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O que pode ser essa tela azul?


Ohlavrac_K
Ir à solução Resolvido por Rio McCloud,

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Recentemente ocorreram 2 telas azul no computador, as duas vezes foram quando apertei para ligar o pc, deu a tela azul e desligou e em seguida quando aperto para ligar, ele liga normalmente.
Ainda não entendi o que causou isso sendo que nada ocorreu com o computador desde que comprei, unica pista que eu tenho é que poderia ser sobre inicialização rapida ou algo assim.

 

(pc: Gigabyte B450 AORUS M, Chipset B450,R 5 5600G, 2x8gb ram DDR4 Geil EVO X II RGB Sync, Edição AMD, 8GB, 3000MHz, WD Blue SN550 250GB, M.2 NVMe, Fonte Cougar VTC500 500W 80 Plus White PFC Ativo)

Captura de Tela (64).png

Captura de Tela (65).png

tela azul 28-12.txt tela azul 27-12.txt

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@Ohlavrac_K Prezado usuário, bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

Para que possamos ajudá-lo a resolver o problema com telas azuis, é necessário realizar os procedimentos a seguir.

 

PASSO 1 - Perguntas

 

  • Há quanto tempo ocorre este problema?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?
  • Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?
  • O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?
  • Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?
  • O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?
  • O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?
  • O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?
  • O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?
  • Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?
  • Algum overclock foi feito no computador?

 

PASSO 2 - Coleta de logs

 

O procedimento abaixo deve ser seguido com atenção. Se ocorrer algum erro, tente novamente. Caso tenha seguido os passos corretamente, mas mesmo assim ocorrem erros, nos avise em sua resposta, anexando uma captura de tela do erro.

 

1. Baixe o arquivo ColetorLogsBSOD-CdH.7z, disponível abaixo.

ColetorLogsBSOD-CdH.7z

 

2. Extraia o arquivo usando um software descompactador de arquivos, como 7-Zip ou WinRAR.

 

3. Aparecerá uma pasta chamada ColetorLogsBSOD-CdH. Entre nela, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo iniciar.bat e selecione "Executar como administrador". Aguarde enquanto os logs necessários são coletados. Esta etapa pode levar 10 minutos ou mais.

 

ATENÇÃO: O coletor abrirá uma janela do Prompt de Comando, não se assuste. Atente-se às mensagens exibidas por ele, pois podem conter informações importantes. Algumas etapas do coletor poderão abrir janelas e pop-ups de confirmação, é necessário clicar na opção "Aceitar" e mantê-las abertas para que não ocorram erros.

 

4. Se tudo correr bem, será criado um arquivo chamado LogsColetados.7z na Área de Trabalho. Insira-o como anexo na sua resposta.

 

5. Por último, baixe o Speecy clicando aqui. Instale-o, abra-o e efetue uma captura de tela apenas da tela inicial do aplicativo. Insira ela como anexo na sua resposta, junto com os logs.

 

Aguardamos sua resposta.

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware.

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@Rio McCloud

Há quanto tempo ocorre este problema?

- a 3 dias

Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?
-Comprei peça por peça pela terabyte, ja veio montado

Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?

-Cougar VTC500 500W 80 Plus White PFC Ativo

Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?

O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?

- Protetor de Linha Intelbras 8 Tomadas EPE 1008+

Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?

O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?

- não

O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?

- não

O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?

-que eu saiba, não

O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?

-não

Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?

-não

Algum overclock foi feito no computador?

-não

 

Captura de Tela (66).png

LogsColetados.7z

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  • Solução

@Ohlavrac_K Certo, vamos lá:

 


 

Análise

 

Uma das telas azuis possui o código de parada PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA e o arquivo mencionado é o vgk.sys, driver do anti-cheat do jogo Valorant:

 

image.png

 

No Visualizador de Eventos existem várias entradas de aviso informando erros de disco:

 

image.png

 

Existem várias entradas de aviso informando que o driver de vídeo parou de responder e se recuperou com êxito:

 

image.png

 

Existem várias entradas de erro informando corrupção no sistema de arquivos:

 

image.png

 


 

Resolução

 

Primeiro, abra uma instância do Prompt de Comando como Administrador e execute o comando abaixo. Ele perguntará se você deseja agendar a verificação para a próxima inicialização. Confirme e reinicie o computador.

 

chkdsk /b

 

Lembre-se que a verificação do CHKDSK pode demorar várias horas e não deve ser interrompida. Verifique se as telas azuis persistirão.

 

Aguardo sua resposta. :)

  • Obrigado 1
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  • Membro VIP

@Ohlavrac_K Não. Aperte a combinação de teclas Windows + R e digite msconfig. Na janela que abriu, vá na aba "Inicialização do sistema" e marque a caixa Inicialização segura. Dê OK e reinicie o Windows.

 

O Windows entrará no Modo de Segurança. Repita os passos mencionados na minha resposta anterior para agendar novamente a verificação do chkdsk. Depois de concluída, desfaça os passos mencionados aqui para o Windows iniciar normalmente.

  • Obrigado 1
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