticado em hardware antigo. O pessoal aproveita pois o cara acaba disposto a gastar pra manter o conjunto funcionando. 

Eu também acabo doando coisa velha para os amigos por não concordar com esta prática. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kleber Peters Aí a gente também não teria que concordar com os preços de GPUs e entre outras coisas, concorda? Mesmo assim usuários mantém comprando, se mantém comprando, logo não vai baixar de preço. É o lance da mineração, mineiros compram gpu superfaturadas, acha mesmo que nvidia/amd vão fazer alguma coisa? Já estão fazendo...

Tentaram vender placas limitadas para mineração, mas com quase mesmo preço. Consumidor: 🤡

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Preços absurdos por hardware obsoleto sempre foi um problema aqui, desde o tempo da estúpida reserva de mercado dos anos 80. Agora, parece que está ainda pior. A solução é: quando possível, não comprem. Não tendo mercado, essa insanidade vai diminuir.

  • Curtir 1
  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Gonçalito_ disse:

Aí a gente também não teria que concordar com os preços de GPUs e entre outras coisas, concorda?

Concordo em não concordar com os preços. Tanto que minha RX550 comprada antes dos aumentos por 357,00 vai ficar rodando até morrer (e espero que demore muuuuiiiiitoooooo). 

 

2 minutos atrás, Gonçalito_ disse:

É o lance da mineração, mineiros compram gpu superfaturadas, acha mesmo que nvidia/amd vão fazer alguma coisa? Já estão fazendo...

Elas são as menos interessadas, pois estão faturando, e muito, com esta discrepância do mercado. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kleber Peters Comprar console e assinar gamepass é considerado uma perda na conta, tal, certo que o primeiro mês é dinheiro de pinga, depois vem o aumento não? Queria assinar para jogar o Forza 5, mas pensando bem, deixei para lá. Ia assinar só para jogar único jogo? Queria mais anunciar o jogo na minha rede, mas aí é um processo arriscado, poderia ou não dar certo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Gonçalito_ disse:

@WOZ Dods Não foi uma crítica, mas si uma observação. Vejo que na gringa é assim, mas a realidade brasileira é outra, aí teria que consultar a OP em si, mas como sabemos a realidade brasileira é dura, não é pelo fato de acessar internet, que já dá garantia que esteja no conforto.

 

Entendo esse lado de atualizar, mas tipo assim, apenas quando convém, para o cidadão não fazer dívidas desnecessária, tipo, quero apenas jogar FIFINHA no talo, aí vou ter que trocar tudo por isso?

Concordo com sua preocupação, mas como disse tem casos onde isso é válido, tem casos onde não é. Se a intenção da pessoa é ter um PC funcionando para estudo e trabalho, aí vou indicar uma coisa, para jogos vou indicar outra, mas sempre vou priorizar o que vai fazer o dinheiro da pessoa valer mais.

 

A título de exemplo, tenho uma cliente que morava do lado da minha casa. Antes de eu mudar para lá ela havia adquirido um computador "casas bahia" da vida, algo que eu havia alertado antes disso que seria um péssimo negócio. No primeiro ano de uso, ainda dentro da garantia, eu só fiz diagnóstico essencial para que ela pudesse acionar a garantia, e foram umas boas quatro vezes, sendo que no primeiro ano trocaram MB, PSU, um módulo de memória e eu não lembro mais o quê.

Adivinha só? Todas as peças que repuseram colocaram peças inferiores ou usadas no lugar. 

A fonte era uma Mtek, que já é ruim, depois trocaram por outra que eu nem nunca tinha ouvido falar.

Conversei com essa cliente depois do vencimento da garantia e expliquei a situação (já havia orientado ela desde o primeiro defeito). Se continuasse com aquela fonte, teria que gastar várias vezes com vários componentes e o PC nunca ficaria melhor, só pior. Ela era pessoa simples e apesar de gastar bem com outras coisas, com PCs queria apenas o mais básico possível, então optou por manter. A fonte dela queimou mais umas 3x, todas as vezes me pediu para colocar a fonte mais barata possível, o que eu insisti ser algo de mínima qualidade e quando eu falei que o preço de uma de mínima qualidade era a partir de 200 reais ela pediu uma da sucata do sobrinho. Eu nem cobrei para instalar e falei que não poderia assumir responsabilidade pelo que havia sido feito.

 

Ela trocou memória duas vezes, placa-mãe pelo menos mais uma, e fonte mais uma, que foi quando eu finalmente apelei e dei uma para ela. Somente então o PC parou de perder componentes mês sim, mês não. Ainda sim só o que ela gastou nesse tempo (creio que três anos) era suficiente para ter montado um PC e meio dos mesmos que eu montava para meus clientes, que duraram, se pouco, oito anos.

Moral da história, tem barato que sai caro.


No caso do OP, tem caro que pode sair ainda mais caro.

5 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Preços absurdos por hardware obsoleto sempre foi um problema aqui, desde o tempo da estúpida reserva de mercado dos anos 80. Agora, parece que está ainda pior. A solução é: quando possível, não comprem. Não tendo mercado, essa insanidade vai diminuir.

É o que eu faço. Preciso de computador para viver, pois é minha fonte de renda, entretenimento, estudo, etc. Ainda sim me recuso a encher os bolsos de um mercado tão parasitório.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kleber Peters

 

Lisa Su para o mercado de GPU superfaturado:

 

image.png.381d474049eca88893635e659e8a2c7d.png

*é só compra ou assine meu serviço streaming de games.

