Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade - quero manter apenas a placa de vídeo


Posts recomendados

Bom dia a todos!

Pessoal, eu estou pensando em fazer um upgrade na minha máquina, e resolvi pedir ajuda de quem entende!
 

Atualmente uso o PC para tratamento de fotos e também para jogar (Tibia - Sim, gráficos 2d, mas acreditem ou não, exige bastante do PC e a minha configuração atual, apesar de rodar alguns jogos com gráficos muito mais elaborados, apresenta alguns engasgos no Tibia).

Sou meio leigo em muitas especificações, mas eu mesmo montei meu PC em 2017 e sinto que preciso mudar algumas peças para melhorar o desempenho.

 

Minha configuração atual é:

GA-78LMT-USB3

AMD FX 6300

RX 460 Strix 4gb

2x HyperX Fury 4gb 1600Mhz

 

Como estou pensando em mudar o processador para um Ryzen 5, sei que vou precisar mudar também a placa-mãe e as memórias, pois são incompatíveis com este processador.

Então, a única peça acima que ficaria, seria a placa de vídeo.

Minha intenção, é montar um setup bom para esta placa de vídeo, mas que não seja muito caro. (Tenho até uns R$ 2.2k)

Meu objetivo é ter mais velocidade de processamento.

 

Pensei nas seguintes peças:

Ryzen 5 3600

B450M Aorus Elite ou B450M-Steel Legend

8gb de Ram com frequência de 2600+

 

Peguntas:

  1.  Levando em consideração que eu sou leigo, as peças acima são boa opção?
  2. Qual das duas placas mãe são melhores a curto-médio prazo, no sentido de ser mais versátil para futuros upgrades
  3. A frequência das RAMs está boa para essa configuração/objetivo?
  4. O que posso melhorar ou o que trocariam na configuração acima para um melhor desempenho?
  5. Se você tivesse um orçamento de R$2.2k, quais peças compraria para você?
     

(não me deem especificações técnicas demais porque não vou entender rsrs)

 

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Castilhos Fala mano beleza, eu montaria esse setup

Processador i5 10400f + placa-mãe MSI B560M - 1689,00

https://www.terabyteshop.com.br/produto/20038/upgrade1105

RAM 2X8GB XPG 3200mhz - 460,00

https://www.terabyteshop.com.br/produto/17935/memoria-DDR4-xpg-gammix-d10-8gb-3200mhz-cl16-black-ax4u32008g16a-sb10

Total: 2149,00

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, leonardobr_ disse:

@Diego Castilhos Fala mano beleza, eu montaria esse setup

Processador i5 10400f + placa-mãe MSI B560M - 1689,00

https://www.terabyteshop.com.br/produto/20038/upgrade1105

RAM 2X8GB XPG 3200mhz - 460,00

https://www.terabyteshop.com.br/produto/17935/memoria-DDR4-xpg-gammix-d10-8gb-3200mhz-cl16-black-ax4u32008g16a-sb10

Total: 2149,00

 

Fala, Leonardo!
Obrigado pela resposta

 

Mas mudando para a Intel, eu teria que trocar também a minha placa de vídeo, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse Entendi! Obrigado pela resposta!

Então agora eu praticamente voltei à estaca 0 rsrs

 

Passei um bom tempo pesquisando essa configuração que postei, agora, com esse leque que o @leonardobr_ me abriu, eu vou recomeçar as pesquisas rsrs

 

Se não for incômodo, poderiam me dizer porque essa configuração da intel é superior à que mencionei?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Diego Castilhos disse:

Pensei nas seguintes peças:

Ryzen 5 3600

B450M Aorus Elite ou B450M-Steel Legend

8gb de Ram com frequência de 2600+

Eu esperaria o preço normalizar do 5600X que subiu um bocado essas duas semanas e pegaria:

Ryzen 5 5600X

placa-mãe Gigabyte A520M DS3H, AMD AM4, Micro ATX, DDR4 - R$ 559,90

Memória DDR4 Geil Orion, 8GB 3600MHz, Black, GAOG48GB3600C18BSC - R$ 259,00

 

O 3600 também está em escassez. Ele é melhor que o 10400F, mas para valer a pena teria que estar custando uns 1200 a 1300 no máximo. O 5600, em promoção, estava abaixo de 1500, então eu priorizaria ele. O 5600G também é uma boa, pois tem desempenho entre os dois e estava custando menos de 1600 semana passada, mas não vale mais a pena que o 5600X então esse é prioridade. 

 

Se optar por pegar Intel, pegue uma MB mais simples, marcas Gigabyte, MSI e ASUS, sem compatibilidade com 11ª geração mesmo (que é porcaria) e com quatro slots de memória, o resto é resto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, leonardobr_ disse:

@Diego Castilhos Não mano, placa de vídeo é "universal" kkkkk se tiver a entrada pcie (que é a da placa de vídeo) na placa-mãe ela é compatível, uma questão aí que você não mencionou é a sua fonte, qual modelo que é?

