Ir ao conteúdo

Fonte Cooler Master MWE 650W é de boa qualidade?O PFC dela é bom?

Ir à solução Resolvido por Physics,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tudo certo? Recentemente comecei a estudar sobre fontes de alimentação por me preocupar com a segurança do meu computador, principalmente em relação às variações de tensão na rede elétrica da minha casa.

Uma das recomendações que recebi foi a de comprar uma fonte com PFC ativo, uma vez que essa tecnologia proporcionaria boa segurança contra os picos de tensão provocados por raios e variações de tensão produzidas por aparelhos elétricos da minha casa. 

Dessa forma, gostaria de saber se esta fonte Cooler Master --https://www.terabyteshop.com.br/produto/12114/fonte-cooler-master-mwe-650w-80-plus-white-pfc-ativo-mpe-6501-acaaw-br -- é de boa qualidade e se possui um PFC que oferece segurança para o meu computador. Comprei um filtro de linha iClamper e pretendo fazer um aterramento, pelo menos, no meu chuveiro e na tomada do meu PC.

OBS: Dou preferência para essa fonte porque não gosto de comprar produtos pela internet e um lojista próximo à minha casa a vende por 500 reais -- preço até mais barato que o anúncio da Terabyteshop.

• Curtir 1
  • Solução
Postado
26 minutos atrás, Arthemis disse:

Uma das recomendações que recebi foi a de comprar uma fonte com PFC ativo, uma vez que essa tecnologia proporcionaria boa segurança contra os picos de tensão provocados por raios e variações de tensão produzidas por aparelhos elétricos da minha casa.

Não é a função deste circuito, mas todos precisam começar de um ponto. Este circuito não irá realizar a proteção contra picos de tensão. Com relação às variações de tensão, também não é a aplicação deste, muito menos a supressão de surtos causados por raios (dependendo da magnitude do surto, não há nenhuma proteção eficaz a ser aplicada em uma rede elétrica para garantir a segurança dos componentes).

31 minutos atrás, Arthemis disse:

Dessa forma, gostaria de saber se esta fonte Cooler Master https://www.terabyteshop.com.br/produto/12114/fonte-cooler-master-mwe-650w-80-plus-white-pfc-ativo-mpe-6501-acaaw-br é de boa qualidade e se possui um PFC que oferece segurança para o meu computador. Comprei um filtro de linha iClamper e pretendo fazer um aterramento, pelo menos, no meu chuveiro e na tomada do meu PC.

Por ordem:

1. Utiliza switchers de baixa qualidade, com dimensionamento inferior em todo o estágio primário.
  2. Não há nenhum supressor de surtos.

Apenas reafirmando, o circuito de power factor correction não protege contra surtos, ele é utilizado para aumentar o fator de potência (relação entre potência ativa e potência aparente). O active power factor correction utiliza um switching converter (normalmente um boost converter) para modular uma onda distorcida de corrente alternada a fim de moldá-la em uma onda sinusoidal. A bridge rectifier retifica a tensão (corrente alternada), e depois o controlador aciona os switchers, que separam a tensão (corrente contínua) em sequências de pulso constantes. Caso queira entender mais:

Como existem diversas redes elétricas no mundo, estes conversores devem ser compatíveis com diferentes tensões de entrada, assim, surge a necessidade de um conversor full range. Normalmente os switching controllers deste circuito são compatíveis com redes de baixa e alta tensão, portanto, basta apenas dimensionar os componentes do circuito (em um cenário mais comum: bridge rectifier, boost diode e switchers). Para uma rede de baixa tensão, são necessários componentes mais potentes (menor tensão, maior corrente).

• Curtir 1
Postado

@Phynsx Camarada, então o que você me recomendaria? Seria aconselhável comprar um modelo de fonte Full Range?

Em alguns anúncios vi que esta fonte -- https://m.kabum.com.br/produto/96485/fonte-cooler-master-500w-elite-v3-mpw-5001-acaan1?gclid=CjwKCAiAn5uOBhADEiwA_pZwcAblFwd2Is1m7FTjJMWjm6LfhkBeHaGFZoJhAreOZpLKN_lLVo79NxoCyPYQAvD_BwE -- é Full Range. O que você acha?

Em relação ao PFC ativo me proteger contra surtos provocados por raios, realmente me confundi. Mas de resto eu achei que estivesse certo. Olha aqui: "

Se você realmente sofre de alta variação da tensão de rede elétrica procure adotar uma solução definitiva que é uma fonte com PFC ativo no seu PC. Essa sim, operando desde 90 VAC até 264 VAC consegue suprir de energia seu PC com qualquer tensão de rede do mercado…". 

https://forum.adrenaline.com.br/threads/mitos-e-verdades-sobre-protecao-eletrica-do-pc.311043/

Postado
1 hora atrás, Arthemis disse:

Em relação ao PFC ativo me proteger contra surtos provocados por raios, realmente me confundi. Mas de resto eu achei que estivesse certo. Olha aqui: "

Se você realmente sofre de alta variação da tensão de rede elétrica procure adotar uma solução definitiva que é uma fonte com PFC ativo no seu PC. Essa sim, operando desde 90 VAC até 264 VAC consegue suprir de energia seu PC com qualquer tensão de rede do mercado…". 

https://forum.adrenaline.com.br/threads/mitos-e-verdades-sobre-protecao-eletrica-do-pc.311043/

Isso é em relação a eventuais flutuações de energia, que possam acontecer na sua instalação, algo como 10 ou 20% da tensão normal.. Fontes com PFC Ativo toleram essa flutuação tranquilamente..

