Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Oscilador no Proteus não gera onda


Ir à solução Resolvido por aphawk,

Posts recomendados

Estava trabalhando em um projeto no Proteus 8.13 depois de anos sem mexer em nada de eletrônica, estou desenvolvendo um oscilador hartley para um projeto, C1 será um capacitor variável (provavelmente um trimmer), calculei o LC através deste site, a formula em si estava dando valores baixos (queria algo em torno de 500Khz ~ 1200 Khz (Frequências AM que o carro do meu pai pega, a rádio AM aqui só pega a noite e praticamente nenhum rádio pega de maneira aceitável, a maioria é só chiadeira). 

 

image.png.ccb13441f5c94bfe6868c8e626c9c943.png

 

Quando alimentado com 5 ou 12 volts n/ao obtenho nenhuma onda, porém dando uma pesquisada vi que o Proteus precisa de um "empurrão" para gerar uma onda, eles disseram que na vida real esse empurrão vem de um ruído não sei de onde (para mim não faz sentido já que o propósito do circuito é criar uma oscilação), testando a teoria alimentei com AC ao invés de DC e uma onda foi gerada, porém creio que seja proveniente do sinal AC, então, como posso simular corretamente um oscilador ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Samuel Ives disse:

Proteus precisa de um "empurrão" para gerar uma onda, eles disseram que na vida real esse empurrão vem de um ruído não sei de onde

Realmente, o proteja precisa de um empurrão. 

Na vida real o que dispara o oscilador são as condições iniciais dos capacitores. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk image.png.01538c9acd977dda12298bfb7fab74db.png

image.thumb.png.057c3564a8f5cc1531021aa750dccf57.png

 

Adicionei o capacitor de 1000uf, mas ainda sim nada, estou alimentando com 12v, https://electronics.stackexchange.com/questions/207049/sine-wave-generator-not-working aqui diz a mesma coisa sobre o pulso, se eu adiciono um single pulse ele começa oscilar mas para, ou eu estou fazendo algo muito errado, ou estou esquecendo de configurar algo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Samuel Ives ,

 

Tem mais erro ... R1 deve ser 4k7 e não 47k !

 

 

5 horas atrás, Samuel Ives disse:

Adicionei o capacitor de 1000uf, mas ainda sim nada, estou alimentando com 12v, https://electronics.stackexchange.com/questions/207049/sine-wave-generator-not-working aqui diz a mesma coisa sobre o pulso, se eu adiciono um single pulse ele começa oscilar mas para, ou eu estou fazendo algo muito errado, ou estou esquecendo de configurar algo

 

Cuidado com afirmações em circuitos diferentes ... seu circuito é um oscilador Hartley, e esse do link é um oscilador por rotação de fase .... princípios de funcionamento são muito diferentes !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Realmente era o problema, mas creio que não era o problema inicial:

 

image.png.f86a2785136bc069e792f707dfa8c9d0.png

 

Era o circuito LC, nesses valor nenhuma onda é gerada mas se aumento a capacitância para 1 micro farad ondas são geradas, e tenho que estudar melhor o sentido dos circuitos, nunca entendi resistores indo para o negativo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Samuel Ives ,

 

Você não pode escolher valores aleatórios, e esperar que funcione sempre.

E essa fórmula não vai funcionar para o Hartley, pois existe uma derivação no indutor indo ao GND, a equação é muito mais complicada com certeza.

 

Os valores de L e de C implicam em REATÃNCIA, que também é uma carga no circuito, e necessária para que ocorram as oscilações.

 

Para ser sincero com você, nunca vi um oscilador Hartley que funcionasse abaixo de 50 MHz . Também nunca tentei, o que eu cansei de montar eram os na faixa de rádio FM, em torno de 100 MHz.

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, aphawk disse:

Para ser sincero com você, nunca vi um oscilador Hartley que funcionasse abaixo de 50 MHz

Eu já fiz na faixa de áudio. 

Os indutores na verdade eram um trafo de fonte 9+9V /110V ligado invertido. 

Na saída eu colocava um piezo elétrico e ele apitava bem alto devido a tensão alta. 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, aphawk disse:

@Samuel Ives ,

 

Você não pode escolher valores aleatórios, e esperar que funcione sempre.

E essa fórmula não vai funcionar para o Hartley, pois existe uma derivação no indutor indo ao GND, a equação é muito mais complicada com certeza.

 

Os valores de L e de C implicam em REATÃNCIA, que também é uma carga no circuito, e necessária para que ocorram as oscilações.

 

Para ser sincero com você, nunca vi um oscilador Hartley que funcionasse abaixo de 50 MHz . Também nunca tentei, o que eu cansei de montar eram os na faixa de rádio FM, em torno de 100 MHz.

