Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal boa tarde quando vou jogar jogos pesados a minha placa de vídeo esquenta e vai a 85 e ate proximo 90 graus. Hoje por exemplo não está mais que 20 graus

A minha duvida é se isso é normal ? Os coolers da placa de vídeo são sempre silenciosos mas se eu jogo um game pesado eles fazem muito barulho. 

Meu PC : PROCESSADOR I9900K, placa-mãe AORUS MASTER Z390, vídeo RTX 2080, 32GB MEMORIA, FONTE Gigabyte 750 PLUS GOLD, COOLER BOX NOCTUA 15HS, GABINETE 4 COOLERS. 

Postado
agora, Mauro Simas disse:

@Shaman93 xigmatek

Xigmatek é a marca, qual o modelo? Se for desses que tem um tampo de vidro colado na frente, sem espaço pros fans puxarem ar pra dentro, é esse teu problema... Os 3 fans da frente ficam só de decoração. Geram fluxo centrífugo e não ajudam na refrigeração do gabinete.

• Curtir 2
Postado

É isso aí mesmo, o problema é o gabinete. Se tiver como tirar esse tampo de vidro da frente, vai resolver. Mesmo deixando a lateral aberta, os fans passam a ter de onde empurrar o ar e deve dar uma boa melhorada.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Mauro Simas disse:

@Shaman93 ta entao eu removendo apenas o tampo da frente fica ok ??? Acho que ele só está colado

Muito provavelmente sim, mas pra ter certeza antes de descolar pode fazer o teste de deixar a lateral aberta. Se melhorar, tirar o tampo frontal vai ter o mesmo efeito ou até um pouco melhor. Nesse vídeo do Clube dá pra entender bem porque os gabinetes com tampo frontal colado nas ventoinhas e sem (ou com pouco) espaço pra entrada de ar são mal projetados. Lembro que teve até um pequeno rolo com o fabricante na época, mas contra fatos não há argumentos 😝

• Curtir 1
Postado

@Shaman93 removi a parte da frente a temperatura ainda sobe mas ainda assim, vi duas coisas mudarem.

Na foto ai na temperatura da placa de vídeo RTX 2080 ficava marcando em 85% o tempo todo, agora tá chegando em 80 e abaixo %,  e na temperatura do lado que não sei o que é,  estava chegando a quase 100% o tempo todo. E agora está marcando 54 ou menos. O cooler da placa de vídeo não esta mais girando rápido e barulhento.

WhatsApp Image 2022-01-11 at 14.50.55.jpeg

Postado

@Mauro Simas Mano, o problema que você esta tendo é a organização dos cabos, esta tão desorganizado que o fluxo de ar dentro do seu gabinete esta totalmente obstruído, ai gera um superaquecimento, pesquisa no google sobre cable management, é necessário passar os cabos da fonte por trás e deixar bem organizado pra evitar esse tipo de situação, onde fica um amontoado de cabos que restringem o fluxo de ar do gabinete, além de que esteticamente fica feio.

• Curtir 1
Postado

@Mauro Simas A orientação das ventoinhas está correta. Até o cooler da CPU está correto. Se tirou o tampo frontal e não teve queda significativa, pode diminuir um pouco mais com duas coisas:

• Entre no MSI Afterburner, vá em configurações, Fan, defina curva manualmente, delete todos os pontos intermediários da curva clicando neles e apertando del no teclado. O primeiro ponto, o mais baixo, deixe em 50% a 50°. O mais alto deixe a 100% em 70°. Salve e teste.
  • Acoplando uma ventoinha de 120 mm diretamente à carenagem da GPU usando abraçadeiras de plástico. Use um modelo silencioso e de baixa rotação, até uns 1200 RPM, e deixe ligada direto na fonte na velocidade máxima. Não vai aumentar o ruído, mas a temperatura da GPU pode cair até uns 10° só de fazer isso. 
  • Curtir 1
Postado

@Mauro Simas Detalhe que seu gabinete tem algo que pode até dispensar essa gambiarra que citei, que é pontos de instalação de ventoinhas dedicadas à GPU. Instalar duas ventoinhas ali e mais uma de exaustão no topo do gabinete para equilibrar o fluxo de ar pode ser muito bom.

• Curtir 1
Postado

@leonardobr_ obrigado, não entendo nada de montagem, estou a 2 anos e meio com esse PC montado, e sempre chega nessa temperatura quando coloco jogo pesado, vou ver com algum tecnico pra recolocar do jeito certo. Mas eu sempre estranhei os outros caras falando que eu tinha uma maquina monstro e passo por esse perrengue quando vou jogar. Qual seria a temperatura ideal mesmo ???

Postado

@Mauro Simas Como foram as temperaturas após a configuração? Pode medir usando o MSI Afterburner ou o HWmonitor. 

A ventoinha vai depender de como vai preferir fazer, colocar uma ou duas no gabinete ou uma acoplada na placa de vídeo.

Na opção de colocar no gabinete eu recomendo a ventoinha Cooler FAN XPG, 120mm - VENTO120-BKCWW - R$ 25,90

Se não tiver nenhum HUB para suas ventoinhas, vai precisar de um FH-04 para cada quatro e um SYS_FAN na placa-mãe para cada um desse HUB. Veja no manual quantos SYS_FAN sua MB tem.

Se for acoplar ela na GPU então é mais indicado a ventoinha Cooler FAN Deepcool XFan 120, 120mm, Preto - DP-FDC-XF120 - R$ 18,90, pois já vem com molex.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!