Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tentando entender a anatomia do SSD falso (fake)


Pincipi

Posts recomendados

  • Membro VIP

Papai Noel amigo da onça me deu 3 SSDs falsos da Kingston (Novos) e como é a primeira vez que tenho contato com este tipo de falsificação, estou tentando entender como fazem isto e como tentar desfazer, tipo igual a um pendrive falso que após identificado, se pode tentar atualizar a firmware e usar normalmente.

Abaixo o detalhe da parte interna:

1.jpg.3707eeb55d78231e0550f7e719804552.jpg

Do outro lado:

2.jpg.69d4515af4c4b6d1ee7dccc46c90ccca.jpg

E das telas do CrystalDiskInfo e CrystalDiskMark:

3.jpg.aaa2bc7b54e21059db6f13a3d38bef22.jpg

Observando que foi a primeira vez que o SSD foi ligado, ou seja, já veio aparecendo que foi ligado 5 vezes e com uns 22GB já gravados. O gerenciador de SSD da Kingston não reconhece.

Como consigo saber qual é a verdadeira marca e modelo? Para depois ver se tem como atualizar com a firmware verdadeira e analisar se vale a pena salvar ou trata-se de lixo eletrônico irrecuperável.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 25/12/2021 às 23:19, FoxBlack disse:

Foram adquiridos em qual Loja ?

Shopee:

Abaixo parte das fotos do anúncio:

S1.jpg.e01a95c89697cb8d97c3001599b05d08.jpgS3.jpg.218cd3ebc4612e3fedb21aa431ef13f2.jpg

E na última foto:

S2.jpg.3017ba6501aa2d29b1924c405fae9248.jpg

A loja do vendedor aparece como deletada/banida ou congelada e o usuário aparece como banido ou excluído. (O único lugar seguro que conheço é comprar direto da Loja Kingston) Eu consegui abrir um pedido de Reembolso/Devolução para o meu "Papai Noel amigo da Onça", ainda está em análise.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Por isso eu não compro nesses lugares. Alguns falam que é preconceito, mas não, é questão de reputação do lugar mesmo.

 

A questão maior não é você conseguir instalar o firmware verdadeiro ou saber qual é o verdadeiro fabricante. Comparando, seria como você comprar um tênis falso da Nike e, ao descobrir, querer saber qual é o fabricante verdadeiro e querer colocar a etiqueta dele. Ainda seria um produto falsificado, de baixa qualidade e durará bem menos que o original. Sem contar os malefícios do uso. No caso do tênis, poder prejudicar pés e coluna, já no SSD, prejudicar seus arquivos. Assim, mantenha sempre um becape atualizado dos seus arquivos, porque há uma grande chance de algo acontecer com eles - perda, corrupção, etc.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@John Frusciante Então, vou tentar expor melhor meu ponto de vista e o porque pretendo insistir na "questão menor" de tentar inicialmente descobrir o verdadeiro fabricante para depois fazer uma análise se compensa ou não mudar a etiqueta mas, para isto, vamos trocar a comparação do exemplo do tênis, veja bem, em apertada síntese; um Nike verdadeiro resiste até o fim da maratona enquanto que o falsificado se desmancha muito antes de terminar a prova da mesma maneira que o SSD falsificado vai durar menos e perder os dados, questão de ponto pacífico, assunto esgotado, não há o que ser discutido, concordamos em gênero, número e grau.

Agora, vamos usar uma nova comparação com a noticia de "Receptores de TV pirata transformados em mini computadores", deixando de lado ideologias politicas e questões técnicas da "bomba" que deve ser este minicomputador comparado a um "FIC Conectado", a destinação do lixo eletrônico mudou, ao invés de passar o trator em cima, tudo acabou sendo reaproveitado com uma "troca de etiquetas" ou de firmwares.

Neste meu caso prático, estou tentando detonar o SSD com o H2testw sendo executado várias vezes em seguida e até agora nada de defeitos, perda de dados ou de velocidade, ou seja, esta falsificação específica não é tão ruim como deveria ser.

