Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tentando entender a anatomia do SSD falso (fake)


Pincipi

Posts recomendados

Em 27/03/2023 às 17:43, Artur Portella disse:

Não sei se ajuda ainda, MAS...

Comprei um SSD desses marba sem DRAM da marca XrayDisk de 512 GB - Módulos Hynix de 512Mbit com 8 no total, sendo 2 para cada canal (a YS9082HC possui 4 canais). Instalei num Macbook pro antigão que eu tinha pra dar um pouco de sobrevida pro coitado. Infelizmente a bateria morreu o que dificultava na hora de ligar esse MBP. Nessas minhas tentativas de ligar (o que fazia o computador dar pequenos picos de alimentação), os arquivos básicos que são gravados na controladora morreram e ele entrou em modo de emergência (led de status aceso e o led ROM piscando intermitentemente). Li todo o Datasheet dessa controladora e já estava quase criando um flash tool em C pra essa tranqueira. Um SSD desse é barato mas sou totalmente contra jogar coisa fora quando sei que ela é recuperável.

Entrei no vídeo acima por procurar muito na internet, acabei caindo no USBdev.ru e por fim, tive que dar um pequeno "patch" no programa MPTool, já que é uma ferramenta usada pelo fabricante para escrever em massa as imagens nesses SSDs.

https://drive.google.com/file/d/1ylsqGSP37BnGMQSRwvm_1C3ZnxDD6m2l/view?usp=share_link

O que fiz foi:

  1. Obter uma versão com todos os módulos disponíveis pro YS9082HP (Esse leak é bem bom, mas infelizmente não servia pra variante de final C)
  2. Migrar os arquivos de configuração que fazem as opções aparecerem no menu (consequentemente o autodetect de módulos flash dessa ferramenta)
  3. Me deparar com um erro chato pra caramba de "check CFG Fail" e "blablabla Tamper blablabla Forbiden" o que me tirou o sono 🤬
  4. Remover a trava que bloqueia o aplicativo se o MD5 dos arquivos mudarem (reprogramei o binário .EXE 🧐 para ignorar essas checagens e remover as mensagens de erro quando alterava os arquivos) - Detalhe que algumas versões vazadas tem um programa chamado UpdataMD5CheckCfg.exe - mas aparentemente escreveram ele pra recalcular o MD5 pra uma versão específica desse MPTool, não consegui entender o código que escreveram ele e nem o que ele faz direito.
  5. Conectar o SSD na alimentação com os terminais de program mode da controladora em curto (Usei uma pinça de SMD pra isso) - Você pode ver no vídeo os terminais, mas geralmente é sem erro, são dois furos próximos (veja a imagem anexada)
     

Profit! Agora você pode regravar a rom para maioria dos chips flash ligados a uma YS9082HC. Se precisarem tenho pra YS9082HP também.

É um SSD de baixo custo, não possui DRAM e infelizmente tem um suporte bem limitado. Mas consegui recuperar meu SSD assim, e ele tá funcionando perfeitamente igual a forma que estava quando comprei. Infelizmente perdi todos os dados (e consequentemente o setup mega-complicado que eu tinha feito pro OpenCore Patcher funcionar no meu macbook).

Dicas - Se der erro de flash, troque as configurações do perfil que está salvo, ele vai pedir senha, só dar ENTER (senha em branco) e selecionar AUTO que teoricamente deve reconhecer (esse patch desbloqueia todos os módulos disponíveis pra flash). O processo de regravação leva de 30segundos a 1 minuto. Se for mais rápido que isso, der sucesso e o disco continuar sem ser reconhecido, troque de multi plane para Single Plane na aba Parameter.

Se precisarem de suporte nisso, dêem um grito, eu ajudo a ajustar a ferramenta para escrever nesse chip aí. Sucesso total.

ssd.png

 

Cara, to com um XRayDisk de 512GB "morto", em modo de segurança, igual ao seu.
Porém o meu tem a controloadora YS9082HP, fw HP3618B3, id 2C D3 08 32 E8 30 e usa Micron 232L(B58R). Só acho MPTool até ao B47.

Pode dar uma força?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Detetive Virtual de SSDs  acabei não vendo a mensagem de vocês depois do meu comentário, não tenho costume de logar e acho as notificações para o email foram para o spam, já estou sem o SSD pois devolvi. Só mais sobre o desenrolar da história: A sandisk respondeu sem demorar muito dizendo que o SSD era falso e eu poderia usar o email deles para contestar a compra no mercado livre. O mercadolivre foi muito eficiente, inclusive sai "no lucro" com esse SSD falso. Reclamei que era falso, e iniciei o processo de devolução ao mesmo tempo, estornaram em uma conta do mercado pago o valor total do produto (eu tinha usado cupom então paguei um pouco menos do valor do estorno). Depois de algumas semanas quando o produto foi devolvido ainda recebi o estorno no cartão de crédito. 

