Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

bom dia!!  

Toda vez que ligo o PC agora aparece esta mensagem e me impede de carregar o computador. Na primeira tela vejo que diz que system date e system time NOT SET. Já entrei na BIOS e atualizei mas não é esse o problema pois desligo e ligo e volta a dar a mesma mensagem. Já troquei o cabo do SSD do sata2 para o sata 1 na placa-mãe, retirei os cabos de energia e do plug do SSD para limpar e reconectar mas NADA. Na tela da BIOS SETUP UTILITY, o SSD rstá corretamente inidicado na porta SATA 1. Na tela BOOT DEVICE PRIORITY, o 1º boot boot device é o SSD. Na tela HARD DISK DRIVES, alternei o SSD com o HD para o SSD ser o 1st drive e dei F10 para salvar e sair porém também não funcionou e quando religo o HD volta a ser o 1st drive. Para o sistema carregar, toda vez tenho que entrar na BIOS e fazer todas essas alterações!!  Alguém já passou por esse problema? Aguardo alguma dica. Muito obrigado.

Postado

obrigado por retornar! eu retirei a bateria (moedinha) nesse meio tempo e deixei uns 10 minutos fora. Recoloquei, religuei o computador e NADA.

agora, marcos eduardo monteiro disse:

obrigado por retornar! eu retirei a bateria (moedinha) nesse meio tempo e deixei uns 10 minutos fora. Recoloquei, religuei o computador e NADA.

em relação ao jumper não mexi pois nunca mexi e não conheço como fazer. Como procedo?

2 minutos atrás, marcos eduardo monteiro disse:

em relação ao jumper não mexi pois nunca mexi e não conheço como fazer. Como procedo?

deveria comprar outra bateria??

Postado

@marcos eduardo monteiro Quando você desliga o PC, mas não tira ele da tomada, mantendo a fonte energizada, ele permanece com a hora e configurações salvas? pois mesmo com a bateria descarregada era pra manter as configurações e a hora usando a tensão standby da fonte, só usando mesmo a bateria quando o PC fica fora da tomada. se for esse o caso é só trocar a bateria, mas se ele perde as configurações mesmo estando com a fonte na tomada ai é defeito na placa-mãe.

O jumper tem que ver no manual da sua placa-mãe, tem placas mais novas como a minha que nem o jumper tem, nessas só tem 2 pinos, e você so põe o jumper pra fazer o reset, removendo em seguida, tudo isso com a fonte fora da tomada, mexer no jumper com o PC na tomada pode danificar a placa.

Postado
23 horas atrás, F4b10 disse:

@marcos eduardo monteiro Quando você desliga o PC, mas não tira ele da tomada, mantendo a fonte energizada, ele permanece com a hora e configurações salvas? pois mesmo com a bateria descarregada era pra manter as configurações e a hora usando a tensão standby da fonte, só usando mesmo a bateria quando o PC fica fora da tomada. se for esse o caso é só trocar a bateria, mas se ele perde as configurações mesmo estando com a fonte na tomada ai é defeito na placa-mãe.

O jumper tem que ver no manual da sua placa-mãe, tem placas mais novas como a minha que nem o jumper tem, nessas só tem 2 pinos, e você so põe o jumper pra fazer o reset, removendo em seguida, tudo isso com a fonte fora da tomada, mexer no jumper com o PC na tomada pode danificar a placa.

a hora e dia ficam registradas quando eu desligo e o pc fica na tomada, mas a mensagem de boot device aparece!!

23 horas atrás, F4b10 disse:

Postado

@marcos eduardo monteiro A mensagem "time and date not set" é típica de bateria da placa-mãe descarregada, mas a mensagem "reboot and select a boot device" já indica que o sistema não encontrou um HD pra dar boot, nesse caso teria que checar os cabos SATA, cabos de força SATA e ver se não tem nada frouxo, mas também pode ser sintoma de um HD morrendo.

Postado
18 horas atrás, F4b10 disse:

@marcos eduardo monteiro A mensagem "time and date not set" é típica de bateria da placa-mãe descarregada, mas a mensagem "reboot and select a boot device" já indica que o sistema não encontrou um HD pra dar boot, nesse caso teria que checar os cabos SATA, cabos de força SATA e ver se não tem nada frouxo, mas também pode ser sintoma de um HD morrendo.

@F4b10   Vou trocar a bateria e desconectar o HD da placa-mãe pois o sistema operacional está no SSD. Muito obrigado pela dica!!

Postado
Em 05/01/2022 às 07:26, marcos eduardo monteiro disse:

@F4b10   Vou trocar a bateria e desconectar o HD da placa-mãe pois o sistema operacional está no SSD. Muito obrigado pela dica!!

F4b10, gostaria de te agradecer pelas orientações!!  O problema estava realmente na bateria. E isso tem lógica pois as alteraçõ0es que eu fazia todas as vezes na BIOS não se sustentavam quando eu religava o PC. Bastou colocar a bateria nova para as alteração na entrada SATA1 E NO 1ST Boot device e na janela "main" não se alterarem mais.  Parabéns ao Clube do Hardware por proporcionar conhecimento e interação entre os seus participantes!!  Sou muito grato pela ajuda de vcs principalmente ao amigo F4b10!!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!