 

Paulo

 

 

Então qual seria o oscilador ideal para um rádio AM? Eu me baseei por aqui, vi que o mais próximo dos Khz é o hartley,  meu amigo engenheiro disse que a lógica ta certa, mas que eu deveria buscar valores próximos aos comerciais, ele ia olhar essas bobinas para mim, eu pensava que era só dividir por 2, vou usar um capacitor de 60 a 120 pico farad

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Samuel Ives ,

 

Este circuito é um clássico :

 

https://www.circuitstoday.com/am-transmitter-circuit


Você também pode fazer um oscilador a cristal de 1 MHz, amplificar ele com transistor e um tanque sintonizado, e variar a alimentação desse transistor com uma saída de áudio amplificado, e o resultado será uma modulação AM.

 

A grande maioria dos rádios de PX fazem a transmissão em AM exatamente dessa maneira.

 

Paulo

 

P.S. : Não confio em engenheiro formado  a partir do ano 2.000 …. 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, aphawk disse:

@Samuel Ives ,

 

Este circuito é um clássico :

 

https://www.circuitstoday.com/am-transmitter-circuit


Você também pode fazer um oscilador a cristal de 1 MHz, amplificar ele com transistor e um tanque sintonizado, e variar a alimentação desse transistor com uma saída de áudio amplificado, e o resultado será uma modulação AM.

 

A grande maioria dos rádios de PX fazem a transmissão em AM exatamente dessa maneira.

 

Paulo

 

P.S. : Não confio em engenheiro formado  a partir do ano 2.000 …. 

 

Não confio em nenhum engenheiro, médico ou dentista com cabelo na cabeça, ele fez eng elétrica pensando que ia ver eletrônica, ele é muito bom de cálculo, hoje ele trabalha majoritariamente com projetos de energia solar, eu pensei em fazer de 1Mhz mas ai lembrei que você me disse que não deveria fazer pois podia gerar muitas harmônicas e atrapalhar os outros, eu queria usar um faixa que desse pra testar no carro (que me surpreendi por o rádio pegar AM já que é um onix de 2020), ele opera de 600 a 1300 khz se não me falha a memória, mas a depender construo um receptor simples tipo o galena

agora, Samuel Ives disse:

 

Não confio em nenhum engenheiro, médico ou dentista com cabelo na cabeça, ele fez eng elétrica pensando que ia ver eletrônica, ele é muito bom de cálculo, hoje ele trabalha majoritariamente com projetos de energia solar, eu pensei em fazer de 1Mhz mas ai lembrei que você me disse que não deveria fazer pois podia gerar muitas harmônicas e atrapalhar os outros, eu queria usar um faixa que desse pra testar no carro (que me surpreendi por o rádio pegar AM já que é um onix de 2020), ele opera de 600 a 1300 khz se não me falha a memória, mas a depender construo um receptor simples tipo o galena

 

PS: Vou fazer uma loucura e tentar por um receptor bluetoth pra enviar o áudio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Samuel Ives disse:

hoje ele trabalha majoritariamente com projetos de energia solar, eu pensei em fazer de 1Mhz mas ai lembrei que você me disse que não deveria fazer pois podia gerar muitas harmônicas

 

Existe um circuito que é muito utilizado em energia solar, que é o MPPT, e nele usamos um conversor de energia com oscilador, a frequência varia entre 60 e 300 Khz. É a maneira mais eficiente de se converter a energia que sai das células solares para a energia que é necessária para carregar as baterias e também para os inversores de tensão para gerar os 110 OU 220v AC.

 

Agora, uma coisa eu te falo com 100% de certeza : basta um conhecimento de nível técnico básico e voce pode calcular facilmente todo um projeto de energia solar, da geração à distribuição  ...... tem muita gente ganhando dinheiro com isso hoje em dia.

 

Paulo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, aphawk disse:

 

Existe um circuito que é muito utilizado em energia solar, que é o MPPT, e nele usamos um conversor de energia com oscilador, a frequência varia entre 60 e 300 Khz. É a maneira mais eficiente de se converter a energia que sai das células solares para a energia que é necessária para carregar as baterias e também para os inversores de tensão para gerar os 110 OU 220v AC.

 

Agora, uma coisa eu te falo com 100% de certeza : basta um conhecimento de nível técnico básico e voce pode calcular facilmente todo um projeto de energia solar, da geração à distribuição  ...... tem muita gente ganhando dinheiro com isso hoje em dia.

 

Paulo

 

 

Ele compra os inversores (e são caros), ele leva em consideração até o telhado da casa, mas disse que os técnicos daqui não fazem nada disso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Samuel Ives disse:

Ele compra os inversores (e são caros), ele leva em consideração até o telhado da casa, mas disse que os técnicos daqui não fazem nada disso

 

O telhado tem de ser levado em conta, pois existem diversos tamanhos de células, e claro que o ideal é você pegar o tamanho de todas as águas do telhado, saber se a orientação delas dá para ser usada de maneira eficiente pelo percurso solar e usar estruturas elevatórias caqso não dê, e assim otimizar a quantidade necessária delas, em função das áreas, dimensões e orientação dessas águas.