Um surto de tensão, seria um pico de tensão, de valor várias vezes maior que a tensão normal, de duração muito curta.. Tem outros componentes e dispositivos (varistores, DPS) que são voltados pra isso.. Os Clamper tem varistores pra lidar com surtos..

Sobre as fontes, ambas são Full Range e com PFC Ativo.. Não sei se são as melhores opções no mercado.. Qual o PC que você tem e quanto quer gastar na fonte??

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Arthemis disse:

Se você realmente sofre de alta variação da tensão de rede elétrica procure adotar uma solução definitiva que é uma fonte com PFC ativo no seu PC. Essa sim, operando desde 90 VAC até 264 VAC consegue suprir de energia seu PC com qualquer tensão de rede do mercado...

Para simplificar: a menor tensão (nominal) de rede utilizada é de cerca de 100VAC (desconsiderando brownout) e a maior é de cerca de 240VAC. Com isso, podemos considerar que o conversor operaria mesmo com desvios de 10% em ambas as situações (sua operação é mantida de 90VAC até 264VAC). Não é uma proteção contra variação, mas sim uma compatibilidade. Alguns controladores ainda embutem proteções contra brownout (uma redução de tensão na rede elétrica).

3 horas atrás, Arthemis disse:

@Phynsx Camarada, então o que você me recomendaria? Seria aconselhável comprar um modelo de fonte Full Range?

Considere full range como meramente um nome de marketing, afinal, todas as fontes de alimentação decente implementam este circuito com suporte a redes de baixa e alta tensão (casos excepcionais são de fontes de alimentação muito mais potentes do que uma rede de baixa tensão suportaria, portanto são limitadas a redes de alta tensão para funcionamento em carga máxima).

3 horas atrás, Arthemis disse:

Em alguns anúncios vi que esta fonte (ELITE V3) é full range. O que você acha?

Mais um ponto importante: power factor correction não é exatamente um fator relevante para a escolha de uma fonte de alimentação. Claro, fontes de alimentação decentes contarão com este circuito, mas a sua presença não deve guiar a sua escolha.

Como exemplo temos esta fonte de alimentação que você mencionou:

spacer.png

Ela conta com o circuito? Sim, mas não é uma boa fonte de alimentação.

A filtragem de transientes é fraca (economizaram até mesmo no fusível, colocando um modelo em formato de caixa), assim como a bridge rectifier (economizaram no dissipador). O hold-up capacitor tem baixa capacitância e baixa temperatura rotulada (menor vida útil), o cabeamento tem fios finos, o fan apresenta mecanismo sleeve bearing e o monitoring integrated circuit não conta com over current protection para nenhuma das trilhas.

Portanto, faço a mesma pergunta acima:

1 hora atrás, RS Faria disse:

Qual o PC que você tem e quanto quer gastar na fonte?

• Curtir 1
Postado

@Phynsx @RS Faria  Atualmente eu tenho um PC bem básico. Athlon 3000g, 2x8gb 3200mhz, a320mh e uma fonte Bluecase de 230w -- que tira meu sono toda noite. Pretendo mudar para um Ryzen 5 5600g, a520m ds3h e futuramente comprar uma placa de vídeo. Acredito que 500w já sejam suficientes para essa configuração com uma placa de vídeo intermediária. 

Gostaria de investir agora para ter um computador por uns bons anos sem me preocupar. Dessa forma, até uns 700 reais eu gastaria numa fonte de boa qualidade com um bom tempo de vida. O problema é que eu não gosto de comprar pela internet, então, dependendo da indicação que eu receba, talvez eu não encontre num stand da Proinfo ou Promoinfo. 

Também considero esta fonte: https://m.kabum.com.br/produto/108257/fonte-corsair-cv550-550w-80-plus-bronze-cp-9020210-br?gclid=CjwKCAiAn5uOBhADEiwA_pZwcNmGBZK_S1hHybU7cb5rd7yEXilQbp8swofWKn2CcrwhgzZWNJacUxoC-gMQAvD_BwE

Postado
26 minutos atrás, Arthemis disse:

O problema é que eu não gosto de comprar pela internet, então, dependendo da indicação que eu receba, talvez eu não encontre num stand da Proinfo ou Promoinfo. 

Entendo tuas preocupações e também recordo-me de quando eu receava em comprar em lojas virtuais. Entretanto, devo destacar que, em muitas situações, acabarás com um produto precificado muito acima do que deveria ou outro de qualidade inferior e também terás uma gama muito limitada de produtos.

Se esta for a tua decisão final, sugiro que indiques as opções disponíveis ou algum meio de consultar os possíveis modelos à tua disposição.

31 minutos atrás, Arthemis disse:

Pretendo mudar para um Ryzen 5 5600G, A520M-DS3H e futuramente comprar uma placa de vídeo. Acredito que 500W sejam suficientes para essa configuração com uma placa de vídeo intermediária.

Sim, de fato. Por exemplo, poderias facilmente utilizar uma fonte de alimentação de 500W, de boa qualidade, com uma RTX 3060.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!