Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer um circuito com bateria com fonte, funcionar um conversor DC-AC


MTALVES1974

Posts recomendados

Bom dia, 

Por favor alguém poderia me ajudar a entender o porque meu dispositivo não esta funcionando?

1- Tenho uma bateria 3,7V - 12000mAh 

2- Um conversor elevador de tensão dc-dc

3- um conversor DC-AC 12V a 32V de entrada, com saídas AC em 127V, 220V e 380V, para alimentar uma carga AC de até 20W.

 

a) Quando ligo a bateria totalmente carregada ao conversor elevador para elevar a tensão para 15V, este eleva a tensão sem problemas, porém quando ligo o conversor DC-AC na saída do Conversosr elevador a tensão deste cai para valores de 7,5V. Porque isso ocorre?

 

b) A bateria tem potência suficiente para alimentar a carga AC de 15W, porém a carga não funciona continuamente. Eu tenho que ligar e desligar a carga, como um chaveamento, para que ela funcione no momento que a religo, porém ela para logo na sequência. ou seja, não funciona. Porque? O que esta errado neste circuito?

 

c) Quando ligo uma fonte AC-DC 12V 2.5A ligada na tomada, diretamente no conversor DC-AC a carga funciona normalmente, e quando ligo no circuito utilizando o conversor elevador, ele também funciona, porém mesmo assim a tensão na saída do conversor elevador dc-dc também cai para níveis de 7,5V. Realmente não consegui descobrir o porque com a fonte funciona e com a bateria não, apesar de a bateria ter uma potência até maior que a fonte.

 

Por favor, alguém poderia me ajudar?

 

Muito obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Circuito eletrônico 1.pdfCircuito eletrônico 1.pdfSegue imagem ilustrativa do circuito que funciona e o que não funciona. Eu tenho dúvida quanto à potência, porém a bateria tem mais potência que a fonte de bancada, e mesmo colocando duas baterias em série ou em paralelo, para aumentar a tensão ou gerar mais potencia não funciona. Realmente não sei o que deveria fazer para que funcionasse com a bateria. Agradeço se puderem me ajudar.

Obrigado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1957497759_Capturadetelade2022-01-1411-57-00.png.f091be94616ada7100d96ca640ab6edd.png

Além da bateria não ter a capacidade, a ineficiência do sistema derruba a tensão. Mas a intenção foi boa sim.

 

Dica: altere o circuito da lâmpada de led. Aquelas divisões usam tem leds de 3V em paralelo e estão em série entre si. Coloque-as em paralelo, remova o circuito driver ac de led, ligue com um resistor "direto" a bateria nos leds que agora estão em paralelo ~= 3V

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão é que a lâmpada como carga AC, foi só um exemplo. O fato é que vou ligar outra carga AC, por isto necessito do circuito DC/AC. Contudo não consigo fazer funcionar como está. E a ideia e fazer funcionar pela bateria. Acha que é possível conseguir uma solução?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando liga o circuito na fonte você depende da qualidade da fonte e a fonte consegue manter a tensão de saída em qualquer corrente que esteja dentro do máximo. Quando liga na bateria depende da bateria. Dito o óbvio, verifique a tensão na bateria antes e depois de colocar a carga. Caso a bateria arreie demais com a colocação da carga isso explicará seu problema.

Quando diz que tem uma bateria de 12000mAh creio ser um pack ou uma bateria realmente grande.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/01/2022 às 09:22, MTALVES1974 disse:

Tenho uma bateria 3,7V - 12000mAh 

Imagino que pra isso ser verdade você tenha umas 10 baterias tipo 18650 ou similar em paralelo. 

Se for uma única bateria igual aparece no desenho, sinto informar mas:

 

E se realmente tiver as 10 baterias, procure fazer outro tipo de associação. Assim pode obter mais de 12V e eliminar o conversor do meio. 

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!