 

 

@WOZ Dods No lance da sua cliente, foi por ter pegado PC das cas v*dias, é uma roubada!

Ainda pode ser usado em corrente ruim ou estabilizador. Não vai me dizer que alguém com i7-2600 ou i7-4790k vai meter uma fonte de baixa qualidade dentro pc, vai? No caso pode até acontecer, mas não tem que ser o normal.

Tipo, não te informei a fonte, a fonte, não troco faz é anos, tem uns 6 anos já, apenas o que queimou nesse período placas de vídeo ou placa-mãe, e uma memória genérica.

Aí fui trocando todo pc com passar do período, placa de vídeo, mas na mesma plataforma. Quando o i7-4790k não estiver dando mais conta, pode ter certeza que posso fazer um post pedindo dica ou vou consultar para trocar, de resto, acho que é apenas tardar, se for apenas para colocar um processador novo e deixar a gt 1030.

Jogos de tiro competitivos precisam mais de CPU do que GPU> Apenas se o cara quiser estar focando em querer atingir FPS, não sei de que jogo que mencionar, imagino que é CS GO, para para que jogar o jogo com mais de 60 FPS? Aquele lance de um post que te falei, mais quadros ou mais Hz não vai significar que um jogador ruim, da água para vinho vai tornar-se um craque ou lenda.

Acho que testei numa loja por um período uma tela com mais Hz, não lembro qual. Não vi grande diferença não.

Nem adianta levantar uma questão, cada um vai ter um palpite, uns vai dizer que aumenta/performance ou tempo de resposta.

Vejo que para ver o tempo de resposta, o usuário tem que colocar câmera lenta para isso...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gonçalito_ @WOZ Dods foi tanta informação que quase minha cabeça danifica também ksksksks

mas, obrigado pelas dicas. 

qual Kit (processador, placa-mãe e memória)vcs me recomendariam?

Lembrando que minha placa de vídeo é uma gt420, o que vai ser um grande limitador.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/12/2021 às 15:15, Gonçalito_ disse:

Jogos de tiro competitivos precisam mais de CPU do que GPU> Apenas se o cara quiser estar focando em querer atingir FPS, não sei de que jogo que mencionar, imagino que é CS GO, para para que jogar o jogo com mais de 60 FPS? Aquele lance de um post que te falei, mais quadros ou mais Hz não vai significar que um jogador ruim, da água para vinho vai tornar-se um craque ou lenda.

Assista este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=uzp8z1i5-Hc&ab_channel=HardwareUnboxed

Tem outro do LTT com jogadores profissionais testando na prática. Quem joga jogos do tipo sabe que há uma diferença considerável, mas enfim, acho que isso já é consenso há tempos.

Em 23/12/2021 às 15:15, Gonçalito_ disse:

Acho que testei numa loja por um período uma tela com mais Hz, não lembro qual. Não vi grande diferença não.

Nem adianta levantar uma questão, cada um vai ter um palpite, uns vai dizer que aumenta/performance ou tempo de resposta.

Vejo que para ver o tempo de resposta, o usuário tem que colocar câmera lenta para isso...

Para não ficarmos em "palpites", é sempre bom acompanharmos sites de informática que fazem testes e atestam o que realmente é importante e quais são as vantagens de cada coisa. Minha argumentação é baseada em conhecimentos adquiridos assim geralmente, caso contrário vamos ficar eternamente no palpite. Recomendo Tom's Hardware, Anandtech, Linust Tech Tips, Hardware Kanucks, Gamer's Nexus, PC Gamer, dentre outros. Acompanhe as matérias, vale muito a pena.

 

 

Em 23/12/2021 às 15:30, MUR1L0ALV35 disse:

qual Kit (processador, placa-mãe e memória)vcs me recomendariam?

Hoje o kit que mais faz "sentido" pelo tamanho custo/benefício é o Ryzen 5 5600G+A520M DS3H+2 módulos de 8 GBs a 3600 MHz, marcas boas de memória são G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG. Esse kit todo, se comprado a bons preços, ficará entre 2300 e 3000 reais, sendo que uma das memórias pode ser adiada se o orçamento ficar curto. O 5600G seria ideal até para streaming ou para durar mais já que tem desempenho em considerável abundância e com isso não vai demandar upgrade tão cedo. Faz bom par com qualquer GPU incluindo as RTX da série 3000, mas o chip integrado de vídeo dele já é suficiente para jogar jogos até do nível do The Witcher 3 com desempenho satisfatório (30 FPS constantes) em qualidade baixa/média. Em janeiro foi previsto o lançamento dos processadores da linha 6000, que usarão as mesmas placas mãe AM4 atuais (preferencialmente chipset 5xx) e terão desempenho gráfico bem superior, cogitando-se até que seria do patamar de uma GPU do nível da GTX 1650. Se puder esperar, talvez valia a pena, mas vai custar mais é claro. 

 

Em 23/12/2021 às 15:30, MUR1L0ALV35 disse:

Lembrando que minha placa de vídeo é uma gt420, o que vai ser um grande limitador.

Com uma GT420 eu recomendo a substituição do processador pelo APU que recomendei acima, pois ele terá desempenho gráfico bem superior. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!