Tendo em vista esta nova comparação colocada em evidência; imagine um SSD para servidor e um para uso doméstico, ambos de boa qualidade, ai eu me deparei com um de uso doméstico com a etiqueta de servidor, neste caso, o fato de descobrir o verdadeiro fabricante e saber que tudo bem para uso doméstico, me permite trocar a etiqueta e usar domesticamente com segurança.

Dai esta minha insistência em entender a anatomia do SSD falso.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aí sim é uma história completamente diferente. Me convenceu com um excelente argumento.

 

Se houver um verdadeiro fabricante devidamente estabelecido, sim, tem como descobrir qual é. Primeiro passo você fez, analisar a placa. Jogue o modelo dos Chips no Google pra saber onde são utilizados.

 

Conseguiria analisar o firmware? Provavelmente tem alguma informação sobre o verdadeiro fabricante, pra fazer uma espécie de emulação. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estou dando os meus primeiros passos;

-pesquisei por Y69082HC e cheguei num anúncio de um SSD Walram no aliexpress:

YeestorControladora.jpg.fcc8d5ad2baa5bb1245c7e2d68c7cec1.jpg

Dai observei que a controladora correta é YS9082HC, a qual está presente em diversas marcas Pcho Netac, Goldenfir, Weijinto, Yeestor etc.

-Imagino que identificar a controladora seria o item 1, a partir dai tentar descobrir se a qualidade do componente compensa.

O item 2 talvez seja identificar e avaliar a memória 8A1BHXFG2110Y2, por enquanto não achei nada.

O item 3, na sequência seria a placa YSP4-SE-CYS-S-004-00 2020-10-22 DL-10 2137, também não achei nada.

A parte do firmware seria um caso a parte, eu penso em pesquisar algo como um extrator de flash pois acredito que não exista um fabricante definido, que seja do tipo feito por encomenda e depois usar um editor hexadecimal para mudar a marca/modelo para "CHINGLING 111GB".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Por enquanto estou perdido nas informações, seguindo a base de um artigo:

YS9082HC artigo traduzido.pdf

trata-se de um material barato e pela regra geral: barato = baixa qualidade.

Supondo que ele seja um Goldenfir, parece que a ferramenta MPTool resolve a parte de mudar a etiqueta:

Agora, se ele for um SiliconGo da Yeestor parece que o Utils SSD resolve:

http://vlo.name>ssdtool

Não entendo russo nem inglês e tenho muita dificuldade com ferramentas de tradução, vou ter que dar uma parada na pesquisa, reanalisar todas as informações que consegui, esfriar a cabeça e recomeçar outro dia.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Precisei rever uma série de conceitos, como por exemplo os artigos de placas de vídeo falsas, anatomia dos SSD e o mito da durabilidade dos SSD, todos aqui do CDH.
 

Na pesquisa da firmware só consegui o seguinte:

Data about the drive model Netac SSD 128GB with firmware FW201105.pdf

Com esta base de conhecimentos, eu imagino duas possibilidades, pode se tratar de um N600S ou de um N535S, em ambos os casos não existe a possibilidade de atualização de firmware pelo fabricante NETAC.

Considerando o aspecto do provável TBW:

Netac.jpg.d56d1c5258c569e9269190ac3eb611de.jpg

Pelas minhas contas, eu precisaria rodar o h2testw 583 vezes para alcançar o TBW máximo de 70Tb, ou seja, gravar, apagar e regravar o SSD todinho. Trabalhando direto sem descanso em 13 dias chegaria neste valor. Fazendo isto com um dos SSDs, eu teria uma estimativa de quando os outros dois vão pifar ou começar a apresentar defeito.