 

@leonardobr_ é uma XFX XT 600w

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Castilhos É superior tanto em desempenho, quanto em preço, atualmente os Ryzen estão muito caros, onde os que valem a pena são somente os que possuem vídeo integrado (justamente porque placa de vídeo esta cara), com certeza eu iria de intel nos dias de hoje.

1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

Ele é melhor que o 10400F

É, depende em qual aplicação, em jogos o 10400f é superior.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Diego Castilhos disse:

Se não for incômodo, poderiam me dizer porque essa configuração da intel é superior à que mencionei?

Não é, só é mais barata no processador, pois MB decente da Intel custa mais caro. O desempenho você confere aqui: https://www.cpubenchmark.net/compare/Intel-i5-10400F-vs-AMD-Ryzen-5-3600-vs-AMD-Ryzen-5-5600G-vs-AMD-Ryzen-5-5600X/3767vs3481vs4325vs3859

1 minuto atrás, Diego Castilhos disse:

@leonardobr_ é uma XFX XT 600w

Boa fonte, não é a melhor, mas é boa.

1 minuto atrás, leonardobr_ disse:

É, depende em qual aplicação, em jogos o 10400f é superior.

Se a pessoa deixar só o jogo aberto e absolutamente mais nada rodando em segundo plano, o que só ocorre em testes, sim. Caso contrário o 3600 ganha com streaming e qualquer outra coisa rodando simultaneamente, até um google chrome.

Mas com refresh da linha 5000 ainda saindo para AM4, ainda sou mais AMD.

Pra variar a AMD tem futuro de upgrade, a Intel não, grande novidade...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, leonardobr_ disse:

@Diego Castilhos É superior tanto em desempenho, quanto em preço, atualmente os Ryzen estão muito caros, onde os que valem a pena são somente os que possuem vídeo integrado (justamente porque placa de vídeo esta cara), com certeza eu iria de intel nos dias de hoje.

Subiram de preço recentemente, vão cair novamente. Se tem pressa de comprar, compre Intel, realmente os preços de AMD não estão bons a menos que se compre no ali. Se puder esperar um pouco e monitorar o mercado, eventualmente aparece uma promo decente.

agora, leonardobr_ disse:

Concordo, mas pelo valor que o i5 está ele acaba sendo a melhor opção atual.

Hoje, sim, dois dias atrás o 5600G estava abaixo de 1600 reais, estava mais barato que o X, e o X semana passada estava mais barato ainda. Tem que ver o dia que for comprar, ou monitorar mercado. Está mais volátil que nunca. Provavelmente fornecimento reduzido para variar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods @leonardobr_

Vocês estão me ajudando muito!

 

Eu não tenho pressa para comprar as peças, não tenho preferência entre Intel e AMD. meu objetivo é ter o melhor setup dentro do meu orçamento.

Pelo que entendi das suas respostas, o Ryzen 5600X seria a melhor opção (quando o preço normalizar - que seria na faixa dos 1600?)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, leonardobr_ disse:

@gui2k21_ Não vira comprar no Ali, além de correr risco de ser taxado não tem garantia, valores estão bem próximos também.

Eu já importei mais de 1000 processadores ( está para vir um 1600,200ge,3600 e 4 i5 10400f ) e não fui taxado em nenhum desses milhares que já comprei e nenhum deles deu defeito inclusive nesse meu atual 3600 que tenho há anos, não recomendo placas de vídeo.

Processadores em sí tem muita vida útil eu acredito que mais de 20 anos.

Pega 7% do Ebanx e o processador sai por faixa de R$650~680 reais e caso ele for pegar parcelado no Brasil o valor já sobe para fu-cki-ng R$1360 na pichau, comprando no ali faz economizar quase 700 reais já que lá não tem juros.

Agora se ele vai pegar a vista é melhor pegar no Brasil mesmo já que se comprar um cooler sairá quase o mesmo valor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Diego Castilhos disse:

Pelo que entendi das suas respostas, o Ryzen 5600X seria a melhor opção (quando o preço normalizar - que seria na faixa dos 1600?)

Ou abaixo disso. Observe que mesmo se sua prioridade fosse somente jogar, eu ainda recomendaria o 5600X. A maioria dos jogos testados hoje são otimizados para dual, no máximo quad cores. Jogos das próximas gerações tenderão a serem otimizados para mais cores e com isso o 5600X será mais "future proof". 

Em promoção ele esteve custando menos de 1500 reais. Observe o mercado, fique de olho nas promos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, leonardobr_ disse:

@gui2k21_ No caso dos Ryzen talvez valha a pena, mas o i5 é muito mais viável comprar aqui no Brasil.

É como eu disse se for a vista é mais viável no Brasil caso contrário Aliexpress é melhor poís lá você paga R$750 6x sem juros ou R$780 em 12x contra R$1300 no Brasil, agora a vista é perca de tempo poís R$750+130+30 de frete do cooler sai o mesmo valor do que no Brasil porém você tem 7% do Ebanx mas mesmo assim não vale a pena por causa de 80 reais na diferença.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gui2k21_

 

Você poderia compartilhar o link da loja onde compra essas peças?

