Ir ao conteúdo

Tentando entender a anatomia do SSD falso (fake)

Ir à solução Resolvido por Detetive Virtual de SSDs,

Posts recomendados

Postado

@Pincipi Os NVMe não darão certo, este controlador é o Realtek RTS5732DLQ se não me engano

Seu SSD está com partição iniciada e sem estar inicializado? Pois para melhor taxa de sucesso do programa ele precisa estar do jeito que mencionei, eis um vídeo que gravei:

@goms Sim a marcação "29F" simboliza NANDs da Intel em parceria com a Micron, também conhecidos como IMFT

Acredito que este dies 29FSRHB2LACTM7 sejam Modelos B16A ou B17A da Micron

B16A são dies de 256Gb (32GB) e os B17A 512Gb(64GB)

Através deste link você consegue reprogramar o firmware do SSD para mostrar sua real capacidade caso queira
https://www.usbdev.ru/files/realtek/rts5732dlssdmp/

Minha sugestão deixe o SSD como menciono no vídeo para depois tentar com o software, pois precisa saber se são dies B17A ou B16A

• Membro VIP
Postado
Em 05/04/2023 às 07:31, Detetive Virtual de SSDs disse:

Seu SSD está com partição iniciada e sem estar inicializado?

Não alocado, não inicializado e com a tarja preta igual aparece na tela. Eu não tenho mais acesso ao SSD falso, já foi devolvido mas, comprei outro e o vendedor jura de pés juntos que é autêntico e que vai ser detectado pelo KMS, veremos quando chegar!

Chegou e é autêntico.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
  • mês depois...
  • Membro VIP
Postado
42 minutos atrás, mateus adriel disse:

poderia me ajudar a arrumar um sdd igual o seu porém versão hp de 1tb?

Sim, claro, será um bom desafio.

Acredito que para ficar mais no assunto do post seria bom ter:

- Qual a roupa que ele está usando ou o que vem escrito do lado de fora, uma imagem seria ideal.

- Qual o problema que ele está apresentando.

- Qual a identificação dos componentes dele, uma imagem seria ideal.

- Qualquer informação que já tenha obtido antes.

• mês depois...
Postado
21 horas atrás, Pincipi disse:

Vamos torcer que a database deste MPTools suporte estes Dies da Micron pois este oficialmente são para Hynix 3D TLC V4 72-Layers.

Porém você pode usar os .bin files de outros MPTools junto de outros profiles e utilizar nessse MPTools deste controlador

• Curtir 1
  • mês depois...
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Detetive Virtual de SSDs disse:

Apenas com intuito de contribuir para o tópico, fiz a postagem de um post no the overclocking page
https://theoverclockingpage.com/2023/08/20/SSD-xiaomi-sa500-1tb-e-uma-cilada-bino-a-nova-onda-de-ssds-fake-no-aliexpress-anatomia-de-um-SSD-falsificado/

Essa foi uma enorme contribuição e me ajudou muito a tentar entender como as coisas ocorrem e a parte de tentar identificar a controladora ainda é um mistério para mim porque não detenho conhecimentos básicos para chegar perto, depois vem a parte do software e do SSD Card Opener que muito me interessou o resultado de poder utilizar o Fake como ele realmente é.

Isto é a base de meu interesse:

Em 25/12/2021 às 22:46, Pincipi disse:

estou tentando entender como fazem isto e como tentar desfazer, tipo igual a um pendrive falso que após identificado, se pode tentar atualizar a firmware e usar normalmente.

Um post apresentando o produto com links de compra e forma de utilização seria algo fenomenal para mim porque poderia abrir portas de outras maneiras ou tentativas de recuperação de SSDs com algum defeito.

• Curtir 1
Postado
Em 27/03/2023 às 17:43, Artur Portella disse:

Não sei se ajuda ainda, MAS...

