Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pretendo fazer um upgrade no meu sistema, indo de intel para amd e com isso vou mudar a fonte mas tenho pouco dinheiro para isso e por isso preciso de recomendações de fonte para a nova configuração. meu limite para a fonte é de 300 reais.

aviso importante: preciso que a fonte seja micro atx ou que não seja maior que minha fonte atual(150x86x140mm)

futura configuração: 

Ryzen 5 3600

2x8gb ram DDR4 3400

GTX 750 2gb(sim bem fraca mas vai ficar por enquanto)

1 SSD de 120gb padrão

1 HD seagate 500gb

Configuração atual:

H110M-H DDR3

intel celeron g3930

12gb de ram DDR3 1600

GTX 750 2gb

1 SSD de 120gb padrão

1 HD seagate 500gb

kcas aerocool 400w 80 plus 150x86x140mm

Estou pensando em comprar essa fonte mas ainda to na duvida: https://www.terabyteshop.com.br/produto/11674/fonte-aerocool-kcas-600w-80-plus-bronze-pfc-ativo 

Postado
3 horas atrás, mineirimbb disse:

450W é o mínimo pra essa placa. Pegue uma mais forte que o mínimo recomendado.

Esta potência está consideravelmente distante de ser o mínimo para esta placa gráfica. Pegar uma fonte de alimentação ainda mais potente seria incoerente.

4 horas atrás, mineirimbb disse:

Até essa que você colocou.

Não seria uma boa escolha, tendo em vista que o modelo em questão é péssimo.

5 horas atrás, JoaoRamos disse:

Preciso de recomendações de fonte para a nova configuração. Meu limite para a fonte é de R$300,00.

Caso possa estender o seu orçamento, a PYLON 450W seria a sua melhor opção. Se não for possível, a NIDUS 500W seria a escolha mais coerente, como sugerido pelos demais membros.

Postado
6 horas atrás, Phynsx disse:

Esta potência está consideravelmente distante de ser o mínimo para esta placa gráfica. Pegar uma fonte de alimentação ainda mais potente seria incoerente.

A recomendação mínima esta no site do fabricante. Incoerente então é o fabricante. 

Fonte e gabinete são as únicas peça do computador que são atemporais. Se você tiver uma boa fonte ela te acompanha por gerações de processadores, e nunca é demais. Se você coloca hoje uma de 600w mesmo sem precisar dela, possivelmente no próximo upgrade você a usará. Pensar apenas em curto prazo pra resolver o problema também é uma forma de jogar dinheiro fora. 

• Curtir 1
Postado

A recomendação mínima esta no site do fabricante. Incoerente então é o fabricante.

Precisamente. Recomendações do fabricante são estimativas superdimensionadas. Fazem isso para evitar que usuários combinem os seus produtos com outros componentes de consumo elevado em uma fonte de alimentação menos potente, algo que poderia levar a mau funcionamento dos componentes e até mesmo servir de base legal para a abertura de um processo judicial.

Sugiro que leia o tópico na minha assinatura.

Pegar essa recomendação superdimensionada como base e sugerir um modelo ainda mais potente é incoerente.

Fonte e gabinete são as únicas peça do computador que são atemporais.

Fontes de alimentação não são atemporais. A interface térmica resseca, os capacitores envelhecem, o mecanismo do fan desgasta, switchers falham e muitos outros pontos são afetados. Assim, diversas características são afetadas. Por exemplo: degradação de line regulation (degradação do error amplifier do switching controller ou das voltage references), load regulation (perda de potência, aumento da equivalent series resistance), ripple (degradação dos filtering capacitors), perda de eficiência e potência.

Se você tiver uma boa fonte ela te acompanha por gerações de processadores.

Exatamente, no entanto, devo destacar um ponto levantado. Você citou "boa fonte". Uma boa fonte de alimentação realmente pode ser utilizada por um longo período em diversos sistemas diferentes. Fontes de categoria de alto desempenho são bastante confiáveis para utilização contínua, mesmo em sistema de alta exigência. Entretanto, temos um problema neste caso:

15 horas atrás, JoaoRamos disse:

Meu limite para a fonte é de R$300,00.

Com este orçamento ele pegará modelos potentes de séries como KCAS, CV, RGPS, NIDUS, VS e outros modelos de categoria de entrada. São modelos com componentes com dimensionamento inferior, feitos para serem funcionais com baixo custo. Apenas como exemplo, a KCAS 600W tem um hold-up capacitor de 270µF (420V). Estes capacitores com alta tensão rotulada e baixa capacitância apresentam equivalent series resistance elevada. Com o tempo, este capacitor apresentará degradação mais veloz: maior resistência, maior aquecimento, degradação mais rápida. Afinal, desde o princípio, este capacitor estava subdimensionado para o circuito, então não espere durabilidade deste.

Este problema é repetido em todas estas unidades, que também contam com switchers baratos, capacitores com vida útil reduzida (muitas vezes de modelos que priorizam menor equivalent series resistance sobre durabilidade para reduzir o ripple, porque o switching converter do primário conta com uma topologia que causa muito voltage ripple).

Sugiro que leia este meu outro tópico sobre o tema.

Pensar apenas em curto prazo pra resolver o problema também é uma forma de jogar dinheiro fora. 

Com toda a certeza, mas colocar as duas pernas à frente ao mesmo tempo levará você ao tombo. É necessário saber priorizar: se o dono da publicação não puder estender o orçamento para pegar um modelo mais potente para utilização à longo prazo, ele pode pegar um modelo de boa qualidade, menos potente e adequado ao sistema que ele possui e posteriormente substituí-lo por um modelo adequado ao sistema de alto desempenho.

Entramos na era das placas gráficas com transientes absurdos, as fontes de alimentação de baixo custo precisarão de um bom desenvolvimento para sobreviverem ao futuro.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!