Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tentando entender a anatomia do SSD falso (fake)


Pincipi

Posts recomendados

  • 3 meses depois...
Em 27/12/2021 às 14:02, Pincipi disse:

Estou dando os meus primeiros passos;

-pesquisei por Y69082HC e cheguei num anúncio de um SSD Walram no aliexpress:

/cdn-cgi/mirage/9d07f1818cb22a6909e6346296d7da0178340eb8c42ff79b6deb4bb0099969c7/1280/https://www.clubedohardware.com.br/uploads/monthly_2021_12/YeestorControladora.jpg.fcc8d5ad2baa5bb1245c7e2d68c7cec1.jpg

Dai observei que a controladora correta é YS9082HC, a qual está presente em diversas marcas Pcho Netac, Goldenfir, Weijinto, Yeestor etc.

-Imagino que identificar a controladora seria o item 1, a partir dai tentar descobrir se a qualidade do componente compensa.

O item 2 talvez seja identificar e avaliar a memória 8A1BHXFG2110Y2, por enquanto não achei nada.

O item 3, na sequência seria a placa YSP4-SE-CYS-S-004-00 2020-10-22 DL-10 2137, também não achei nada.

A parte do firmware seria um caso a parte, eu penso em pesquisar algo como um extrator de flash pois acredito que não exista um fabricante definido, que seja do tipo feito por encomenda e depois usar um editor hexadecimal para mudar a marca/modelo para "CHINGLING 111GB".

Olá, sou novo aqui no clube.

Mas tenho um link que talvez possa ajudar 

https://www.0101ssd.com/a/4106

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Não sei se ajuda ainda, MAS...

Comprei um SSD desses marba sem DRAM da marca XrayDisk de 512 GB - Módulos Hynix de 512Mbit com 8 no total, sendo 2 para cada canal (a YS9082HC possui 4 canais). Instalei num Macbook pro antigão que eu tinha pra dar um pouco de sobrevida pro coitado. Infelizmente a bateria morreu o que dificultava na hora de ligar esse MBP. Nessas minhas tentativas de ligar (o que fazia o computador dar pequenos picos de alimentação), os arquivos básicos que são gravados na controladora morreram e ele entrou em modo de emergência (led de status aceso e o led ROM piscando intermitentemente). Li todo o Datasheet dessa controladora e já estava quase criando um flash tool em C pra essa tranqueira. Um SSD desse é barato mas sou totalmente contra jogar coisa fora quando sei que ela é recuperável.

Entrei no vídeo acima por procurar muito na internet, acabei caindo no USBdev.ru e por fim, tive que dar um pequeno "patch" no programa MPTool, já que é uma ferramenta usada pelo fabricante para escrever em massa as imagens nesses SSDs.

https://drive.google.com/file/d/1ylsqGSP37BnGMQSRwvm_1C3ZnxDD6m2l/view?usp=share_link

O que fiz foi:

  1. Obter uma versão com todos os módulos disponíveis pro YS9082HP (Esse leak é bem bom, mas infelizmente não servia pra variante de final C)
  2. Migrar os arquivos de configuração que fazem as opções aparecerem no menu (consequentemente o autodetect de módulos flash dessa ferramenta)
  3. Me deparar com um erro chato pra caramba de "check CFG Fail" e "blablabla Tamper blablabla Forbiden" o que me tirou o sono 🤬
  4. Remover a trava que bloqueia o aplicativo se o MD5 dos arquivos mudarem (reprogramei o binário .EXE 🧐 para ignorar essas checagens e remover as mensagens de erro quando alterava os arquivos) - Detalhe que algumas versões vazadas tem um programa chamado UpdataMD5CheckCfg.exe - mas aparentemente escreveram ele pra recalcular o MD5 pra uma versão específica desse MPTool, não consegui entender o código que escreveram ele e nem o que ele faz direito.
  5. Conectar o SSD na alimentação com os terminais de program mode da controladora em curto (Usei uma pinça de SMD pra isso) - Você pode ver no vídeo os terminais, mas geralmente é sem erro, são dois furos próximos (veja a imagem anexada)
     

Profit! Agora você pode regravar a rom para maioria dos chips flash ligados a uma YS9082HC. Se precisarem tenho pra YS9082HP também.

É um SSD de baixo custo, não possui DRAM e infelizmente tem um suporte bem limitado. Mas consegui recuperar meu SSD assim, e ele tá funcionando perfeitamente igual a forma que estava quando comprei. Infelizmente perdi todos os dados (e consequentemente o setup mega-complicado que eu tinha feito pro OpenCore Patcher funcionar no meu macbook).