Comprei um SSD desses marba sem DRAM da marca XrayDisk de 512 GB - Módulos Hynix de 512Mbit com 8 no total, sendo 2 para cada canal (a YS9082HC possui 4 canais). Instalei num Macbook pro antigão que eu tinha pra dar um pouco de sobrevida pro coitado. Infelizmente a bateria morreu o que dificultava na hora de ligar esse MBP. Nessas minhas tentativas de ligar (o que fazia o computador dar pequenos picos de alimentação), os arquivos básicos que são gravados na controladora morreram e ele entrou em modo de emergência (led de status aceso e o led ROM piscando intermitentemente). Li todo o Datasheet dessa controladora e já estava quase criando um flash tool em C pra essa tranqueira. Um SSD desse é barato mas sou totalmente contra jogar coisa fora quando sei que ela é recuperável.

Entrei no vídeo acima por procurar muito na internet, acabei caindo no USBdev.ru e por fim, tive que dar um pequeno "patch" no programa MPTool, já que é uma ferramenta usada pelo fabricante para escrever em massa as imagens nesses SSDs.

https://drive.google.com/file/d/1ylsqGSP37BnGMQSRwvm_1C3ZnxDD6m2l/view?usp=share_link

O que fiz foi:

1. Obter uma versão com todos os módulos disponíveis pro YS9082HP (Esse leak é bem bom, mas infelizmente não servia pra variante de final C)
  2. Migrar os arquivos de configuração que fazem as opções aparecerem no menu (consequentemente o autodetect de módulos flash dessa ferramenta)
  3. Me deparar com um erro chato pra caramba de "check CFG Fail" e "blablabla Tamper blablabla Forbiden" o que me tirou o sono 🤬
  4. Remover a trava que bloqueia o aplicativo se o MD5 dos arquivos mudarem (reprogramei o binário .EXE 🧐 para ignorar essas checagens e remover as mensagens de erro quando alterava os arquivos) - Detalhe que algumas versões vazadas tem um programa chamado UpdataMD5CheckCfg.exe - mas aparentemente escreveram ele pra recalcular o MD5 pra uma versão específica desse MPTool, não consegui entender o código que escreveram ele e nem o que ele faz direito.
  5. Conectar o SSD na alimentação com os terminais de program mode da controladora em curto (Usei uma pinça de SMD pra isso) - Você pode ver no vídeo os terminais, mas geralmente é sem erro, são dois furos próximos (veja a imagem anexada)

Profit! Agora você pode regravar a rom para maioria dos chips flash ligados a uma YS9082HC. Se precisarem tenho pra YS9082HP também.

É um SSD de baixo custo, não possui DRAM e infelizmente tem um suporte bem limitado. Mas consegui recuperar meu SSD assim, e ele tá funcionando perfeitamente igual a forma que estava quando comprei. Infelizmente perdi todos os dados (e consequentemente o setup mega-complicado que eu tinha feito pro OpenCore Patcher funcionar no meu macbook).

Dicas - Se der erro de flash, troque as configurações do perfil que está salvo, ele vai pedir senha, só dar ENTER (senha em branco) e selecionar AUTO que teoricamente deve reconhecer (esse patch desbloqueia todos os módulos disponíveis pra flash). O processo de regravação leva de 30segundos a 1 minuto. Se for mais rápido que isso, der sucesso e o disco continuar sem ser reconhecido, troque de multi plane para Single Plane na aba Parameter.

Se precisarem de suporte nisso, dêem um grito, eu ajudo a ajustar a ferramenta para escrever nesse chip aí. Sucesso total.

ssd.png

Opa amigo, estou com um problema aqui que não encontro pra o meu SSD XrayDisk, já ia jogar fora mas a esperança de não precisar fazer isso é maior, o meu é esse YS9082HP com chip de memória PF710 não consigo encontrar uma FW pra corrigir ele, identifica no windows, mas não formata, não cria partição, encontrei um MPTools pra a controladora mas não com a mesma nand, se você tiver nos seus arquivos eu vou lhe ser muito grato, tb tenho um Goldenfir com o mesmo sintoma 

• 4 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado
14 horas atrás, daniel.ghisleni disse:

onde começar pra tentar transformar esse SSD fake em algo utilizável?

Eu imagino que o primeiro passo já foi dado, que é abrir a caixa dele e ver o que tem dentro, o próximo passo ou etapa seria identificar a controladora anotando o que está escrito nela mas, a sua também foi descaracterizada pelo laser e restou a possibilidade de trabalhar com o que vem escrito nas memórias e tentar descobrir qual controladora é geralmente associada a ela e ir testando as ferramentas disponíveis uma a uma até que surja algum resultado, na base de tentativa e erro.

