Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
afirmativo

Boa tarde amigos do Fórum!

Sou novo por aqui e também na linguagem C, estou no primeiro semestre de Eng. de Software, no passado em 1996 eu fiz programação em clipper, mas nunca trabalhei na area e hj voltando a programar em C estou com um desafio e gostaria que os amigos do fórum me dessem um norte.

Quero fazer o seguinte programa:

Calculo de perfil para moldura

Entrada de dados

Largura moldura:

Comprimento moldura:

Quantidade de travas :

Tamanho do perfil a ser utilizado:

Quantidade de molduras:

Logo após a entrada de dados eu gostaria que o mesmo me desse o calculo de quantos perfis eu irei usar, sendo que também terá que me dar quantos ''tocos" de perfil que sobrou ou seja: Vamos dizer que " arestas a,arestas b, arestas c, arestas d" sejam os lados da moldura e "arestas reforço" sejam as travas de reforço destas molduras( que pode ser mais que 1), sendo assim não tenho como calcular a metragem linear da moldura para calcular a metragem linear de perfil ( tem que ser calculado em barras), pois não tenho como emendar perfil para fazer uma lateral de uma moldura ou seja a+b+c+d+reforço tem que ser menor ou igual a perfil ou combinação entre eles sejam menor e igual a perfil. Eu ainda teria a variável "sobra" que seria o quanto sobraria do perfil de uma possível combinação das arestas.

No clipper eu criaria um banco de dados com todas estas arestas que seria alimentado com os valores Largura moldura: Comprimento moldura: Quantidade de travas : vezes Quantidade de molduras: e depois criaria uma rotina para zerar o banco de dados sempre usando o seguinte critério aresta a+aresta b+aresta c+aresta d+aresta reforço <= perfil. Porém agora vem uma de minhas dúvidas como faço quando nem todas as arestas couberem no mesmo pefil como faço o critério de comparação para que ele faça uma combinação entre as arestas para melhor aproveitamento?

Outra dúvida que tenho é se devo criar um Vector com Struct usando aresta a, aresta b, aresta c, aresta d, aresta reforço(sendo que pode ser mais que 1).

Como podem ver é mais complexo que dar a média de notas ou maior ou menor idade, ele tem que comparar o tamanho das arestas e calcular o melhora aproveitamento e no final a quantidade de perfil a ser usado na moldura.

Alguma dicas dos amigos(as)?

Obrigado!!!

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Confuso 1
Postado

@Fabiano da Rosa Muller    você pode criar apenas um typedef struct com todas essas variáveis e um vetor para ele ,  e as comparações são feitas com o comando IF , você vai somando as arestas e comparando com o tamanho do perfil , até que sejam igual ou menor .  e se você já tiver feito um código sobre esse exercício , poste ele aqui para vermos como está e em que podemos ajudar  .

• Curtir 1
Postado

@Fabiano da Rosa Muller 

1 hora atrás, Fabiano da Rosa Muller disse:

Entrada de dados

Largura moldura:

Comprimento moldura:

Quantidade de travas :

Quantidade de molduras:

Sem um contexto fica meio difícil entender os parâmetros de uma moldura, eu (eu) nunca mexi com isso.

Vamos dizer que " arestas a,arestas b, arestas c, arestas d" sejam os lados da moldura e "arestas reforço" sejam as travas de reforço destas molduras( que pode ser mais que 1)

aresta a = aresta c e aresta b = aresta d, considerando um retângulo. Se a entrada é a largura e o comprimento da moldura, então são apenas 2 variáveis.

