Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom, tenho um pc com processador Intel Core i3 7100 Kaby Lake, 8gb de memória RAM 1197Mhz (2x4), placa-mãe asustek h110m-cs/br, NVIDIA GTX 1050 TI, comprei umas peças para upgrade (Placa-mãe ASUS b550m Plus TUF Gaming, Processador Ryzen 5 5600x, 2 pentes de memória RAM 8gb 3200Mhz XPG Spectrix D41 TUF, Water Cooler DeepCool Gammaxx L240T 240mm) chegando as peças em casa eu retirei as antigas e coloquei as novas porém quando coloquei as memórias nos slots 2 e 4 da placa-mãe, o pc não ligou, troquei para os slots 1 e 3 e não ligou também, quando coloquei nos slots 1 e 2 o pc ligou, continuei testando porque acredito não ser normal isso acontecer, então coloquei apenas uma memória em cada slot e o resultado foi que quando tinha memória plugada nos slots 3 e 4 o pc não ligava, testei as memórias antigas e mesmo assim só ligou com memórias plugadas nos slots 1 e/ou 2. Atualizei a BIOS para a versão mais recente dita no site e mesmo assim não resolveu. O pc liga normalmente quando as memórias estão nos slots 1 e/ou 2 mas não estão em dual channel então não da para colocar as memórias na frequência de 3200Mhz. A placa-mãe acende a luz do LED "DRAM" quando o problema ocorre(quando há memórias nos slots 3 e/ou 4). Eu não sei o que pode ser então vim aqui pedir ajuda. Obrigado.

Postado

@Caio Gaio Isso é comum de acontecer, o dual channel simplesmente não funcionar. Para tentar resolver você pode fazer duas coisas. A primeira é resetar sua BIOS para perder as configurações de XMP, que pode ser o fator problemático. A segunda é reassentar seu processador. É muito comum que o processador, seja por excesso de pressão no socket exercida pelo cooler ou por estar mal encaixado, não conseguir operar em dual channel. Tente reassentá-lo se o reset de BIOS não funcionar, mas tente o reset primeiro. 

Já vi ocorrer também de um impacto sobre o socket ou sobre as trilhas da placa-mãe impedirem que o dual channel fosse utilizado. Nesse caso não importa o que você faça, não vai pegar dual channel. 

Faça o teste. Observe que a posição correta é slots A2 e B2, bem como em alguns raros casos um update de BIOS pode também resolver.

Ps.: meu PC atual eu montei com restos do upgrade de um cliente que ele me deu. Infelizmente ele, por curiosidade, tinha desconectado o cooler da CPU. Além de provavelmente a CPU ter saído junto com o cooler (erro clássico), ainda ficou com o cooler solto no gabinete batendo contra a MB. No meu caso foi dano em trilha que impede o funcionamento do DC.

Postado

Comprei uma A520 tuf plus ii e tá com o mesmo problema. Ao retirar o processador e colocar dnv, o PC deu vídeo nos slots B1 e B2, porém após uns 20 min de uso a tela congelou, reiniciei o PC e o problema voltou. Até agr não consegui resolver esse problema

Postado
45 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Le0o testou as memórias, individualmente, usando o memtest86? Teste por pelo menos 10 minutos, uma por uma. Se o problema não está na MB, só pode ser RAM ou CPU. Tomara que não seja a CPU.

@Le0o Você resetou a BIOS não é?

Sim, resetei. Eu mandei pro técnico avaliar, vou esperar a resposta deles

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!