 

Revendo tudo que observei, formulei uma teoria de como as coisas ocorreram:

-O falsificador teve a cesso a um lote de carcaças de SSDs Kingston com algum defeito ou devolvidos em garantia;

-Também teve acesso a um lote de SSDs usados, recuperados ou devolvidos;

 (Até aqui tudo no estilo compra de lote de sucatas)

-Depois mandou fazer embalagens e etiquetas novas;

-Juntou tudo e de alguma forma mudou o nome que aparece na identificação (isso eu ainda vou descobrir como fazer);

-E finalmente distribuiu revendendo as falsificações em pequenos lotes para vendedores que anunciaram em diversos sites, espalhando pelo mundo todo, alguns deles vindo parar justamente na minha mão.

 

Acho improvável que tenham sido encomendados direto num fabricante inescrupuloso por causa do valor do custo final de fabricação. Os arranhões e amassados nas carcaças, bem como as marcas nos parafusos somados aos GBs já gravados fazem mais sentido economicamente na minha teoria de reaproveitamento de sucata. Também pode ter sido fruto de uma quadrilha bem organizada que fez a revenda direta através de vendedores fake.

 

Na continuação da linha de pensamento, comecei a ver com maus olhos a reaproveitação do SSD falsificado porque de certa forma, estaria fomentando esta indústria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na parte técnica eu devo estar chegando perto:

Arquivos.jpg.aec0316d6c89af3da97d98872d7b789f.jpg

Na sequencia dos arquivos acima eu cheguei nas seguintes telas:

K1.thumb.jpg.c0e6cf149432af7815548aa3fe93f4a4.jpg

K2.thumb.jpg.fde0ceb782db070aee1535a5c2726683.jpg4P.thumb.jpg.b7468fea4bb92986c50a04d7854d581f.jpg

 

Não encontrei um guia ou tutorial de uso sobre esta ferramenta e ficou bem claro que funciona em massa atualizando várias unidades ao mesmo tempo. Falta definir com clareza a correta relação entre a controladora e a versão do firmware. Cheguei a encontrar vídeos que usam primeiro outros programas para definir o vendedor e o modelo para depois usar o MPTools com uma firmware já pronta, não achei nada mostrando a edição ou mudança da "etiqueta".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

Para se chegar a ferramenta específica que eventualmente possa servir em seu Goldenfir, você deve tentar entender a dinâmica atual que é usar uma roupagem bonita para esconder o que tem por baixo; para começar, ignore a capa ou caixa do SSD, o invólucro com a etiqueta escrito Goldenfir e se concentre na placa interna, o objetivo é identificar seus componentes como controladora, memória e placa.

Eu prefiro abrir, ler o que está escrito nos componentes e anotar. Existem programas que podem identificar os componentes mas, eu evito e só tento usar quando não tem nada escrito.

Aproveito para dar uma checada nas condições físicas do SSD como oxidação, mau contato e trilha rompida.

Estando de posse destes dados, eu dou um Google e um dukdukgo(escrevi sem os c de propósito porque se trata de um navegador que não deve ser mencionado), vão aparecer vários artigos e links, faço todos os downloads possíveis, lembrando que na maioria dos casos, para se chegar a estes arquivos, tem que aceitar a contaminação por vírus e não permitir que o antivírus faça o seu trabalho porque ao remover o vírus, acaba inutilizando a ferramenta. Nesta parte eu uso máquinas dedicadas, formatadas apenas para esta finalidade, uma conectada para obter os arquivos e outra sem conexão para usar os arquivos.

Estando de posse dos possíveis arquivos, eu paro, respiro, deixo tudo de lado e vou rever as postagens que existem aqui no CDH sobre anatomia do SSD e a tabela de identificação dos SSD.

Eu imagino que tentar ir usando qualquer MPTool sem saber o que está fazendo, pode matar definitivamente o SSD, a firmware de uma controladora de uma capacidade "X" é diferente da firmware da mesma controladora de capacidade "Y" e nem sempre existe uma firmware que seja a certa ou compatível para o seu SSD, por isso que eu recomendo abrir uma nova postagem para o seu caso, colocando no título a identificação da controladora de seu Goldenfir.

Aí sim, com ajuda de outros membros, poderíamos chegar numa solução diferente de mandar seu Goldenfir para reciclagem de lixo eletrônico.