Como você disse, uma das entradas é a quantidade de travas, então elas têm um tamanho fixo eu imagino, você só não disse qual é.

aresta a+aresta b+aresta c+aresta d+aresta reforço <= perfil

E como esse reforço é posicionado? Como é esse reforço afinal? E de que se trata esse perfil exatamente? 🤪

Eu ainda teria a variável "sobra" que seria o quanto sobraria do perfil de uma possível combinação das arestas

E como vai ser definida essa sobra? Uma das entradas é o tamanho do perfil a ser utilizado, então eu imagino que esse tal perfil seja uma peça retilínea ou algo assim.

como faço quando nem todas as arestas couberem no mesmo pefil

Isto é, se o perímetro > perfil? Se for um programa interativo, informe o usuário e peça os dados novamente. Mostre os cálculos para que ele veja onde errou.

Ou então use outro perfil para um eventual restante, não sei exatamente como você quer que funcione.

como faço o critério de comparação para que ele faça uma combinação entre as arestas para melhor aproveitamento?

Qual o critério que determina o melhor aproveitamento? O que se deseja obter?

Outra dúvida que tenho é se devo criar um Vector com Struct usando aresta a, aresta b, aresta c, aresta d, aresta reforço(sendo que pode ser mais que 1)

Você pode criar. Poderia ser algo assim:

typedef struct
{
    double larg;   // Largura moldura
    double comp;   // Comprimento moldura
    int trava;     // Quantidade de travas
    double perfil; // Tamanho do perfil
    int mold;      // Quantidade de molduras
}   MOLDURA;

Defina o tamanho para a trava. Você criaria um vetor dessa estrutura caso tivesse mais de um conjunto de parâmetros.

Como podem ver é mais complexo que dar a média de notas ou maior ou menor idade

C não é só isso 🤪

• Obrigado 1
Postado

Olá!

Entendi haver um tamanho de perfil [por exemplo: uma ripa de madeira de 100 cm] e um "pedido", sendo QTD de "ripas" para o trabalho de N. molduras e o que sobra de perfil depois do trabalho. Certo?

2 horas atrás, Fabiano da Rosa Muller disse:

Largura moldura:

Comprimento moldura:

Quantidade de travas :

Quantidade de molduras:

• Curtir 2
Postado

Talvez possa definir melhor o que são arestas de reforço e travas.

Escreva em torno dos dados. 

Hoje em dia os computadores são tão rápidos nisso que pode testar todas as combinações possíveis. É bem simples.

Outra opção é usar combinatória e testar permutações aleatórias por um certo tempo, tipo 1 minuto ou uma hora e ver o que conseguiu de melhor.

2 horas atrás, Lucca Rodrigues disse:

E como vai ser definida essa sobra? Uma das entradas é o tamanho do perfil a ser utilizado, então eu imagino que esse tal perfil seja uma peça retilínea ou algo assim

Os perfis tem tamanho fixo, como 2000mm ou 3000mm, no popular dois ou 3 metros. Como vão ser cortados em diversos tamanhos é um problema clássico de análise combinatória. Quase certamente vão sobrar partes de vários dos perfis. Nem sempre o cliente aparece com uma moldura de 500x500mmm :)

• Curtir 2
Postado
Em 03/01/2022 às 12:39, Fabiano da Rosa Muller disse:

Como podem ver é mais complexo que dar a média de notas ou maior ou menor idade, ele tem que comparar o tamanho das arestas e calcular o melhora aproveitamento e no final a quantidade de perfil a ser usado na moldura.

Alguma dicas dos amigos(as)?

Devo não ter entendido completamente porque quando considero a entrada o programa provavelmente seria menos complexo, próximo duma expressão numérica.

Entrada de dados

Largura moldura:

Comprimento moldura:

Quantidade de travas :

Quantidade de molduras:

Forneça essas informações e determine quantos perfis [n. de perfil] será necessário e sobras. Sem pensar muito: O maior lado [aresta] é necessariamente menor que o perfil.

pois não tenho como emendar perfil para fazer uma lateral de uma moldura ou seja a+b+c+d+reforço tem que ser menor ou igual a perfil ou combinação entre eles sejam menor e igual a perfil.

Pensei o mesmo, deu entender que uma moldura muito maior que  perfil parece impossível.

[:)

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!