Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Meu voto eletro & técnico vai pra fonte normal. O de bolso prefere a chaveada. Pra conciliar os dois, só mesmo com mais informações.

• Membro VIP
Postado

@renearduino Boa tarde, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!
Para manter a organização do fórum e para que tenha mais chances de obter resposta para sua dúvida, sua postagem foi movida para um novo tópico.
@.if (Para notificar da mudança).

Atenciosamente,
Ferox Graxaim
Moderador do Clube do Hardware

Em 25/12/2021 às 08:25, renearduino disse:

Olá pessoal vou acionar um motor dc24v, a pergunta é tenho que usar uma fonte chaveada? ou pode ser fonte com trafo normal?

Tanto a fonte chaveada quanto a fonte linear irão funcionar. A diferença é que a fonte linear não é bivolt automática (tem uma chave seletora de tensão ou é de uma tensão fixa), é mais pesada e consome mais energia devido ao transformador maior. Mas até onde sei, a filtragem da fonte linear é melhor que o da chaveada, pois a chaveada trabalha com alta freqüência, na qual é mais difícil de filtrar e precisa de muitos capacitores (ou um capacitor mais forte) para ter o mesmo resultado de um só capacitor mais fraco na fonte linear. Por esse motivo que muitos entusiastas de áudio preferem usar esse tipo mais antigo de fonte.

Mas como no seu caso é para um motor, use a fonte que estiver mais acessível para ti, o que importa é ter 24V DC fortes o bastante para suportar o motor. Talvez a linear funcione melhor que a chaveada, mas não acho que vá ser grande coisa, dependendo da sua aplicação para esse motor.

• Membro VIP
Postado

Me permita então complementar..

-A chaveada tem proteção contra sobrecorrente o que quase sempre a faz desarmar ao ligar o motor pois no momento zero ele é praticamente um curto circuito. Já a linear ou melhor, um trafo com uma simples retificação e filtragem, isso tende a não ocorrer pois o limite é apenas a R do secundário que é bem baixa.

-Um trafo de boa corrente pode custar mais caro que uma fonte chaveada

2 horas atrás, Ferox Graxaim disse:

a chaveada trabalha com alta freqüência, na qual é mais difícil de filtrar e precisa de muitos capacitores (ou um capacitor mais forte) para ter o mesmo resultado de um só capacitor mais fraco na fonte linear

é o contrário. A chaveada pede um capacitor de menor capacitância. O que a chaveada pede mesmo é capacitor de baixa ESR

A questão dos audiófilos é mesmo a da alta freq e seus ruídos que podem interferir no som. P.ex. rádio AM é bem susceptível à eles. Por isso estes radinhos 1,99 que funciona com carregador de celular só tem fm.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
4 horas atrás, .if disse:

é o contrário. A chaveada pede um capacitor de menor capacitância. O que a chaveada pede mesmo é capacitor de baixa ESR

A questão dos audiófilos é mesmo a da alta freq e seus ruídos que podem interferir no som. P.ex. rádio AM é bem susceptível à eles. Por isso estes radinhos 1,99 que funciona com carregador de celular só tem fm.

Grato pela correção, eu pensava que o ruído da alta freqüência no áudio era devido a filtragem supostamente mais complicada...
De qualquer forma, acho que tanto faz usar linear ou chaveada para o motor, só precisa ter em mente que a fonte linear provavelmente não terá proteção contra sobrecarga. Até pode haver um termostato no transformador para desligá-lo em caso de superaquecimento (que com certeza ocorrerá em sobrecarga), mas a proteção não será imediata como no caso da fonte chaveada, e nenhuma das fontes lineares que desmontei tinha esse tipo de termostato.

• 4 meses depois...
Postado

na minha opiniao a fonte chaveada e melhor pois tem 30 amperes dependendo do motor se for um motor de impressora da para ligar em fonte de 24 volts 1 ampere agora se for um motor de carrinho eletrico ou que consuma mais de 3 amperes e melhor ligar na fonte chaveada 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!