 

Claro que antes disso ele tem de calcular qual a produção necessária para atender os requisitos de consumo do cliente, e também se o cliente tem interesse em um banco de energia para armazenar a produção excedente, assim ele se livra das taxas mínimas a serem pagas todo mes para a concessionária. Poucos aceitam o banco de bateria pois o custo é caro, mas ele permite trabalhar com bem menos painéis solares, pois em teoria voce não precisa gerar um monte a mais durante o dia para compensar o consumo durante a noite, voce usa a bateria para isso.

 

O inversor é caro, mas não é nada caro se comparado com o total de painéis necessários, ferragens e cabos de conexão ....

 

Enfim, é um assunto legal, de fácil assimilação, não é necessário um CREA para isso. 

 

Aliás, já disse aqui várias vezes : Não sei para quê sofrí 5 anos acordando cedo prá caramba, pegando ônibus para outra cidade, estudando período INTEGRAL, e voltando para casa chegando 9 da noite, para me formar em Engenharia Elétrica Ênfase Eletrônica ( sim, é isso que está escrito no meu diploma e no meu CREA ) ....... em tudo que trabalhei em minha vida, eu usei o conhecimento que eu aprendi em livros comprados fora da faculdade, e em minhas próprias experiências e montagens em minha casa. A faculdade só me deu conhecimento físico e matemático, para cálculos que se eu tive de fazer duas vezes na minha vida eu estou mentindo..... mas me deu um diploma, sem o qual ninguém nem me chamaria para um teste .....

 

Se fosse novo hoje em dia, eu seria autodidata e com a Internet, em um ano aprenderia muito mais que 95% desses engenheiros que se formam agora.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, aphawk disse:

 

O telhado tem de ser levado em conta, pois existem diversos tamanhos de células, e claro que o ideal é você pegar o tamanho de todas as águas do telhado, saber se a orientação delas dá para ser usada de maneira eficiente pelo percurso solar e usar estruturas elevatórias caqso não dê, e assim otimizar a quantidade necessária delas, em função das áreas, dimensões e orientação dessas águas.

 

Claro que antes disso ele tem de calcular qual a produção necessária para atender os requisitos de consumo do cliente, e também se o cliente tem interesse em um banco de energia para armazenar a produção excedente, assim ele se livra das taxas mínimas a serem pagas todo mes para a concessionária. Poucos aceitam o banco de bateria pois o custo é caro, mas ele permite trabalhar com bem menos painéis solares, pois em teoria voce não precisa gerar um monte a mais durante o dia para compensar o consumo durante a noite, voce usa a bateria para isso.

 

O inversor é caro, mas não é nada caro se comparado com o total de painéis necessários, ferragens e cabos de conexão ....

 

Enfim, é um assunto legal, de fácil assimilação, não é necessário um CREA para isso. 

 

Aliás, já disse aqui várias vezes : Não sei para quê sofrí 5 anos acordando cedo prá caramba, pegando ônibus para outra cidade, estudando período INTEGRAL, e voltando para casa chegando 9 da noite, para me formar em Engenharia Elétrica Ênfase Eletrônica ( sim, é isso que está escrito no meu diploma e no meu CREA ) ....... em tudo que trabalhei em minha vida, eu usei o conhecimento que eu aprendi em livros comprados fora da faculdade, e em minhas próprias experiências e montagens em minha casa. A faculdade só me deu conhecimento físico e matemático, para cálculos que se eu tive de fazer duas vezes na minha vida eu estou mentindo..... mas me deu um diploma, sem o qual ninguém nem me chamaria para um teste .....

 

Se fosse novo hoje em dia, eu seria autodidata e com a Internet, em um ano aprenderia muito mais que 95% desses engenheiros que se formam agora.

 

Paulo

 

Inicialmente pedi pra ele fazer um projeto para quando ter um apagão eu ainda tenha energia, mas ele disse que não compensa por que o custo de um offgrid é quase o de uma casa (fora que disse que as baterias são caras e não duram muito), ele faz o projeto baseado no histórico de consumo da conta de energia, sobre ser autodidata, creio que algumas profissões não precisam de faculdade, eu já sabia programar bem antes de entrar na facul, tudo que aprendi foi a passar raiva com professor sem competência que não sabia o assunto, na matéria de IA tive que fazer um neurônio artificial com excel... Me neguei a satizfazer o ego dele e passei na prova de recuperação, hoje graças a Deus trabalho para um empresa maravilhosa de outro estado 100% home office e nem perguntaram de faculdade, apenas querem saber se eu sei fazer o que tem que ser feito, os melhores programadores são autoditadas, faculdade não ensina o básico para ser um bom programador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!