Assim, caso eu decida comprar do AliExpress, teria uma loja de referência.

 

Obrigado

@WOZ Dods

9 minutos atrás, gui2k21_ disse:

É como eu disse se for a vista é mais viável no Brasil caso contrário Aliexpress é melhor poís lá você paga R$750 6x sem juros ou R$780 em 12x contra R$1300 no Brasil, agora a vista é perca de tempo poís R$750+130+30 de frete do cooler sai o mesmo valor do que no Brasil porém você tem 7% do Ebanx mas mesmo assim não vale a pena por causa de 80 reais na diferença.

 

 

Vou ficar de olho então!

Talvez eu compre a placa-mãe e a memória, enquanto aguardo um preço melhor no processador.

Vou avaliar tudo que me informaram aqui pra tomar uma decisão sobre o que comprar!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Diego Castilhos disse:

@gui2k21_

 

Você poderia compartilhar o link da loja onde compra essas peças?

Assim, caso eu decida comprar do AliExpress, teria uma loja de referência.

 

Obrigado

@WOZ Dods

 

Vou ficar de olho então!

Talvez eu compre a placa-mãe e a memória, enquanto aguardo um preço melhor no processador.

Vou avaliar tudo que me informaram aqui pra tomar uma decisão sobre o que comprar!

Achei um i5 10400F novo porém sem cooler.

i5-10400F

Cara, as lojas que eu costumo comprar são essas;

SZCPU Store
CPU TOP Store

BY168 Store

Sempre comprei processadores nessas três lojas e nunca tive problemas só não recomendo comprar placa-mãe apesar de terem novas, lacradas porém a diferença não compensa poís a chance de ser taxado é alto o que faz cair o custo/benefício.

Se for comprar compre agora poís tem cupons e são limitados

Memória 3200MHZ Netac RGB aproveita e compra essas memórias com o saldao40 sai a R$300 16gb de memória RAM RGB e a marca é boa, tenho elas e já abri e os chips de memória são novos porém já vai de você querer comprar lá ou aqui no Brasil a diferença é de uns R$200 nos dois pentes e uns R$280 se for parcelado porém terá garantia lá no Aliexpress só tem 15 dias mas é 16gb aqui ou 32gb lá.

spacer.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, gui2k21_ disse:

Memória 3200MHZ Netac RGB aproveita e compra essas memórias com o saldao40 sai a R$300 16gb de memória RAM RGB e a marca é boa, tenho elas e já abri e os chips de memória são novos porém já vai de você querer comprar lá ou aqui no Brasil a diferença é de uns R$200 nos dois pentes e uns R$280 se for parcelado porém terá garantia lá no Aliexpress só tem 15 dias mas é 16gb aqui ou 32gb lá.

Não recomendo aquisição de memórias genéricas. Memórias de qualidade tem garantia vitalícia e geralmente duram 10 anos ou mais. Genéricas duram 3 se você tiver sorte. No final a economia acaba custando muito caro, pois você vai ter que trocar várias vezes ao longo da vida útil do PC. CPU não tem como ser genérico, mas ainda sim o Ali costuma vender produtos extremamente desgastados. Eu ainda prefiro gastar a mais para não passar raiva. Computadores que monto para meus clientes com peças de qualidade duram mínimo de 8 anos. Não troco minha paz por nada. 
Se vendessem Ryzen na caixa lacrada lá eu só compraria com eles, mas infelizmente nunca ouvi falar disso, não por preço menor que aqui, pensa aí o por que.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gui2k21_ Valeu demais, mano!

 

Acho que vou pegar essa memória aí!

Uma dessas de 8Gb@2666Mhz  está R$230 na Pichau

 

Essa está compensando bastante!

 

44 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Não recomendo aquisição de memórias genéricas. Memórias de qualidade tem garantia vitalícia e geralmente duram 10 anos ou mais. Genéricas duram 3 se você tiver sorte. No final a economia acaba custando muito caro, pois você vai ter que trocar várias vezes ao longo da vida útil do PC. CPU não tem como ser genérico, mas ainda sim o Ali costuma vender produtos extremamente desgastados. Eu ainda prefiro gastar a mais para não passar raiva. Computadores que monto para meus clientes com peças de qualidade duram mínimo de 8 anos. Não troco minha paz por nada. 
Se vendessem Ryzen na caixa lacrada lá eu só compraria com eles, mas infelizmente nunca ouvi falar disso, não por preço menor que aqui, pensa aí o por que.

 

Pensando por esse lado, o custo-benefício pode não ser tão bom assim mesmo

Obrigado@WOZ Dods

Seus comentários estão sendo muito esclarecedores

 

@gui2k21_ Obrigado pelas dicas também

Eu já comprei muitas coisas no AliExpress fiz uma pesquisa rápida na internet e vi bons comentários sobre a Netac, mas pensando a longo prazo e na facilidade de conseguir suporte futuramente, talvez valha a pena investir um pouco mais

 

De qualquer forma, eu fico muito grato por todos os comentários aqui!

Graças à vocês estou com uma bagagem muito maior para tomar minha decisão

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!