 

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Bom dia ! Estou com um problema parecido ... Tenho um SSD falsificado do Kingston A400 do qual sempre o Sistema Operacional que instalo ( seja Linux ou Windows ) depois de uns dias de formatado, ele é corrompido e não consigo mais mexer, até uma nova formatação, assim virando um looping.

Com o código "WMIC diskdrive Get Caption, firmwarerevision" no CMD, descubro que a firnware é v1.002.

Será que consigo de alguma forma atualizar essa firmware, mesmo o SSD sendo falsificado, para assim talvez esse estresse acabar? poderia me ajudar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode até ser possível atualizar a firmware mas, a maior probabilidade é se tratar de lixo eletrônico sem recuperação porque as falsificações utilizam materiais de baixa qualidade.

Para encarar essa possibilidade eu considero que a etapa inicial é descobrir que é uma falsificação sem sombras de dúvidas, usando o manager do fabricante, tem um tópico específico que não consigo encontrar. Tem um outro tópico também:

Em resumo, o simples fato do gerenciador da Kingston não identificar o SSD já é a confirmação de se tratar de uma falsificação.

A segunda etapa seria identificar a controladora do SSD, exatamente como fiz mais acima, soltando os parafusos abrindo a capa e olhando dentro, no meu caso a controladora era uma:

 

Em 27/12/2021 às 14:02, Pincipi disse:

YS9082HC

O terceiro momento é de posse da informação da controladora acessar a tabela comparativa desenvolvida por um usuário daqui:

Ai sim vai saber qual é o verdadeiro equipamento e pode pesquisar as soluções que existem associadas a ele na internet, dentre elas pode existir uma atualização de firmware ou não.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Catelan disse:

Esse é um tópico que os críticos do A400 (se não da Kingston em geral) deveriam ler! O meu 120 GB nunca deu problema em 5 anos.

Eu tenho guardado as capinhas plásticas dos A400 que comprei ao longo dos anos (originais), já tenho nove e até agora todos eles em pleno funcionamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pelo contrário, seu avanço é semelhante ao primeiro homem colocar o pé na lua, é apenas o primeiro passo de uma jornada. Quando eu abri minha primeira falsificação de SSD fiquei perdido sem saber o que fazer mas, alguém aqui no Fórum me deu as dicas e pela foto, já deu para identificar as informações que vai precisar saber.

Eu copiei a foto e marquei o que seria a controladora e o que seria a memória mas, o upload falhou e vou apenas descrever; ao centro tem um componente quadrado com uma figura de um siri e escrito nele RTS5732DLQ L2202P3 6L07BB este é o controlador, do lado esquerdo dele tem um retângulo escrito HXF817ABFG2110 esta é a memória, o do lado direito deve ser igual, tipo cada um tem 240 de capacidade e o adesivo a principio não tem utilidade ou serventia.

Este artigo explica direitinho:

Dê uma conferida se as letras e os números estão corretos e procure na tabela comparativa qual é o SSD que usa esta controladora. Eu procurei na tabela atual e na antiga e não achei nada.

Aproveite para dar uma olhada de perto para ver se tem algum componente queimado ou danificado e evite tocar nas trilhas ou partes, segure igual fez na foto, pelas laterais.

O próximo passo é dar um google com os dados da controladora e ver se tem também a combinação com a memória, ai dá para saber qual é o real SSD ou melhor, qual é o nome que foi comercializado e se existem soluções disponíveis.

Se não encontrar nada dá um "patopato" (é que o nome real do navegador é proibido de ser mencionado)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jéssica Reis @Pincipi Uma sugestão, como este SSD que mostrou possui um controlador realtek

vão neste link, baixe o Realtek Flash ID e execute-o como administrador, e então digite o número correspondente do SSD.

Apenas vale salientar, recomendo usar o SSD como disco secundário sem estar inicializado ou estar particionado

http://vlo.name:3000/ssdtool/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!