Dicas - Se der erro de flash, troque as configurações do perfil que está salvo, ele vai pedir senha, só dar ENTER (senha em branco) e selecionar AUTO que teoricamente deve reconhecer (esse patch desbloqueia todos os módulos disponíveis pra flash). O processo de regravação leva de 30segundos a 1 minuto. Se for mais rápido que isso, der sucesso e o disco continuar sem ser reconhecido, troque de multi plane para Single Plane na aba Parameter.

Se precisarem de suporte nisso, dêem um grito, eu ajudo a ajustar a ferramenta para escrever nesse chip aí. Sucesso total.

ssd.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Artur Portella Bom, conteúdo interessante.

 

Estou bem afiliado com esses programas MPTools, pois em alguns artigos que estou preparando utilizo eles.

Entretanto, um ponto negativo é que para a utilização deste MPTools do YS9082 em si, ficamos a merce da sorte, pois no fórum USBDEV.ru temos apenas uma ou 2 versões de Dies TLC e QLC caso precise fazer uma gravação de um novo firmware.

Sabe dizer qual versão dos Dies você possui?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ sim, um dos casos mais recentes que tenho visto é com controlador Rainier da Innogrit (IG5236) que quando corrompe o drive fica com 2GB de capacidade e fica apenas como "MN-5236".

Eu postei um artigo detalhado sobre tal assunto no meu website. No caso diversos SSDs do Aliexpress, a maioria com esse controlador e dies YMTC X2-9060 CDT1B apresentam esse problema dos que vi, apenas uma minoria utilizava dies Micron B47R.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Detetive Virtual de SSDs disse:

@Artur Portella Bom, conteúdo interessante.

 

Estou bem afiliado com esses programas MPTools, pois em alguns artigos que estou preparando utilizo eles.

Entretanto, um ponto negativo é que para a utilização deste MPTools do YS9082 em si, ficamos a merce da sorte, pois no fórum USBDEV.ru temos apenas uma ou 2 versões de Dies TLC e QLC caso precise fazer uma gravação de um novo firmware.

Sabe dizer qual versão dos Dies você possui?


Basicamente todos os DIES que possuem na versão da ferramenta pro YS9082HP:
image.png.49a729d5ea6fa2703abce563d3727dd9.png

A lista é bem extensa, como pode ver ali...

Essa versão patched que enviei será adicionada nos arquivos do USBdev.ru... Inclusive dentro do fórum vai encontrar meu nome em alguns tópicos hahahha...

 

11 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@Detetive Virtual de SSDs

 

Se o firmware corrompeu uma vez, pode voltar a se corromper já devido a qualidade dos componentes desses SSDs.


Nem sempre, as vezes alguns picos de alimentação como eu sofri podem danificar o firmware, infelizmente qualquer SSD é vulnerável, principalmente esses cache-less que não usam DRAM para movimentar dados entre os bancos. Faz sentido, uma vez que toda a movimentação ocorre em tempo real (escrevendo enquanto apaga) o que pode gerar muito mais facilmente setores corrompidos ou incompletos caso dê problema na alimentação durante esse ciclo...

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Detetive Virtual de SSDs disse:

@Artur Portella Hmm interessante.

Conseguiria me enviar estes arquivos em PV deste MPTools com suporte à estes Dies, na lista existe algum com SanDisk BiCS5?

Claro! https://drive.google.com/file/d/1ylsqGSP37BnGMQSRwvm_1C3ZnxDD6m2l/view?usp=sharing

Vi alguns Sandisk dentro das opções de Flash, tem que ver se o MPTools detecta essa memória com esse nome. Vale a pena tentar, caso contrário, me avise se esse módulo está disponível em alguma outra MPTool que eu acrescento nesse bundle...

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/03/2023 às 17:43, Pincipi disse:

 

1.jpg.5111c0bc063442b1680a9f57c367371c.jpg

 

 

@Pincipi @Detetive Virtual de SSDs As marcações na memória flash dão a impressão de serem NANDs da Intel. Esse símbolo oval era uma logo da Intel, e a referência 29F vem da época que a Intel e a Micron desenvolviam NAND juntas na IMFT. 

 

Aqui por exemplo é uma foto de um review do Intel 545s:

 

spacer.png


No entanto, o código 29FSRHB... no SSD do @Pincipi não parece ser um código típico da Intel. E considerando que o vendedor já removeu o código de produto do controlador, eu tenho a desconfiança de que essas marcações na memória flash sejam falsas, i.e., "imprimiram" esse código de produto em vez do original.

Isso era uma febre até alguns atrás. Marcas chinesas utilizavam NAND reciclada. Módulos de memória flash removidos de SSDs com defeito, ou memória flash fora de especificação, cujo uso não era recomendado em SSDs. Às vezes esses vendedores também reaproveitam módulos UFS de smartphones ou tablets.

Não tenho certeza, mas é uma possibilidade a se considerar...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!