Essa memória tem o símbolo da Intel e está escrito 29FSRHB2LBETM7, numa pesquisa no google apareceram apenas três resultados, um deles traduzido é o seguinte:

https://www-usbdev-ru.translate.goog/f/index.php?topic=11303.0&_x_tr_sl=auto&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=wapp

Se ler o tópico vai ver que se trata de um caso idêntico ao seu em que o usuário foi tentando as alternativas e lá pelo post 25 chegou à identificação:

tela.jpg.a9457632b81d78788a236332be72ed47.jpg

Postado

@daniel.ghisleni Eu começaria rodando o Flash ID usando as ferramentas de controladores Realtek, e depois pode seguir o passo a passo que escrevi sobre SSDs fake como este
https://theoverclockingpage.com/2023/08/20/SSD-xiaomi-sa500-1tb-e-uma-cilada-bino-a-nova-onda-de-ssds-fake-no-aliexpress-anatomia-de-um-SSD-falsificado/

Como se trata dos Dies B17A, ja tem no USBDEV.RU o firmware para esse controlador + NANDs, portanto pode baixá-lo direto sem precisar realizar modificações nos arquivos .INI

• Curtir 2
  • 2 meses depois...
Postado

Encontrei esse tópico pois comprei um SSD Sandisk Ultra 3D falsificado pelo Mercado Livre, e a controladora(ys9082hp) dele me trouxe aqui. Eu só descobri que era falsificado porque entrei no site da sandisk e o site não aceitou o serial number para ativar a garantia. Quando recebo um SSD sempre testo com CrystalDiskMark. Sobre o teste de velocidade, não me causou surpresa, tinha 540 de leitura e 460 de escrita, valores menores do que o específicado mas não achei alarmante.

Quando o serial number não foi aceito, comecei a saga para ir mais afundo sobre a origem dele.

No CrystalDiskInfo ele estava saudável:

copy-diskinfo.png.609bd497cf504121d1b68c29f964ab2b.png

Eu já tinha instalado windows nele e o que percebi de estranho foi o serial number que difere do que está na parte física, e esse Total Host Reads e Total Host Writes que me parece algo bastante elevado.

O que me surpreendeu é a velocidade dele ser boa, ele vir na caixa da sandisk bonitinho com manual de garantia, até com um papel indicando para entrar no site e ativar a garantia, veio também em um plastico transparente com um papel filme lacrado:

20231201_185623.thumb.jpg.102815b225516be5c9eab5f14246eaa5.jpg

Pelo fato dele ter vindo assim e a loja emitir nota fiscal etc, fiquei muito confuso se era falsificado mesmo, demorei bastante tempo procurando. Inclusive enviei email para a sandisk e vão me retornar, mas agora tenho certeza que é falsificado com todas as informações.

20231201_170114.thumb.jpg.b6e1d850d4381c9c9bfd1b861d39428e.jpg

E aqui as fotos dele aberto, os chips de memória editei na foto pois parece que tentaram apagar mas ainda é visível se eu olhar com muita luz por um angulo baixo.

20231201_171159.thumb.jpg.3c6130cb5ee1fb285359edf036f203ae.jpg20231201_182803.thumb.jpg.a4d690b1b6f5d6d4a3dd140e2cb75b74.jpg

Segundo a lista que vocês colocaram, o controlador é de um Xraydisk, mas vou pesquisar um pouco mais as informações.

Por sorte, percebi que era falsificado antes dos 7 dias para troca, segunda-feira é o ultimo dia que posso pedir devolução, então vou retornar ele. Apesar de que acho que eu nem devia ter esse trabalho, o mercadolivre deveria apenas me reembolsar e punir a loja que vendeu.

Gostaria de agradecer ao Pincipi pelo post e suas avaliações sobre os ssds falsificados. Resolvi faster esse comentario para ajudar quem está com o mesmo problema com um SSD sandisk.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

@kinkis Muito obrigado, você ajudou com todos os detalhes para a identificação do Sandisk falso, inclusive que o site não registra o número de série quando é falso, detalhe que eu desconhecia.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...