Após essa experiência comprei em dezembro um novo SSD da samsung pelo mesmo preço, acredito que seja mais difícil falsificar o SSD da Samsung mas pode ser só impressão minha, (Ele vem lacrado em dois pontos na caixa com adesivos com código de barra e número de série). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Detetive Virtual de SSDs aliás, sou eu, o cara dos comentários com o SSD com B58R morto.

Ainda na procura de uma forma de ressuscitar ele.

Hoje ele reprovou no primeiro setor e foi 100% aprovado em testes de superfície algumas vezes. Agora está em formatação desde umas 19h.

Ainda sem sucesso em achar uma ferramenta apropriada.

Nenhum MPTools tem o ID dele no registro e nem a pasta com os arquivos de firmware. Basicamente ninguém vazou ainda. Estou 99% convencido de que vou engavetar ele e daqui uns meses olho no usbdev pra ver se já saiu algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 18/09/2023 às 10:45, Detetive Virtual de SSDs disse:

@daniel.ghisleni Eu começaria rodando o Flash ID usando as ferramentas de controladores Realtek, e depois pode seguir o passo a passo que escrevi sobre SSDs fake como este
https://theoverclockingpage.com/2023/08/20/SSD-xiaomi-sa500-1tb-e-uma-cilada-bino-a-nova-onda-de-ssds-fake-no-aliexpress-anatomia-de-um-SSD-falsificado/

Como se trata dos Dies B17A, ja tem no USBDEV.RU o firmware para esse controlador + NANDs, portanto pode baixá-lo direto sem precisar realizar modificações nos arquivos .INI

 

Olá, vou explicar minha situação pra ver se você pode me ajudar. Eu tenho um NGFF destes fakes de 4TB, na verdade ele tem 120GB. Então de tanto fuçar nele tentando criar algum tipo de partição de 120GB que não corrompesse os arquivos, um dado momento ele não quis mais formatar. Então comecei a pesquisar sobre o assunto de regravar o firmware e vim parar aqui.

Como não tenho o adaptador SSD CARD OPENER, eu simplesmente  espetei o NGFF em uma daquelas plaquinhas que converte  NGFF para SATA, logo espetei este adaptador SATA em outro adaptador SATA to USB.  Então liguei no USB e consigo ler o dispositivo normalmente.

Baixei a ferramenta MPTOOLs apropriada e quando clico em AUTO DETECT ele mostra certinho o  tipo das memórias e o tamanho do dispositivo conforme seu tutorial.

120GB no caso.

 

Então cliquei no PLAY e ele começou o processo, ele até gravou o firmware pelo que parece. Pois as informações do dispositivo como nome e versão do firmware  já são da REALTEK agora.

Mas o problema é que não completa todo o processo. Quando chega em LLF Init, ele da falha. Inclusive o dispositivo se desconecta da maquina neste momento.

 

Eu suponho que  LLF seja Low Level Format, estou certo?

Então deduzi que o dispositivo ainda permanece com o problema de não conseguir formatar, como antes.     

O DUT 0 fica em ZERO.

 

A questão agora é; será que não tá completando o processo porque não estou usando o adaptador mencionado com controlador  JMS578?   Ou porque o dispositivo deu foi defeito mesmo?

 

Outra coisa, eu fico o tempo todo com o curto fechado durante o processo,

para estar no Safe Mode, ROM Mode?

Ou em algum momento durante o processo eu tenho que tirar a pinça?

 

Segue o print do antes e depois do PLAY, e dos adaptadores que usei.

 

ID antes.jpg

 

 

 

ID depois de da PLAY no MPTOOLS.jpg

NGFF PARA SATA.jpg

SATA PARA USB.jpg

mptools.jpg

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raul Chartouni Bom vamos lá, precisa sim estar com o SSD com curto fechado nos terminais durante o processo de regravação sim.

É necessário aquele adaptador com JMS578? não é 100% mas é que ele tem muita compatibilidade com diversos MPTools por isso, a facilidade.

Talvez esteja tendo erro por estar usando 2 adaptadores.

Mas aparenta mesmo ser algum problema no SSD

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Raul Chartouni Você foi muito mais longe do que eu poderia ir porque nunca superei a parte do jumper.

Como mencionado pelo @Detetive Virtual de SSDs a questão dos adaptadores, eu não cheguei a usar dois ao mesmo tempo mas, com certeza um único adaptador sempre me dá alguma perda de rendimento ou mensagem de erro. Usando direto na placa-mãe, sem adaptador, eu consigo obter algum resultado sem mensagem de erro.

Eu tenho uma regra pessoal para uso de adaptadores; eles só são eficientes para uma simples leitura ou gravação de pequenas quantidades de dados, qualquer outra coisa tem que ser feita sem adaptador.

Minha intuição diz que está muito perto da solução. Arrisco até em apostar que o SSD não tem problema físico.

Sugiro rever passo a passo cada uma das fases, começando pela identificação dos componentes do seu M2 e a localização do jumper.

Seria muito bom abrir um tópico específico de seu caso, assim muitas pessoas teriam acesso e com certeza a solução iria aparecer.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!