Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, 

Por favor alguém poderia me ajudar a entender o porque meu dispositivo não esta funcionando?

1- Tenho uma bateria 3,7V - 12000mAh 

2- Um conversor elevador de tensão dc-dc

3- um conversor DC-AC 12V a 32V de entrada, com saídas AC em 127V, 220V e 380V, para alimentar uma carga AC de até 20W.

a) Quando ligo a bateria totalmente carregada ao conversor elevador para elevar a tensão para 15V, este eleva a tensão sem problemas, porém quando ligo o conversor DC-AC na saída do Conversosr elevador a tensão deste cai para valores de 7,5V. Porque isso ocorre?

b) A bateria tem potência suficiente para alimentar a carga AC de 15W, porém a carga não funciona continuamente. Eu tenho que ligar e desligar a carga, como um chaveamento, para que ela funcione no momento que a religo, porém ela para logo na sequência. ou seja, não funciona. Porque? O que esta errado neste circuito?

c) Quando ligo uma fonte AC-DC 12V 2.5A ligada na tomada, diretamente no conversor DC-AC a carga funciona normalmente, e quando ligo no circuito utilizando o conversor elevador, ele também funciona, porém mesmo assim a tensão na saída do conversor elevador dc-dc também cai para níveis de 7,5V. Realmente não consegui descobrir o porque com a fonte funciona e com a bateria não, apesar de a bateria ter uma potência até maior que a fonte.

Por favor, alguém poderia me ajudar?

Muito obrigado!

• Membro VIP
Postado

Publique fotos, desenhos, esquemas

Simples: sua bateria não tem a potência indicada e/ou seu conversor é ineficiente

• Curtir 1
Postado

Circuito eletrônico 1.pdfCircuito eletrônico 1.pdfSegue imagem ilustrativa do circuito que funciona e o que não funciona. Eu tenho dúvida quanto à potência, porém a bateria tem mais potência que a fonte de bancada, e mesmo colocando duas baterias em série ou em paralelo, para aumentar a tensão ou gerar mais potencia não funciona. Realmente não sei o que deveria fazer para que funcionasse com a bateria. Agradeço se puderem me ajudar.

Obrigado

• Membro VIP
Postado

1957497759_Capturadetelade2022-01-1411-57-00.png.f091be94616ada7100d96ca640ab6edd.png

Além da bateria não ter a capacidade, a ineficiência do sistema derruba a tensão. Mas a intenção foi boa sim.

Dica: altere o circuito da lâmpada de led. Aquelas divisões usam tem leds de 3V em paralelo e estão em série entre si. Coloque-as em paralelo, remova o circuito driver ac de led, ligue com um resistor "direto" a bateria nos leds que agora estão em paralelo ~= 3V

• Obrigado 1
Postado

A questão é que a lâmpada como carga AC, foi só um exemplo. O fato é que vou ligar outra carga AC, por isto necessito do circuito DC/AC. Contudo não consigo fazer funcionar como está. E a ideia e fazer funcionar pela bateria. Acha que é possível conseguir uma solução?

Obrigado

Postado

Quando liga o circuito na fonte você depende da qualidade da fonte e a fonte consegue manter a tensão de saída em qualquer corrente que esteja dentro do máximo. Quando liga na bateria depende da bateria. Dito o óbvio, verifique a tensão na bateria antes e depois de colocar a carga. Caso a bateria arreie demais com a colocação da carga isso explicará seu problema.

Quando diz que tem uma bateria de 12000mAh creio ser um pack ou uma bateria realmente grande.

• Obrigado 1
Postado
Em 12/01/2022 às 09:22, MTALVES1974 disse:

Tenho uma bateria 3,7V - 12000mAh 

Imagino que pra isso ser verdade você tenha umas 10 baterias tipo 18650 ou similar em paralelo. 

Se for uma única bateria igual aparece no desenho, sinto informar mas:

E se realmente tiver as 10 baterias, procure fazer outro tipo de associação. Assim pode obter mais de 12V e eliminar o conversor do meio. 

• Curtir 1
  • Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!